Notícias

Um Projeto de Lei, de autoria do vereador Edmar de Oliveira (PHS), vetando a presença de torcidas visitantes nos estádios de futebol do Recife, está sendo analisado por cinco comissões da Câmara Municipal. De acordo com o parlamentar, os episódios de violência nos campos exigem medidas urgentes porque, a cada final de semana, a imprensa noticia a ocorrência de fatos relacionados a danos ao patrimônio público, à propriedade privada e confrontos entre torcedores. “O jogo, que seria motivo de festa, transforma-se em tristeza causada por maus torcedores, afastando as famílias dos estádios”, alertou ele.

Preocupado com o projeto de requalificação urbanística da comunidade do Pilar, no Recife Antigo, que não contempla a construção de templos evangélicos, o vereador Luiz Eustáquio (PT) realizou audiência pública, na manhã desta terça-feira, 24, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. “Este é um projeto muito bom, audacioso, na área de preservação e de valorização da comunidade. Quando concluído, o Pilar ficará muito bonito, mas o que me preocupa é a falta de previsão para a construção das igrejas”, afirmou o vereador.

Em menos de 20 anos, a frota de veículos no Recife aumentou 419%. São 500 mil carros e 80 mil motos registrados no município e 900 mil veículos na Região Metropolitana. Os números foram trazidos ao plenário da Câmara na tarde desta segunda-feira (23) pelo vereador Romildo Gomes (DEM) que se mostrou preocupado com a possibilidade de um “apagão do trânsito”. O parlamentar cobrou uma definição do Poder Público, especialmente da Prefeitura do Recife e dos órgãos que cuidam no planejamento metropolitano. “Tenho verificado a ausência de providências e de obras que possam garantir condições adequadas de mobilidade urbana, tirando milhares de pernambucanos do sofrimento”.

Durante a sessão desta segunda-feira, 23, o vereador Carlos Gueiros (PTB) voltou a cobrar da Prefeitura do Recife um pedido de desculpas à Câmara que, em sua opinião, teria sido desrespeitada. O assunto já havia sido trazido ao plenário na semana passada, devido à resposta a um pedido de informação feito pelo parlamentar pedindo explicações sobre um arraial junino realizado este ano, no Ibura.

Crianças caem, se cortam, se queimam. Mas, de acordo com dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros, um terço dos acidentes envolvendo a população infantil em playgrounds é causado por quedas nas cadeiras de balanço ou o choque com estas quando em movimento. Preocupado com a estatística, o vereador Estéfano Menudo (PHS) elaborou um Projeto de Lei estabelecendo regras de segurança para instalação de balanços infantis no Recife. “Queremos adequar a utilização deste tipo de brinquedo a normas simples de segurança e, assim, evitar lesões bucais, fraturas de membros ou acidentes fatais”, justificou o parlamentar.

A sessão solene se transformou em um grande encontro de forrozeiros. O salão nobre da Câmara Municipal do Recife recebeu na manhã desta sexta-feira (20) talentos do forró como Mestre Camarão, Nadia Maia, Cristina Amaral, Liana Ventura, Roberto Cruz, Nerilson Buscapé, Júnior Vieira, entre outros. Eles prestigiaram a entrega do título de Cidadão do Recife ao músico Xico Bezerra. O vereador Josenildo Sinesio (PT) foi o autor da proposta. “Ele é defensor da música nordestina e através do seu trabalho ela vem se fortalecendo no cenário musical pernambucano”.

Um dos nomes mais conhecidos do forró no Recife, Xico Bizerra, receberá nesta sexta-feira, 20, às 10h, o Título de Cidadão na Câmara Municipal. A proposta partiu do vereador Josenildo Sinesio (PT), em reconhecimento ao trabalho do compositor, defensor da música nordestina. Francisco José Bizerra de Carvalho é natural do Crato (CE).

Presidente da Comissão de Direitos Humanos, a vereadora Aline Mariano (PSDB) coordenou a audiência pública que debateu no plenarinho da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (18), o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos, PNDH-3, com representantes do Governo do Estado, Prefeitura do Recife, Ministério Público, Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, movimentos sociais e alunos da rede estadual de ensino. “Nossa proposta é estimular os gestores a aderirem ao PNDH-3 e lançarem também os seus planos municipais e estaduais. Queremos levar o programa ao conhecimento de todos”.

Para fazer a distribuição de 10 projetos de lei e acolher os pareceres que já estavam emitidos, a Comissão de Obras e Planejamento Urbano da Câmara Municipal do Recife reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 18. Importantes matérias, oriundas do Poder Executivo, estão no conjunto dos textos repassados aos vereadores da comissão, para serem avaliados em caráter de urgência. Um deles é o que prorroga a validade dos alvarás provisórios concedidos no município e o outro, que altera a lei da publicidade eleitoral.

Vereadores das bancadas de governo e oposição criticaram a postura do Poder Executivo no atendimento aos integrantes do Legislativo. A denúncia partiu do vereador Carlos Gueiros (PTB), integrante da bancada de apoio ao prefeito, que se sentiu desrespeitado após receber a resposta a um pedido de informação feito à Prefeitura. “Faço parte da bancada de sustentação do governo e tenho dado provas inequívocas de meu apoio. Mas percorri todos os caminhos, procurei o prefeito que não atendeu ao telefone, nem me retornou. Quando eu procuro as pessoas para buscar soluções e elas não vêm, só me resta esta tribuna”.