Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (10), foi aprovado o requerimento do vereador Gilson Machado Filho (PL) concedendo voto de aplausos ao tenista brasileiro João Fonseca, por ter sido campeão no Torneio “ATP 250 de Buenos Aires” (Argentina Open), organizado pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP). " Ele tem apenas 18 anos de idade e realmente se mostra como um possível candidato a novo melhor do mundo", afirmou o parlamentar. O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) compartilhou da opinião e parabenizou a iniciativa.
O vereador Eduardo Moura (Novo) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (10) para tratar de uma série de requerimentos de sua autoria que se encontravam em discussão durante a reunião plenária do Poder Legislativo. Dentre as matérias, que foram aprovadas, gerou pronunciamentos de outros parlamentares as posições do parlamentar sobre o requerimento nº 844/2025. O texto solicita que o Poder Executivo designe agentes da Guarda Municipal para atuar nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) da capital.
Votos de aplausos e congratulações de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) foram aprovados no plenário da Câmara do Recife nesta segunda-feira (10). Os reconhecimentos são direcionados ao Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e aos homenageados do Carnaval do Recife 2025: a Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda e os cantores Marrom Brasileiro e Elba Ramalho. A vereadora Kari Santos (PT) destacou a importância da educação no processo de construção da cidadania.
Solicitações para a implantação do transporte complementar em áreas da cidade constam em requerimentos do vereador Thiago Medina (PL) e foram debatidos e aprovados na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (10). As proposições foram direcionadas ao Grande Recife Consórcio de Transportes. Os vereadores Júnior de Cleto (PSB) e Davi Muniz (PSD) discutiram as matérias.
A realização de estudos para implantação de um Compaz no Complexo do Nascedouro de Peixinhos, a fim de melhorar a oferta de políticas públicas para a comunidade da região, foi tema de debate da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (10). O estudo, solicitado à Prefeitura do Recife, faz parte do requerimento de número 872/2025, de autoria da parlamentar, e também foi debatido pela vereadora Kari Santos (PT).
A Câmara do Recife aprovou em duas votações, na segunda-feira (10) e na terça-feira (11), o projeto de lei nº 188/2023, que busca instituir no município mecanismos de punição administrativa que fortaleçam o combate à violência contra a mulher. A matéria foi tema de debate durante a reunião plenária em que ocorreu a primeira votação, quando a vereadora e autora do projeto, Liana Cirne (PT), subiu à tribuna da Casa para tratar do assunto. O projeto de lei segue para a sanção do prefeito da cidade.
Ao debater um conjunto de 14 requerimentos que pedem melhorias para as famílias que residem em áreas de risco e na periferia, o vereador Júnior de Cleto (PSB) fez um discurso que alerta para os problemas enfrentados pela população e que se agravam com as alterações climáticas. Entre as solicitações que pedem atuação da Prefeitura do Recife, a maioria indica vistoria e serviço de contenção de encostas, além de limpeza de bueiros e poda de árvores. O tema foi debatido na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (10) e participaram os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Felipe Alecrim (Novo).
O direito de os guardas municipais do Recife usarem barba enquanto estiverem no exercício da função foi debatido pelo vereador Fabiano Ferraz (MDB) através do requerimento número 948/2025, de sua autoria, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (10). A solicitação, dirigida ao prefeito João Campos, objetiva analisar a possibilidade de alteração do artigo número 27 do Decreto 558, de 12 de abril de 1954, que dispõe sobre o Regimento da Guarda Civil Municipal do Recife, “a fim de flexibilizar a necessidade estética da obrigatoriedade explícita de ‘barba feita’ para os agentes”.
Foi aprovado, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (10), o requerimento de número 946/2025, que pede a “nomeação dos próximos candidatos aprovados no concurso público nº 001/2024, da Prefeitura do Recife, para os cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Saúde Ambiental e Combate às Endemias (ASACE)”. A proposição, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB), foi defendida também pelo vereador Tadeu Calheiros (MDB), no plenário da Casa.
A proximidade do prazo para a conclusão das obras do parque Eduardo Campos, no Pina, levou o vereador Thiago Medina (PL) a se pronunciar na Câmara do Recife na manhã desta segunda-feira (10). Durante a reunião plenária, o parlamentar afirmou que, como a obra não deve ser finalizada até o próximo domingo (16), como programado, o esperado é que a Prefeitura recorra a um aditivo. Ele lembrou, ainda, que o prazo original de conclusão do parque foi ultrapassado em 2024. “A primeira fiscalização que a gente foi mostrou que estava longe de acabar. Um parque que tem mais de R$ 18 milhões em aditivos. O mesmo parque era para acabar em julho do ano passado. Do início da obra até julho do ano passado, que era o prazo original, foram 14 meses”.