Aline Mariano pede fortalecimento de Comissão para acompanhar efeitos da chuva

Criada em junho deste ano, a Comissão de Representação Suprapartidária para o acompanhamento dos efeitos das chuvas no Recife foi tema de um discurso proferido pela vereadora Aline Mariano (PP) na reunião plenária desta terça-feira (2). Em resposta aos pronunciamentos de outros parlamentares sobre as chuvas que atingiram a capital nesta manhã, a presidente do novo colegiado solicitou que os vereadores unam seus esforços aos da Comissão para que sua atuação seja mais efetiva.

“Essa comissão é suprapartidária e não serve para palanque eleitoral. Entendo que esta Casa está de mãos dadas por esse assunto que interessa a todos. Essa comissão tem que concentrar todo o esforço desta Casa para dar um retorno. Não adianta cada um fazer o seu. Temos que fazer juntos, porque juntos vamos ganhar força”, afirmou.

De acordo com Aline Mariano, é preciso fazer apelos em conjunto para que as demandas da Câmara sejam atendidas. “Vários vereadores já fizeram as suas fiscalizações, mas se esta Casa não se unir e não engrossarmos as fileiras para levarmos esse transtorno que tem ocorrido por uma questão burocrática, não vamos conseguir, enquanto Poder, passar às pessoas que temos essa preocupação”.

Aline Mariano disse ter constatado problemas nas respostas dadas pelos Poderes Executivos estadual e municipal às famílias atingidas pelos temporais de fim de maio. De acordo com ela, há gargalos no atendimento a essas pessoas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). “Ouvi relatos de pessoas que não conseguem ter acesso ao CRAS. Tem pessoas que estão dormindo na fila, varando a madrugada. Tem pessoas que estão cadastradas no CRAS, mas não têm acesso ao recurso. Tem pessoas que conseguiram entrar no sistema, mas dá lá que está em análise”.

A vereadora defendeu, também uma expansão dos benefícios concedidos. “Temos que incluir quem estava nas áreas mais deterioradas, mas temos também pessoas que foram atingidas e perderam o pouco que tinham e não conseguiram sequer serem contempladas”.

Em aparte, o vereador Ivan Moraes (PSOL) se mostrou preocupado com a preparação do Recife para as próximas chuvas. “A gente tem dito que não vai demorar mais 30 anos para vir a água que veio no início de junho e julho. Além de eu reafirmar a demanda de atenção aos CRAS, à contratação de assistentes sociais e à desburocratização do auxílio, sugiro que a gente comece a pensar na chuva do ano que vem. É no período sem chuva que a gente tem que se preparar. É preciso que a prefeitura do recife tenha um plano de contingencia que toda a população conheça e possa ser acessado nos momentos de emergência”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 02.08.2022