Doduel Varela diz que Empresa Metropolitana coloca apenas um ônibus na Mustardinha
Para o parlamentar, a situação é considerada desumana. Ele relatou que ontem visitou a comunidade do Bongi, onde pode testemunhar a situação de uma idosa de 82 anos, que esperou por uma hora e meia por um ônibus. “Quando não teve mais paciência de esperar, ela precisou sair a pé da Praça Maria Vitalina, no Bongi, que é o terminal, para a Rua Manoel Gonçalves da Luz, onde finalmente pode pegar um geladinho. Andou cerca de um quilômetro e meio. Foi uma situação lamentável, pois estamos falando de uma senhora com dificuldade de locomoção”, disse.
A Empresa Metropolitana, segundo o vereador, atende às populações do Bongi, Mustardinha, Afogados, Estrada dos Remédios, Coelhos e Coque. “Desde o ano de 2020, com a pandemia da covid-19, a empresa reduziu a frota sob a alegação de que o número de passageiros também foi reduzido. Depois disso, nunca mais aumentou. Pelo contrário, a frota continuou reduzida e só piorou o atendimento, pois aumentou o número de usuários. Dessa forma, não pode continuar. É um absurdo”.
Muitas pessoas esperam, segundo ele, até uma hora e meia pela passagem do ônibus. “Sei de pessoas que chegam à Praça Vitalina, às 9h30 e ficam esperando a saída de um ônibus até o horário das 11h. Isso é uma falta de respeito”, afirmou. Um ofício foi encaminhado pelo parlamentar, ao Consórcio Grande Recife e à direção da Empresa Metropolitana, solicitando um aumento da frota e melhoria nas condições de atendimento às pessoas.
Em 02.05.2022.