No discurso realizado durante a reunião solene de Instalação da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (1º), o vice-líder da Oposição da Câmara, vereador Tadeu Calheiros (Podemos), ressaltou, inicialmente, que a democracia prevalece, falou da necessidade de mais diálogo com o Executivo e agradeceu a presidência da Casa de José Mariano pelo direcionamento dos trabalhos.
02
Na reunião solene de Instalação da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, realizada nesta terça-feira (1º), o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), afirmou que era “com alegria e senso de responsabilidade” que ele abria os trabalhos Legislativos deste ano. Lembrou o compromisso histórico de ser parlamentar neste momento da vida nacional e local; fez considerações sobre as atividades do ano passado e disse que 2022 se inicia com o desafio de vencer as dificuldades que virão com a variante do vírus causador da covid-19 e da importância da vacinação. Ele ainda reforçou o compromisso e “a obrigação de conduzir os trabalhos com justiça, respeitando cada espaço e voto conferido pelo povo”.
A Câmara do Recife promoveu, nesta terça-feira (1º), a reunião solene de instalação da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura – isto é, a abertura do segundo ano de trabalhos dos parlamentares eleitos para os mandatos de 2021 a 2024. A cerimônia, que ocorreu de forma híbrida, contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos (PSB), no plenário da Casa de José Mariano. Atendendo à Lei Orgânica do Município, o chefe do Poder Executivo ocupou a tribuna para deixar a sua mensagem, tratando do seu plano de governo e da situação da capital.
Na reunião solene de instalação da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Câmara Municipal do Recife, que aconteceu nesta terça-feira (1º), o líder do Governo, vereador Samuel Salazar (MDB) enalteceu o trabalho feito pelos vereadores e vereadoras que compõem a Casa e pontuou, também, trabalhos realizados pela Prefeitura na cidade. Combate à covid-19, Embarque Digital, Ação Inverno, AMA Carnaval, foram alguns programas da gestão que o parlamentar mencionou no seu discurso.
Uma trajetória de coragem, representatividade e de serviços prestados a mulheres trans e travestis da capital pernambucana. Foi assim que a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) definiu a história da ativista Chopelly Santos, agraciada pela Câmara Municipal nesta terça-feira (1º) com o Título de Cidadã do Recife. A solenidade, realizada na Casa de José Mariano, foi presidida pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB) – que assinou, com Pedrosa, a coautoria do decreto da homenagem. O evento contou também com a presença da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), e com a diretora LGBT do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Marina Reidel.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), e o primeiro-secretário da Casa, Eriberto Rafael (PP), prestigiaram nesta terça-feira (1º) a cerimônia de posse da nova diretoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O evento contou com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros, do prefeito do Recife, João Campos, e do governador Paulo Câmara, além de secretários estaduais, municipais e representantes do Poder Judiciário. A posse aconteceu de forma híbrida, com a participação de convidados de forma presencial e remota, por conta da pandemia.
Presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu, nesta quarta-feira (2), o seu primeiro encontro de trabalho de 2022. Reunido na Sala das Comissões da Casa de José Mariano, o grupo votou e distribuiu aos relatores projetos que se encontram em tramitação no Poder Legislativo. Na ocasião, os parlamentares realizaram ainda um debate com membros da diretoria do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial de Recife (Simpere).
Em pronunciamento realizado nesta segunda-feira (7), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Dani Portela (PSOL) abordou a questão da garantia da vida do povo negro no Brasil. “Hoje, eu trago a esta tribuna esse tema que, infelizmente, insiste em se fazer presente nas nossas vidas e a ser constantemente ignorado pelo Estado”.
Dois requerimentos de autoria da vereadora Liana Cirne (PT) foram discutidos pela autora, na tribuna, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (7). Uma solicitação sugere a construção de píeres nos rios Capibaribe e Beberibe, e a outra pede o retorno de uma escultura à rua da Aurora.
Na primeira reunião Ordinária da Câmara Municipal realizada de forma híbrida, no plenário da Casa, na manhã desta segunda-feira (7), a vereadora Liana Cirne (PT) fez a defesa do projeto de lei número 35/2022, de sua autoria. A matéria estabelece a obrigatoriedade da vacinação contra a covid-19 como requisito para a participação dos estudantes nas atividades pedagógicas presenciais, em todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada do Recife, em todos os níveis da educação municipal.
Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (7), o vereador Rinaldo Junior (PSB) pontuou sobre a questão do carnaval e a importância de evitar aglomerações na cidade. “Os números têm mostrado que não dá para discutir. Temos que definir sobre a questão do carnaval”.
Ao lembrar que era a primeira reunião Ordinária híbrida desde o início da atual Legislatura, iniciada em janeiro de 2021, o vereador Hélio Guabiraba (PSB) ressaltou que estava feliz com a participação dos parlamentares no plenário da Câmara Municipal do Recife. Em saudação aos presentes no plenário, afirmou que “hoje é o primeiro dia presencial e, como primeiro vice-presidente desta Casa, estamos de braços abertos para todos e todas. Podem contar com a minha contribuição”, disse, na reunião Ordinária realizada de forma híbrida, na manhã desta segunda-feira (7).
Os casos recentes de violência contra pessoas negras no Brasil foram repercutidos pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB) na Câmara do Recife nesta segunda-feira (7), durante a reunião plenária híbrida do Poder Legislativo. Na tribuna do plenário, o parlamentar fez um alerta sobre a persistência dos casos de racismo no país. Ele divulgou, ainda, a realização de um ato por justiça para o povo negro que será promovido na capital nesta tarde e contará com a participação da Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo da Câmara.
Na condição de líder da bancada do PSOL na Câmara Municipal do Recife, cargo que foi anunciado hoje, a vereadora Dani Portela disse, em discurso realizado na tribuna do plenário que, juntamente com o vereador Ivan Moraes, também membro do partido, lutarão “todos os dias para seguir combatendo o bolsonarismo e suas implicações”. Além desse enfoque, ela aproveitou a oportunidade para fazer considerações sobre a gestão pública do PSB Recife. “Somos governados há anos pelo mesmo partido, que se preocupa mais com a imagem pública do que com ações efetivas para a população. Precisamos falar em alternância de poder”, defendeu, na reunião Ordinária desta segunda-feira (7), a primeira realizada de forma híbrida, na Casa de José Mariano.
Ao celebrar a primeira reunião Ordinária de forma híbrida, no plenário da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (7), o vereador Osmar Ricardo (PT) falou sobre o seu retorno à Casa, após quatro anos em que não teve mandato. O parlamentar aproveitou o momento de seu pronunciamento para fazer a defesa do reajuste salarial dos servidores municipais.
Tratar dos principais pontos que as instituições, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o seu mandato devem enfrentar em 2022. Foi com esse objetivo que o vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (7), durante a reunião plenária híbrida do Poder Legislativo. No discurso, o parlamentar abordou uma ampla série de temas e desafios, da disputa presidencial à política sobre drogas da capital pernambucana.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (7), o vereador Dilson Batista (Avante) solicitou ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que determine a troca do Comando-Geral da Polícia Militar de Pernambuco, assumindo, assim, uma mulher. A solicitação foi feita através do requerimento número 211/2022, de sua autoria. O parlamentar pediu a ajuda dos demais vereadores da Casa para a aprovação do requerimento e recordou que pedido semelhante foi também feito ao chefe do Executivo municipal.
O vereador Renato Antunes (PSC) solicitou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (7), o reajuste do piso salarial dos professores da rede pública municipal. Na ocasião, ele ressaltou que o Governo Federal aprovou uma portaria de reajuste para o piso salarial da classe de 33%. Ele aproveitou a ocasião para informar que não exercerá a liderança da bancada de Oposição na Casa, no próximo ano.
A Comissão Mista da Câmara do Recife foi instalada, por videoconferência, nesta segunda-feira (7). O objetivo do colegiado é analisar as contas da Prefeitura do Recife do exercício de 2011. Tendo o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Samuel Salazar (MDB) como relator, também estavam presentes na instalação o presidente da Comissão Mista e também de Legislação e Justiça, Felipe Francismar (PSB), e os vereadores Marcos di Bria Júnior (PSB), Renato Antunes (PSC) e Marco Aurélio Filho (PRTB).
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou o projeto de lei de sua autoria, de número 48/2022, em tramitação na Casa, que pretende instituir no Calendário Oficial de Eventos do Recife a “Semana Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao Retinoblastoma”, um tumor maligno raro originário das células da retina. O assunto foi abordado nesta terça-feira (8), na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife.