Osmar Ricardo propõe audiência para discutir déficit habitacional e moradia popular no centro
De acordo com Osmar Ricardo, dados da Prefeitura dão conta de que há um déficit habitacional de cerca de 70 mil moradias na capital pernambucana. Em maio de 2022 o Recife possuía 258 famílias na lista do auxílio-moradia e 407 no aluguel social, segundo dados solicitados pelo vereador à gestão municipal.
“O objetivo da audiência pública é fortalecer o debate em busca de alternativas para esse grave problema urbano, agravado pelas chuvas que atingem o Recife. O governo tem que ter um papel importante e resolver isso o mais rápido possível. O poder público deve implantar políticas efetivas, como previsto no orçamento”, recomendou.
Além da necessidade de expandir a política de moradia do Recife, Osmar Ricardo disse ter identificado problemas na transparência no cadastro dos beneficiários e na conclusão das obras de conjuntos habitacionais. Inconclusos e sem monitoramento de segurança, alguns habitacionais seriam alvo de furtos de partes de suas estruturas, como portas e janelas. “Na comunidade do Brum foi entregue uma parte dos habitacionais e o restante não foi entregue até hoje. Em vários lugares são entregues só metade dos habitacionais, ou terminam e não entregam. As pessoas ficam à mercê do vandalismo porque a Prefeitura não toma uma atitude”, afirmou o parlamentar.
Em aparte, a vereadora Michele Collins (PP) também cobrou mais transparência da Prefeitura em relação ao cadastro de beneficiários dos programas de moradia. “Tenho acompanhado isso no dia-a-dia, inclusive a tragédia do incêndio das palafitas do Pina. As pessoas ficaram perdidas, sem saber como seria o auxílio. Algumas pessoas deram os seus nomes e elas sumiram da lista. Infelizmente, algumas das pessoas que o nome não estava na lista receberam e quem estava não recebeu”, relatou. “Isso é muito sério e eu encaminhei um ofício, junto com outros vereadores, para que as pessoas que ficaram de fora sejam atendidas. Nós colocamos um projeto de lei aqui nesta Casa para que essa lista seja divulgada. Tem que ter transparência”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 02.08.2022