Na primeira reunião ordinária da Comissão de Finanças e Orçamento, o presidente Carlos Gueiros (PTB) distribuiu seis novos projetos de lei para elaboração de parecer. Entre as matérias distribuídas está o projeto 114/10 de autoria da vereadora Vera Lopes (PPS) que torna obrigatório o fornecimento de medicamentos nos postos de saúde do Recife, mesmo que tenham sido receitados por médicos das unidades de pronto atendimento (UPA). O relator da matéria será o vereador Luiz Eustáquio (PT).
A morte do policial Jorge Washington Cavalcanti de Albuquerque, no dia 5 janeiro, foi lembrada na tribuna da Casa pelo vereador Maré Malta (PPS). O policial foi morto durante uma troca de tiros com policiais civis. O motivo da ação ainda não foi apurado. “Era um policial exemplar no combate às drogas, com 32 anos de dedicação à Polícia Federal. Um homem produtivo que, aos 58 anos de vida morreu de forma trágica, no cumprimento de seu dever”, lamentou.
O projeto Defensoria Pública Amiga da Comunidade, voltado ao atendimento judicial à população carente de Pernambuco, recebeu voto de aplauso do vereador Gilberto Alves (PTN), através de requerimento aprovado por unanimidade na sessão plenária desta quarta-feira, 9. Segundo o parlamentar, em apenas dois meses, 1.080 pessoas receberam atendimentos com orientações jurídicas e proposituras de ações, graças ao trabalho da Defensoria Pública do Estado.
Na semana em que a Prefeitura do Recife promoveu o lançamento do Carnaval deste ano, a líder da oposição Priscila Krause (DEM) foi à tribuna da Câmara do Recife denunciar falta de transparência na contratação da empresa responsável pela captação de recursos para o maior evento da cidade. Segundo Priscila, o serviço vinha sendo feito por funcionários da Prefeitura, mas, este ano, está nas mãos de uma empresa terceirizada da Bahia, a OCP. Com isto, uma das mudanças na festa teria sido a contratação da cantora Ivete Sangalo como uma das atrações do Baile Municipal.
Durante a reunião plenária desta quarta-feira, 9, vereadores petistas falaram sobre o número de obras inauguradas pela Prefeitura do Recife. Inácio Neto (PT) afirmou que no ano passado, a Prefeitura investiu mais de R$ 100 milhões no Orçamento Participativo. Para 2011, a meta da gestão é entregar uma obra a cada três dias. “Vários companheiros de bancada vêm acompanhando a entrega destas obras, a maioria, escolhida pela população através do OP, um instrumento importante, de ordenamento popular, que está mudando a realidade das comunidades carentes”.
Uma manifestação marcou a manhã de hoje no Hospital Geral de Areias. A Doutora Vera Lopes (PPS) participou do ato que alertava sobre a precariedade do atendimento aos pacientes, que sofrem com a falta de médicos de várias especialidades. “Não existem médicos nos plantões. Faltam funcionários, pessoal de apoio, enfermeiros, técnicos de enfermagem, e também cardiologistas, psiquiatras e fisioterapeutas. Até os sete cirurgiões que trabalhavam lá no ano passado foram deslocados para o Hospital da Restauração. O paciente que chega com um corte simples não pode ser atendido”.
Os 31 anos do Partido dos Trabalhadores foram lembrados na sessão plenária desta quarta-feira, 9, por parlamentares de várias bancadas. O vereador petista Múcio Magalhães fez questão de antecipar a comemoração da data, celebrada amanhã, e na tribuna da Câmara, falou da trajetória e das bandeiras que a legenda tem defendido ao longo dos anos.
Líder da Oposição na Câmara do Recife, a vereadora Priscila Krause (DEM) denunciou na sessão plenária desta quarta-feira, 9, o que chamou de “uso político do Orçamento Participativo”. A parlamentar disse que o debate eleitoral já tomou conta das discussões, espaços, eventos oficiais e da agenda do governo municipal e que, se preciso for, recorrerá ao Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado para pedir prestação de contas do dinheiro.
O presidente da Câmara do Recife, vereador Jurandir Liberal (PT),
apresentou nesta quarta-feira, 9, requerimento para dedicar o grande expediente da sessão plenária do próximo dia 15 à exposição de técnicos do
executivo sobre o projeto de mobilidade e acessibilidade da cidade.
“Essa reunião será fundamental para o encaminhamento da discussão
sobre o projeto de lei que o Executivo enviará a esta Casa. Por isso,
convido a todos os parlamentares a prestigiarem esta visita”. O requerimento foi aprovado por unanimidade.
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife foi instalada na manhã desta quarta-feira, 9, para o biênio 2011/2012. Integram a comissão os vereadores Marília Arraes (PSB), Alfredo Santana (PRB), Múcio Magalhães (PT), Priscila Krause (DEM) e Alfredo Mariano (PSDC). Os suplentes são os vereadores Jairo Brito (PHS), Vicente André Gomes (PC do B) e Romildo Gomes (DEM).