No retorno das atividades legislativas da Câmara Municipal do Recife nesta segunda-feira (1º), o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) dirigiu-se à tribuna, durante a reunião Plenária, para enfatizar dois temas em seu discurso. Um trata-se do Agosto Dourado, campanha direcionada à amamentação, e o segundo assunto refere-se à ampliação de profissionais da saúde no município.
08
Na volta das atividades legislativas da Câmara do Recife após o recesso parlamentar, nesta segunda-feira (1º), o vereador Professor Mirinho (SD) destacou a aprovação, pelo prefeito João Campos (PSB), da construção da ponte que vai ligar o bairro de Areias ao bairro da Imbiribeira, na Zona Oeste e Sul da cidade. De acordo com o parlamentar, na reunião Ordinária, a obra da ponte, que está no papel há mais de 40 anos, vai desafogar as ruas e diminuir o trajeto entre os dois bairros.
A Prefeitura do Recife entregou no último sábado (30) a primeira das dez etapas da requalificação dos quiosques da orla de Boa Viagem e do Pina. A notícia sobre a finalização das obras em seis equipamentos foi repercutida na Câmara Municipal nesta segunda-feira (1º) pela vereadora Aline Mariano (PP). No discurso, ela lembrou a realização de reuniões e audiências públicas realizadas na Casa em prol da renovação das unidades.
Na reunião plenária que marcou o reinício dos trabalhos parlamentares, o vereador Osmar Ricardo (PT) cobrou urgência na nomeação dos profissionais aprovados em concurso público realizados pela Prefeitura do Recife para preenchimento de vagas nas áreas de saúde, segurança e assistência social. “Hoje, voltando aos trabalhos depois do recesso de julho, retomamos o nosso debate em defesa do povo do Recife. Enfocamos aqueles que ainda esperam ser chamados para ocupar as vagas, enquanto está dentro dos prazos dos concursos que participaram”.
Durante a reunião Plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (2), o vereador Alcides Cardoso (PSDB) citou o programa de redução da violência na cidade de Caruaru, e sugeriu que os governantes busquem as verbas em Brasília destinadas às cidades atingidas pelas chuvas.
Casos recentes de assaltos no Recife foram tema do pronunciamento do vereador Alcides Cardoso (PSDB), durante a reunião plenária da Câmara Municipal, nesta terça-feira (2). Ele cobrou do governo do Estado medidas para diminuir a incidência dos crimes.
O vice-líder do Governo na Câmara Municipal do Recife, vereador Rinaldo Junior (PSB), contestou críticas à gestão do prefeito João Campos, que foram apresentadas em plenário, por vereadores. Eles fizeram questionamento sobre o pagamento do auxílio emergencial à população atingida pelas fortes chuvas deste ano e ao cumprimento de prazos para entrega de obras públicas. “Quero esclarecer alguns pontos que foram levantados nessa tribuna, pois a Prefeitura do Recife já disponibilizou os recursos para o auxílio. Eles, inclusive, foram liberados com a anuência dessa Câmara. Precisamos agora desburocratizar o processo no sistema financeiro para que o dinheiro chegue nas mãos de quem mais precisa”, afirmou, na reunião plenária híbrida realizada na manhã desta terça-feira (2), pela Câmara Municipal do Recife.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (2), o vereador Professor Mirinho (SD) repudiou a afirmação xenofóbica que a página de arbitragem 'De olho no apito' fez sobre o árbitro Rodrigo Pereira, que é nordestino. De acordo com o parlamentar, durante um jogo entre Londrina x Sampaio Corrêa, no último dia 19, o blog disse que é "um absurdo ser um nordestino a apitar um jogo como esse", em referência a Rodrigo Pereira.
A vereadora Dani Portela (PSOL) repercutiu, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (2), o caso de racismo sofrido pelos filhos da atriz Giovanna Ewbank e do ator Bruno Gagliasso. Ela também criticou o erro na transmissão da reportagem no programa Mais Você, da Rede Globo. Além disso, a parlamentar pediu um minuto de silêncio em homenagem ao poeta Miró da Muribeca, que morreu neste domingo (31).
Preocupado com as chuvas nesta terça-feira (2), o vereador Renato Antunes (PL), durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, falou sobre as dificuldades de transitar na cidade em dias chuvosos e também da preocupação de quem mora em áreas de risco. Ele cobrou respostas a um requerimento que enviou ao prefeito João Campos (PSB), em que solicita informações sobre o pagamento do Auxílio Municipal e Estadual. O parlamentar lembrou que a Casa de José Mariano fez o repasse de R$ 15 milhões à Prefeitura para auxiliar as famílias atingidas.
