07

07
Comissão de Direitos Humanos aprova três projetos de lei do Executivo

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, presidida pela vereadora Michele Collins (PP), realizou reunião extraordinária na manhã desta sexta-feira (1º), quando discutiu e aprovou três projetos de lei do Executivo (PLE), que estão tramitando em regime de urgência na Câmara do Recife. Os três se relacionam com políticas sociais e proteção às pessoas que vivem em situação de rua. Nessa última reunião do colegiado, neste semestre, também foram distribuídos outros cinco projetos de lei Ordinária (PLO) para análise e emissão de pareceres.

Com aprovação de Legislação e Justiça, projetos do Executivo já podem ir a plenário

Os sete projetos de lei de autoria do Poder Executivo, que estão tramitando em regime de urgência na Câmara Municipal do Recife, foram analisados, votados e aprovados pela Comissão de Legislação e Justiça, que se reuniu na manhã desta sexta-feira (1º). As matérias legislativas, que também já foram avaliadas esta semana por outros colegiados do Poder Legislativo, estão prontas para serem votados em reunião plenária.

Comissão de Planejamento Urbano vota a favor de projeto que viabiliza desapropriação por hasta pública

Prédios abandonados, sem moradia e comércio, em nome da especulação imobiliária. O Recife está mais perto de ganhar instrumentos para tratar desse problema, que assola grande parte das metrópoles brasileiras, com a tramitação do projeto de lei do Poder Executivo nº 28/2022. A matéria teve o seu parecer pela aprovação acatado pela Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara Municipal nesta sexta-feira (1º). Na ocasião, o grupo – que é presidido pelo vereador Zé Neto (PROS) – também votou favoravelmente ao novo projeto de locação social da Prefeitura, o Programa Bom de Morar.

Por seus 33 anos, SINDSEPRE ganha homenagem da Câmara Municipal

Fundado em 13 de julho de 1988, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Administração Direta e Indireta da Cidade do Recife (SINDSEPRE) foi alvo de uma homenagem da Câmara Municipal nesta sexta-feira (1º), no plenário do Poder Legislativo. A reunião solene, que celebrou os 33 anos da entidade, foi realizada por iniciativa do vereador Osmar Ricardo (PT). O vereador Zé Neto (PROS) presidiu a cerimônia.

Comissão do Meio Ambiente aprova projeto de lei do Executivo

Em reunião extraordinária realizada na noite desta sexta-feira (1º), a Comissão de Meio Ambiente analisou, votou e aprovou o projeto de lei do Executivo (PLE) 28/2022. Ele tem como objetivo regulamentar a aplicação dos instrumentos urbanísticos do Parcelamento, Edificação e Utilização Compulsórios (PEUC) e Sucedâneos, previstos no Estatuto da Cidade (Lei Federal n° 10.257, de 10 de julho de 2001), bem como na Lei Orgânica do Município do Recife e na Lei Complementar ° 02, de 23 de abril de 2021, que instituiu o novo Plano Diretor do Recife.

Dani Portela critica indicação de Medalha de Mérito ao presidente da República

A vereadora Dani Portela (PSOL) criticou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (4), o projeto de decreto legislativo número 31/2022 que concede a Medalha de Mérito José Mariano ao presidente da República Jair Messias Bolsonaro. "Não podemos permitir que esta Casa dê a sua maior homenagem, coloque no peito de um presidente que fala contra a população negra e que compara negro a arrobas, a Medalha de um dos grandes abolicionistas do Estado de Pernambuco", disse.

Marco Aurélio Filho salienta abertura do São João do Recife e defende a cantora de brega Tayara Andreza

Para exaltar a abertura do São João do Recife e pedir a ajuda para aprovação de um voto de aplausos para a cantora Tayara Andreza, que foi expulsa do palco durante o show em Tracunhaém, Zona da Mata pernambucana, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) subiu à tribuna da Câmara do Recife na reunião Ordinária desta segunda-feira (4). Na ocasião, o parlamentar e também presidente da Comissão de Grandes Eventos, comemorou a celebração da festividade, que foi adiada devido às fortes chuvas na capital, e defendeu a cultura popular como parte do desenvolvimento econômico.

