Osmar Ricardo destaca emenda a projeto do Executivo que trata da eleição dos dirigentes das unidades da rede municipal de ensino

O vereador Osmar Ricardo (PT) dirigiu-se à tribuna, na manhã desta segunda-feira (4), para debater o projeto de lei nº 20/2022, de autoria Poder Executivo, que dispõe sobre a eleição dos dirigentes das unidades da rede municipal de ensino. O parlamentar é autor de uma emenda onde defende que categorias educacionais como ADI’s e ADE’s possam ter o direito de participarem de eleições para gestores em escolas. O assunto foi tema do discurso do parlamentar realizado durante a reunião Plenária da Câmara Municipal do Recife.

“Esse é um projeto que foi pedido dispensa de prazo pelo Executivo e isso desfalca o debate político, atrapalha um pouco o processo de um entendimento.  A gente pede para que os Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADI’s) e os Agentes de Desenvolvimento Escolar (ADE’s) e não docentes possam de fato disputar uma eleição das escolas integrais”.

O parlamentar salientou que os profissionais ADI’s e ADE’s são qualificados porque possuem curso de Pedagogia, fazem parte da Rede e as unidades geridas por essas categorias estão sendo valorizadas na cidade. “São trabalhadores que estão acima de cinco anos de serviços prestados. E precisam também serem reconhecidos. Hoje, temos 10 creches dirigidas por ADI’s e são modelos na cidade. Muitos não queriam que esses profissionais estivessem ocupando cargo de gestores e gestoras, mas eles e elas lutaram com as comunidades na melhoria da educação infantil. É dessa forma que estou aqui defendendo no sentido da representação da categoria. O projeto do Executivo já dava direito a todos os trabalhadores e não podemos achar, também, que os professores não tenham direito”.

Osmar Ricardo ressaltou ser importante um processo mais democrático e que os ADIS’s e ADE’s trabalham positivamente nas unidades de ensino do Recife. “Que haja um processo com organização e as pessoas participando ativamente. O que vai ajudar nesse debate é a garantia de que os não docentes participem desse processo. Tem serviços gerais que são vice-diretores de creche com licenciatura e Pedagogia, por exemplo, que se qualificaram e é preciso que o governo qualifique mais os seus servidores. Os ADI’s recebem as crianças à tarde, porque não tem professor nesse período, e eles fazem o papel de professor. Eles têm direito porque são servidores de carreira e possuem capacidade de representar qualquer um nas creches”.     

No aparte, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) parabenizou as palavras de Osmar Ricardo e reforçou a importância dos trabalhadores da educação. “Esse debate é muito importante e é um momento em que se restaura um direito de todo trabalhador e trabalhadora. Porque se entendem a necessidade e o direito para todos e todas. Não posso impedir que um trabalhador que estudou, independente da função que está, se qualificou para ser gestor e não possa assumir. E por que não pode? É servidor público igual ao outro. Parabéns pela sua emenda que veio restaurar o direito”.

Em 04.07.2022