O déficit habitacional do Recife e a questão da moradia popular no centro da cidade serão temas de uma audiência pública a ser promovida pela Câmara Municipal na manhã do dia 2 de setembro, na sede do Poder Legislativo. Autor do requerimento pelo debate, que foi aprovado pelo plenário nesta terça-feira (2), o vereador Osmar Ricardo (PT) subiu à tribuna durante a votação da proposta. No seu discurso, o parlamentar cobrou ações efetivas da Prefeitura e mais transparência em relação às políticas públicas sobre moradia.
A situação em que se encontra a Praça Miguel de Cervantes, no bairro da Ilha do Leite, área central da capital pernambucana, foi destacada em reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta terça-feira (2). O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) criticou o atraso nas obras de drenagem de águas pluviais e melhoria do passeio público que estão em andamento no local.
Criada em junho deste ano, a Comissão de Representação Suprapartidária para o acompanhamento dos efeitos das chuvas no Recife foi tema de um discurso proferido pela vereadora Aline Mariano (PP) na reunião plenária desta terça-feira (2). Em resposta aos pronunciamentos de outros parlamentares sobre as chuvas que atingiram a capital nesta manhã, a presidente do novo colegiado solicitou que os vereadores unam seus esforços aos da Comissão para que sua atuação seja mais efetiva.
Em reunião Ordinária da Câmara do Recife realizada nesta terça-feira (2), o vereador Ivan Moraes (PSOL) chamou atenção para a burocracia enfrentada pelas pessoas que perderam tudo nas chuvas e têm direito ao auxílio emergencial. Uma das dificuldades encontradas, segundo o parlamentar, seria instalar um aplicativo de celular para liberar o benefício.
A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara do Recife reuniu-se, nesta quarta-feira (3), por videoconferência, e aprovou dois projetos de lei: um do Legislativo, que determina a reserva de moradia para famílias LGBTQIA+, e o outro, do Poder Executivo, que incentiva atividades de ciências, tecnologias e inovação na cidade. Além do presidente do colegiado, o vereador Luiz Eustáquio (PSB), estava presente o vice-presidente, vereador Zé Neto (PROS).
Na primeira reunião após o recesso parlamentar de julho, a Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara Municipal do Recife analisou e aprovou quatro projetos de lei e um de resolução, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (3). Um deles foi o projeto de lei do Executivo (PLE) número 21/2022, que institui o programa de parcela visando estimular a prática desportiva e a inclusão social junto às comunidades carentes, à rede pública municipal de ensino e à política municipal de esporte e lazer.
A Câmara do Recife celebrou nesta quarta-feira (3) os 20 anos da ordenação sacerdotal do monsenhor Luciano Brito, vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife. A cerimônia, realizada por iniciativa do vereador Felipe Alecrim (PSC), foi conduzida pelo vereador Renato Antunes (PL). Amigos, familiares e fiéis acompanharam o evento no plenário da Casa de José Mariano.
A Comissão Mista que vai analisar o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado sobre as contas do Poder Executivo, exercício 2017, do então prefeito Geraldo Julio, foi instalada em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (3). Ela é composta por membros das comissões de Legislação e Justiça (CLJ) e Finanças e Orçamento (CFO). O relatório com a decisão do TCE diz que as falhas identificadas no exercício de 2017 “não ostentam, em concreto, gravidade, capazes de macular as contas de governo do prefeito; e deve ser recomendada ao Legislativo Municipal a sua aprovação com ressalvas”.
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, por meio de videoconferência nesta quinta-feira (4), para analisar e conceder parecer pela aprovação a dois projetos de lei de autoria do Executivo. O presidente do colegiado, Samuel Salazar (MDB), além dos vereadores Almir Fernando (PCdoB) e Joselito Ferreira (PSB), acompanharam o andamento dos trabalhos.
Por meio de videoconferência, nesta quinta-feira (4), a Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, contando com a presença dos vereadores Zé Neto (PROS), presidente do colegiado, e Alcides Cardoso (PSDB). A Comissão aprovou oito projetos de lei Ordinária e um de resolução. Dois projetos foram distribuídos e uma matéria foi rejeitada.