Ana Lúcia salienta voto de aplausos a escolas municipais pelo prêmio Escola Destaque

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (4), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou o requerimento número 8028/2022, de sua autoria, que concede voto de aplausos às primeiras oito escolas municipais do Recife, a serem laureadas com o prêmio Escola Destaque, do programa Criança Alfabetizada do Governo de Pernambuco. Ela salientou a importância da participação dos pais nas escolas premiadas, que auxilia no melhor desenvolvimento escolar do aluno.

Osmar Ricardo destaca emenda a projeto do Executivo que trata da eleição dos dirigentes das unidades da rede municipal de ensino

O vereador Osmar Ricardo (PT) dirigiu-se à tribuna, na manhã desta segunda-feira (4), para debater o projeto de lei nº 20/2022, de autoria Poder Executivo, que dispõe sobre a eleição dos dirigentes das unidades da rede municipal de ensino. O parlamentar é autor de uma emenda onde defende que categorias educacionais como ADI’s e ADE’s possam ter o direito de participarem de eleições para gestores em escolas. O assunto foi tema do discurso do parlamentar realizado durante a reunião Plenária da Câmara Municipal do Recife.

Liana Cirne sugere mais debates ao projeto sobre eleição dos dirigentes das unidades da rede municipal

O projeto de lei nº 20/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a eleição dos dirigentes das unidades da rede municipal de ensino foi analisado pela vereadora Liana Cirne (PT), nesta segunda-feira (4), na reunião Plenária da Câmara Municipal do Recife. A parlamentar disse que a matéria merecia uma audiência pública e mais debates entre as categorias. Ao final das discussões, o líder do governo, vereador Samuel Salazar (MDB), anunciou que foi adiada a discussão da proposição e o presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), acatou o pedido.

Tadeu Calheiros cobra nomeações para o cargo de agente comunitário de saúde

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (4) o requerimento nº 7877/2022, de autoria do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), que solicita à Prefeitura a nomeação dos aprovados no concurso nº 001/2020 da Secretaria de Saúde, para o cargo de agente comunitário de saúde. Durante a discussão, o parlamentar subiu à tribuna para fazer uma análise do déficit do quantitativo desses profissionais na cidade.

Dani Portela pede adiamento de discussão sobre projeto de lei do Executivo 20/2022

A vereadora Dani Portela (PSOL) debateu o projeto de lei do Executivo (PLE) número 20/2022, que dispõe sobre a eleição dos dirigentes das unidades da rede municipal de ensino, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (04). “Temos que reconhecer que o diálogo aconteceu em torno desse projeto. Mas o papel do vereador é justamente fazer esta ponte do poder público com a sociedade civil. O Legislativo tem essa tarefa e os sindicatos mobilizaram os vereadores. Este projeto, portanto, avançou graças à luta de professores e professoras que souberam se organizar”.

Ana Lúcia explica relatório sobre projeto de lei do Executivo 20/2022

Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) debateu o projeto de lei do Executivo (PLE) 20/2022, que dispõe sobre a eleição dos dirigentes das unidades da rede municipal de ensino, e do qual foi a relatora no âmbito do colegiado. “A relatoria ouviu o contraditório e não traz, para este plenário, ideias de minha cabeça, mas sim os anseios que a categoria dos professores colocou para a comissão”. A parlamentar ressaltou que a matéria legislativa, com as emendas recebidas, amplia os avanços da Educação municipal, pois o relatório foi redigido considerando o papel do Comitê Gestor e do Conselho Municipal de Educação.

