Solenidade na Câmara marca os 20 anos da ordenação do monsenhor Luciano Brito
“Hoje, esta Casa presta uma justa homenagem à nobre missão que o senhor abraçou. Uma justa homenagem ao dom da sua vida e da sua missão. Por tudo o que o senhor construiu como padre, como homem de Deus. Por tudo o que o senhor representa não apenas para a sua família, que se faz aqui presente, mas a todo o povo de Deus”, disse Felipe Alecrim em seu discurso de homenagem. “Que o senhor possa seguir exercendo o seu ministério com a graça e o auxílio de Cristo”.
Na ocasião, Alecrim não deixou de saudar o religioso por desenvolver boas relações com os fiéis das paróquias onde atuou. “Sempre acolhedor, atencioso, cuidadoso com a construção da relação humana. O senhor, meu padre, busca sempre crescer naquela que eu considero uma das maiores virtudes do ser humano: a capacidade de fazer amigos”.
A reunião solene contou com apresentações dos músicos Dudu do Acordeon e Cristina Amaral. Durante o evento, Felipe Alecrim concedeu um diploma de homenagem ao monsenhor Luciano Brito pelo aniversário de sua ordenação sacerdotal.
Natural de Piranhas (AL), o padre foi ordenado em julho de 2002 e assumiu a administração da paróquia de São Paulo Apóstolo, no bairro recifense de Jardim São Paulo. Nos anos seguintes, conduziu paróquias em Boa Viagem e na Torre, ambas na capital pernambucana. Na Câmara Municipal, recebeu o Título de Cidadão do Recife em 2011.
Em seu pronunciamento na tribuna, o monsenhor Luciano Brito destacou o seu trabalho religioso como um exercício de dedicação. “Estou aqui há 20 anos, com essa grande dádiva de servir a Deus e ao próximo. Dom Fernando, nosso arcebispo, meu pai espiritual, que me confiou há quatro anos uma grande missão em nossa arquidiocese – estar como vigário geral do seu pastoreio – dizia terça-feira na paróquia da Torre: uma característica de padre Luciano é que ele nunca me disse não no tocante ao serviço. E quando eu digo sempre sim ao bispo, eu estou dizendo sim à Igreja”.
De acordo com ele, é essa disposição que faz com que a instituição religiosa mantenha as suas tradições. “Jesus nos diz: eu não vim para ser servido, mas para servir. Não vai existir cristianismo, homens e mulheres batizados, sem a graça do serviço. Principalmente quando a gente valoriza o próximo”.
A cerimônia foi encerrada após uma apresentação musical do próprio padre, em conjunto com Dudu do Acordeon e Cristina Amaral.
O presidente da solenidade, o vereador Renato Antunes, destacou a atuação do parlamentar proponente, Felipe Alecrim – e classificou a reunião como um momento festivo. “É um prazer, para a Casa de José Mariano, receber os seus cidadãos e as suas cidadãs em uma data festiva, que comemora os 20 anos de sacerdócio de um homem que tem dedicado a sua vida para servir a Cristo e às pessoas”.
A mesa do evento contou, ainda, com a presença do vereador de Piranhas Renatinho Rodrigues (SD), sobrinho do homenageado.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 03.08.2022