Notícias

Em reunião plenária virtual da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (8), a vereadora Dani Portela (PSOL) dedicou o discurso no pequeno expediente ao mês da Consciência Negra, lembrando que novembro foi escolhido para uma divulgação mais intensa da luta por igualdade racial, por ter sido o mês da morte do líder negro Zumbi dos Palmares.

Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, 90,75% da população elegível do Estado já tomaram a primeira dose da vacina contra o coronavírus e 65,38% já completaram o esquema vacinal. Os dados foram trazidos à reunião plenária virtual da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (08), pelo vereador Fabiano Ferraz (Avante).

Durante a reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (8), a vereadora Liana Cirne (PT) destacou a destinação que fez à sua emenda parlamentar, indicando à Prefeitura a construção de uma ciclovia na Avenida Caxangá. A parlamentar ressaltou a importância da implementação do Plano Diretor Cicloviário e lamentou mortes de ciclistas no trânsito.

O vereador Felipe Alecrim (PSC) alertou para o crescimento dos índices de criminalidade no centro do Recife, sobretudo os assaltos à mão armada. “Tenho recebido constantes denúncias de lojistas e de comerciários que trabalham na região. Eles dão conta de que os meliantes estão agindo contra quem sai das lojas ou quem está esperando ônibus. Os assaltantes fazem abordagens armados com facas”, disse, na reunião plenária virtual realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (8).

A insegurança em relação aos ciclistas foi o tema abordado pelo vereador Fred Ferreira (PSC), durante a realização da plenária virtual da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (8). “Essa é uma bandeira antiga que já levanto muito antes de ser parlamentar. Infelizmente, Recife tem o pior trânsito do Brasil, de acordo com pesquisas. Eu não queria isso para a nossa cidade. Tem que investir na conscientização do trânsito, com palestras nas empresas de ônibus, por exemplo”.

No início da tarde desta sexta-feira (5), por meio de transmissão via internet, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife realizou um encontro para distribuir seis matérias entre os membros e emitir pareceres a seis projetos de lei, dentre eles um do Executivo, número 37/2021, que estabelece novos procedimentos ao licenciamento sanitário no Recife. Participaram dos trabalhos, a vereadora Natália de Menudo (PSB), presidente do colegiado, e o vereador Felipe Francismar (PSB).

Em reunião virtual nesta sexta-feira (5), a Comissão de Políticas Públicas da Juventude da Câmara do Recife analisou e aprovou três projetos de lei, sendo um deles de autoria do Executivo, o de número 09/2021, que institui a Política Municipal de Cultura de Paz e Justiça Restaurativa do Recife. No encontro, estavam presentes o presidente do colegiado, vereador Felipe Alecrim (PSC), a vereadora Natália de Menudo (PSB) e o vereador Alcides Teixeira Neto (PSB).

A Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara Municipal do Recife reuniu-se na manhã desta sexta-feira (5), via videoconferência, para emissão de pareceres a dois projetos de lei do Executivo. O primeiro, de número 31/2021, objetiva instituir a Política Municipal de Habitação de Interesse Social. Já o segundo, 39/2021, trata de desafetar e alienar bens imóveis que indica. O presidente do colegiado, Zé Neto (PROS); Alcides Cardoso (DEM) e Chico Kiko (PP) acompanharam os trabalhos.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife realizou reunião virtual na tarde desta quinta-feira (4) para analisar e votar pareceres de cinco projetos de lei, sendo três de autoria do Poder Executivo (PLE) e os dois restantes, ordinários (PLO). Desses, apenas um foi rejeitado. Participaram da reunião os vereadores Felipe Francismar, presidente do colegiado; vereadora Andreza Romero (PP) e vereador Samuel Salazar (MDB).

A Comissão Interpartidária de Acompanhamento das Obras do Aeroclube, presidida pelo vereador Paulo Muniz (Solidariedade) realizou audiência pública virtual na tarde desta quinta-feira (4) para debater o tema: “Obras de saneamento dos Habitacionais Encanta Moça I e II”. O parlamentar disse que o debate sobre o assunto era essencial antes da construção das moradias, cuja previsão de entrega começará a ser feita em abril de 2022. “Pelo andamento das obras, não está havendo uma conexão entre os dois governos, estadual e municipal, responsáveis pelas obras. O habite-se não pode ser dado sem a garantia de que as 600 moradias que estão previstas, tenham água e esgoto garantidos. Há um risco concreto de atraso no cronograma”, avaliou o vereador, ao final da reunião.