Michele Collins debate emendas da Comissão de Direitos Humanos ao PLE 27/2022

A vereadora Michele Collins (PP) debateu emendas de relatoria adicionadas ao projeto de lei de Executivo número 27/2022, que dispõe sobre os benefícios eventuais no âmbito da política municipal social do município do Recife. A parlamentar destacou três emendas apresentadas no âmbito da Comissão de Direitos Humanos, da qual é presidente: a primeira, tratava da liberação do auxílio funeral parcial e não integral, como é atualmente; a segunda, que liberaria por dois anos o fornecimento de leite para crianças recém-nascidas e que estão em situação de vulnerabilidades social; e a terceira, que garantiria a concessão de um prazo legal para que as famílias apresentem documentos de pessoas falecidas em tragédias com fins de obter o auxílio funeral.

Aline Mariano se posiciona contra exclusividade de direção de unidade de educação infantil para professores

O projeto de lei do Poder Executivo nº 20/2022, que dispõe sobre a eleição dos dirigentes das unidades da rede municipal de ensino, foi um dos principais temas em debate durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (4). Na ocasião, a vereadora Aline Mariano (PP) se pronunciou contra emendas apresentadas pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) que limitariam o exercício do cargo de direção das unidades de ensino aos professores da rede – inclusive na educação infantil. O projeto foi retirado de pauta pelo líder do governo na Câmara, o vereador Samuel Salazar (MDB).

Osmar Ricardo comenta tramitação de emenda que buscava estender gratificação a servidores não docentes

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (4), em primeira e segunda discussões, o projeto de lei do Executivo nº 24/2022, que implementa o novo modelo de gestão da educação municipal e promove diversas mudanças nas remunerações dos servidores da área. Durante a discussão da matéria, o vereador Osmar Ricardo (PT) subiu à tribuna para tecer considerações sobre uma emenda de sua autoria, rejeitada durante a tramitação, que estendia a Gratificação de Localização Especial – exclusiva dos professores – a servidores não docentes.

Dia Municipal do Forrozeiro é festejado na Câmara

Forrozeiro é todo aquele e aquela que canta, dança, toca, compõe, produz e divulga o gênero musical Forró. E para homenagear esses artistas, o vereador Almir Fernando (PCdoB) promoveu uma solenidade no plenário da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (4), para marcar o Dia Municipal do Forrozeiro, uma lei de sua autoria que instituiu a data no calendário da cidade, celebrada em 12 de junho. Na ocasião, 24 personalidades receberam um diploma, além de uma homenagem ao jornalista Raphael Acioli (In Memorian) que, com o seu trabalho, contribuiu para a propagação do ritmo pernambucano. O vereador Hélio Guabiraba (PSB) presidiu o evento.

José Walter, conhecido como seu Tito, é o mais novo cidadão recifense

Nascido em Macaparana, Zona da Mata de Pernambuco, José Walter Pedrosa Cavalcanti, mais conhecido como seu Tito, recebeu o Título de Cidadão do Recife das mãos do vereador Hélio Guabiraba (PSB), no plenário da Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira (4). O homenageado tem dedicado a sua vida a empreendimentos comerciais e é proprietário do "Seu Tito Boteco" e "Seu Tito Praia", que geram mais de 120 empregos diretos na cidade. A solenidade foi presidida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB).

Cida Pedrosa se posiciona contra Medalha de Mérito para Michelle Bolsonaro

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) se posicionou contra o projeto de decreto legislativo (PDL) número 34/2022, que concede a Medalha de Mérito Olegária Mariano à primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (5). "A medalha foi criada para pessoas que contribuem para com a paz universal e os direitos humanos. Aqui, todos nós sabemos que a nossa companheira Olegária e José Mariano foram abolicionistas que lutaram contra a nefasta escravidão".

Liana Cirne critica Bolsonaro e Medalha de Mérito à primeira-dama

Em seu discurso na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (5), a vereadora Liana Cirne (PT) criticou o presidente da República, Jair Bolsonaro, e a sua gestão. A parlamentar também debateu e se posicionou contrária ao projeto de decreto legislativo (PDL) número 34/2022, que concede a Medalha de Mérito Olegária Mariano à primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro.