Notícias

O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) discutiu o requerimento número 717/2025, de sua autoria, concedendo voto de aplausos e congratulações à Usina Cucaú, por seus 134 anos, “sendo referência no estado, unindo tradição, inovação e preservação ambiental”. A proposição foi aprovada na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (10). Outros vereadores como Gilson Machado Filho (PL) e Rinaldo Junior (PSB) participaram do debate do voto de aplauso.

Na manhã desta quinta-feira (27), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife realizou uma audiência pública para demonstração e avaliação das metas fiscais, pela administração municipal, relativas ao 3º quadrimestre de 2024. Foram exibidos os cenários econômicos, arrecadação dos entes (União, Estado e Prefeitura do Recife), além dos dados fiscais da gestão.

Uma das maiores e mais importantes agremiações políticas da América Latina, o Partido dos Trabalhadores (PT) foi homenageado pela Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira (26), pelos 45 anos de sua criação. Militantes e simpatizantes participaram de reunião solene realizada por iniciativa do vereador Osmar Ricardo (PT), que defendeu a necessidade de realização da solenidade dizendo: “ao longo de quase meio século, o PT tem transformado a realidade do povo brasileiro, com foco nos trabalhadores, seus direitos e garantias universais. O PT faz parte da história do Brasil e é um dos responsáveis pelo protagonismo dos trabalhadores e por muitas de suas conquistas”.

A Câmara Municipal do Recife promoveu uma reunião solene, na manhã desta quarta-feira (26), para celebrar o Dia do Perito Papiloscopista. A solenidade foi realizada por iniciativa do vereador Davi Muniz (PSD), que destacou a importância da categoria, suas lutas e conquistas. O Papiloscopista é o profissional responsável por realizar a análise de padrões e detalhes nas impressões papilares, ou seja, a impressão digital nos dedos, mãos e pés, que são únicos para cada pessoa. Durante o evento, presidido pelo vereador Eduardo Moura (Novo), 18 peritos receberam certificados. O plenário e a galeria da Casa ficaram repletos de profissionais.

Na tarde desta terça-feira(25), durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, foi debatido pelos parlamentares o requerimento nº 801/2025, de autoria do vereador Fred Ferreira (PL). A proposição é dirigida à Secretaria de Cultura do Recife e solicita o uso dos polos de Carnaval para eventos evangélicos, após o fim das festividades, visando a democratização dos espaços públicos e o atendimento à diversidade cultural e religiosa da população. A matéria foi aprovada.

Demandas relacionadas ao Habitacional do Cordeiro, a necessidade de iniciar o debate sobre o reajuste dos profissionais de ensino público, pedidos estruturais e de serviços para unidades do ensino municipal, e a importância de estudar a implementação de uma ciclovia na avenida Caxangá. Esses foram os alvos de uma série de requerimentos de autoria da vereadora Liana Cirne (PT) aprovados nesta terça-feira (25). A parlamentar se pronunciou durante a reunião plenária para discutir e defender as matérias em pauta. “Já está sendo feito um termo de referência para a contratação da empresa que vai elaborar o laudo e, a partir desse laudo, vai ser contratada a empresa que vai fazer a obra. Ou seja, o nosso pedido já virou ação da Secretaria de Habitação da cidade do Recife”, disse Liana Cirne a respeito dos pedidos sobre problemas do Habitacional do Cordeiro.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (25), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) discutiu diversos requerimentos de sua autoria. Os requerimentos versam sobre limpeza de canal, construção de Upinha, implementação de uma central de regulação 24 horas e aposentadoria para agentes comunitários. Os vereadores Alcides Teixeira Neto (Avante) e Rinaldo Junior (PSB), em apartes, entraram na discussão.

“Vereador do Recife que é contra o Carnaval é contra o povo e contra o trabalhador”. Com essas palavras, o vereador Rinaldo Junior expressou nesta terça-feira (25), durante a reunião plenária da Câmara Municipal, sua insatisfação com discursos parlamentares que manifestam oposição à realização do Carnaval do Recife. Referindo-se, sem citar nomes, ao pronunciamento de um colega que discursou no plenário também nesta terça-feira, ele frisou a importância da festa para a cultura, para a economia popular e para a identidade dos recifenses. “Os problemas do Recife precisam ser debatidos, sim. Mas não toquem no Carnaval e na festa do povo. A festa é do povo e para o povo. E o recifense não brinca, o recifense fala sério quando o assunto é Carnaval”.

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (25), a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) informou que vai apresentar um projeto de lei Ordinária (PLO) inspirado no programa Cozinha Solidária, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Segundo ela, além de fortalecer a segurança alimentar na cidade, o projeto deve fomentar a agricultura familiar e valorizar os pequenos produtores. “A fome não é um problema abstrato, ela tem rosto, endereço e história. O projeto vem para somar forças a essa luta, oferecendo alimentação gratuita para a população em situação de vulnerabilidade”, detalhou.

Um conjunto de requerimentos dirigidos à Prefeitura do Recife, pedindo melhorias para diversos grupos da população e para vários setores sociais, todos eles de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL), foi debatido na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal, nesta terça-feira (25). As matérias solicitam instalação de sinais sonoros em semáforos de pedestres; convocação dos candidatos aprovados no concurso público para recomposição do quadro de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Saúde Ambiental e Combate às Endemias (Asace); a reposição dos medicamentos disponibilizados em Posto de Saúde da Família (PSF); remoção de fiações expostas no centro da cidade; e solicitação de acompanhantes terapêuticos para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) nas escolas municipais.