Professor Mirinho repudia comentário xenofóbico contra árbitro nordestino

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (2), o vereador Professor Mirinho (SD) repudiou a afirmação xenofóbica que a página de arbitragem 'De olho no apito' fez sobre o árbitro Rodrigo Pereira, que é nordestino. De acordo com o parlamentar, durante um jogo entre Londrina x Sampaio Corrêa, no último dia 19, o blog disse que é "um absurdo ser um nordestino a apitar um jogo como esse", em referência a Rodrigo Pereira.

O vereador  leu o artigo 1º da lei nº 7.716, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. "Serão punidos, na forma desta lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional", destacou. 

"Eu não estou entendendo o comentário que chega a ser crime, como lido neste artigo. Um nordestino? Eu viajo todo o Brasil e isso não condiz com o povo do Sul, dizer tal frase com o povo do Nordeste. Rodrigo Pereira é um árbitro de tanto valor que já apitou clássicos do nosso campeonato. Dentro desses comentaristas, estavam ex-árbitros, como Daniel Pomeroy, do Rio de Janeiro; Fabrício Corrêa e Lucas Lopes, do Rio Grande do Sul", questionou o parlamentar. 

Segundo o Professor Mirinho, o árbitro Rodrigo Pereira sempre desempenhou as suas funções com muita responsabilidade, sendo reconhecido pelos órgãos competentes, que são a Federação Pernambucana e Confederação Brasileira de Futebol (CBF). "Rodrigo Pereira já recebeu votos de aplausos dentro desta Casa pela competência. Quero deixar claro aqui que, infelizmente, fizeram comentários lamentáveis e discriminatórios não só com o árbitro, mas com o povo nordestino. Já conversei com ele sobre o ocorrido e disse que se ele quiser representar, é só nos procurar que estaremos de portas abertas para ir até o fim desta situação. É inadmissível essa postura. Fica aqui o meu registro de repúdio a essas pessoas que fizeram esses comentários ridículos e esdrúxulos". 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 02.08.2022