Dani Portela repercute caso de racismo sofrido por filhos de atores

A vereadora Dani Portela (PSOL) repercutiu, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (2), o caso de racismo sofrido pelos filhos da atriz Giovanna Ewbank e do ator Bruno Gagliasso. Ela também criticou o erro na transmissão da reportagem no programa Mais Você, da Rede Globo. Além disso, a parlamentar pediu um minuto de silêncio em homenagem ao poeta Miró da Muribeca, que morreu neste domingo (31).

Enquanto presidente da Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo, Dani Portela salientou a necessidade da ampla discussão sobre o racismo estrutural. "Ele perpassa todas as relações sociais. Recentemente, esse assunto voltou à pauta pelo caso do racismo sofrido em Portugal pelos filhos de Giovanna e Bruno. Nem o fato daquelas crianças terem sido adotadas por pais brancos, ricos e famosos as protegeu de sofrer um racismo cruel. As crianças foram xingadas de imundas, que o lugar delas não era ali e foram mandadas voltar para a África. Uma criança de 9 anos de idade e uma outra de 7", contou. 

A parlamentar ressaltou que o racismo é muito forte ainda no século XXI e comentou a situação do programa da Rede Globo. "Não sei se vocês assistiram um erro quando esse crime foi repercutido no programa Mais Você. Quando Ana Maria Braga estava falando sobre esse absurdo, apareceram imagens de macacos e, ao ser averiguado, se descobriu que os profissionais que botavam os VTs em tela associavam a imagem ao tema discutido, e ao tema racismo, a imagem associada era de macacos. Isso não é mimimi, são dores que atravessam milhares de pessoas que, infelizmente, são tratadas como se minoria fossem, mas são a maioria da população", afirmou. 

A parlamentar aproveitou a ocasião para fazer um apelo ao prefeito do Recife para regulamentar as cotas raciais na cidade. "Apesar de ser uma cidade, um estado, com uma presença negra muito forte, eu sou a única vereadora negra do município. Isso fala sobre representatividade, sobre meninas e meninos entenderem que podem estar em qualquer lugar que eles escolherem. O município precisa regulamentar as cotas raciais previstas na Lei Orgânica da cidade desde 2006. É esse o apelo que faço ao prefeito, para que nas próximas seleções simplificadas e nos concursos públicos, seja regulamentada a reserva de vagas de cotas raciais", pediu. 

Em tempo, Dani Portela comemorou a aprovação e sanção da lei municipal nº 18.963, de sua autoria, que proíbe homenagens a violadores dos direitos humanos em prédios, monumentos, estátuas, bustos, logradouros ou espaços públicos da cidade. "É uma lei importante que fala sobre a memória e a história da nossa cidade e Recife dá, sim, um passo à frente". 

Miró – A vereadora Dani Portela pediu um minuto de silêncio em homenagem ao poeta Miró da Muribeca. Juntamente com artistas, amigos e admiradores, a parlamentar se despediu do artista, sepultado na segunda-feira (1º), no Cemitério de Santo Amaro. Ele faleceu aos 61 anos, no domingo, deixando um filho e um neto. O poeta foi internado em maio deste ano, num hospital público do Recife, em decorrência de problemas de saúde que vinha enfrentando há algum tempo.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 02.08.2022