Notícias

A preocupação com o dia a dia dos moradores de bairros da Zona Norte pautou numerosos requerimentos de iniciativa do vereador Romerinho Jatobá (PSB), que também é presidente da Câmara Municipal do Recife. Ele propôs e conseguiu a aprovação em plenário para 113 requerimentos este ano, entre os quais estão proposições que contemplam bairros como Nova Descoberta, Guabiraba e Beberibe.

Uma das etapas do calendário anual da discussão sobre o orçamento público do Recife foi cumprida na Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira (17). Em audiência realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Casa, parlamentares da capital discutiram o projeto de lei do Executivo (PLE) nº 5/2025, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. O evento em formato híbrido foi conduzido pelo vereador Samuel Salazar (MDB), presidente da Comissão, e contou com a participação do secretário de Planejamento e Gestão do Recife, Jorge Vieira.

Valorizar e estimular a profissão é o objetivo da lei nº 19.380/2025, que instituiu o Dia Municipal do Farmacêutico. A legislação é de autoria do vereador Wilton Brito (PSB) e reserva o dia 20 de janeiro para celebrar a classe profissional. A data foi escolhida em homenagem à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos e por já ser o Dia Nacional dedicado à categoria.

O projeto de lei 227/2025 do vereador Thiago Medina (PL) pretende assegurar prioridade de matrícula para os alunos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, deficiência, ou doenças raras, nas creches, pré-escolas e escolas municipais do Recife mais próximas de suas residências ou dos locais de trabalho de seus responsáveis legais. A proposta está em trâmite nas comissões da Câmara e aguardando sugestões de emendas.

Crianças e adolescentes com diabetes precisam de cuidados específicos, especialmente no ambiente escolar, onde passam uma grande parte do dia. Pensando nisso, o vereador Tadeu Calheiros (MDB) propõe que as escolas públicas do Recife sejam obrigadas a promover ações de conscientização sobre a diabetes mellitus e a adotar medidas específicas para o atendimento de alunos diagnosticados com a condição. O PLO 127/2025 está em tramitação na Câmara Municipal e já recebeu parecer pela aprovação da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.

Pavimentação, desobstrução da rede de esgoto, recuperação de paralelepípedos. Essas são algumas das solicitações feitas neste ano pelo vereador Samuel Salazar (MDB) por meio de requerimentos para melhorar a infraestrutura do bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife. Os pedidos, apresentados à Câmara Municipal, foram aprovados pelo plenário e enviados à Prefeitura.

Para instituir como política pública permanente os programas Gramadão, Recife Ativo, Recife Corre e Centro de Referência Paralímpico, o vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) apresentou o projeto de lei Ordinária de nº 210/2025, que está em tramitação na Câmara do Recife. A proposta tem como objetivo "consolidar o compromisso da cidade com o direito ao esporte, inclusão social e a melhoria na qualidade de vida da população".

A inclusão da educação midiática como tema transversal na base municipal curricular das escolas das Redes Pública e Privada do Recife é o objetivo principal do projeto de lei de número 22/2023, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB). A matéria está em tramitação nas Comissões da Câmara. Se aprovado pelo plenário da Casa de José Mariano, a proposta seguirá para sanção do prefeito da capital pernambucana.

O vereador Paulo Muniz (PL) apresentou, na Câmara Municipal do Recife, diversos requerimentos que solicitam melhorias à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) para o bairro da Imbiribeira, Zona Sul. As proposições versam sobre ações de manutenção do espaço urbano, como recolhimento de entulhos e serviços de pavimentação, capinação e poda de árvore.

Todos os dias, milhares de condutores praticam irregularidades no trânsito, que são convertidas em infrações sujeitas a multas. Pensando nessa realidade e nas dificuldades que a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) enfrenta para assegurar doações frequentes que possam manter seus estoques abastecidos, o vereador Osmar Ricardo (PT) protocolou o projeto de lei Ordinária número 257/2025, na Câmara Municipal do Recife. O objetivo é possibilitar a conversão de multas sujeitas a pagamentos de valores em doações de sangue.