Renato Antunes pede reajuste do piso salarial dos professores da rede municipal de ensino

O vereador Renato Antunes (PSC) solicitou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (7), o reajuste do piso salarial dos professores da rede pública municipal. Na ocasião, ele ressaltou que o Governo Federal aprovou uma portaria de reajuste para o piso salarial da classe de 33%. Ele aproveitou a ocasião para informar que não exercerá a liderança da bancada de Oposição na Casa, no próximo ano.

Atual líder da Oposição na Casa de José Mariano, Renato Antunes informou que defende uma alternância na função. “Queria agradecer aos meus pares que compõem o bloco da oposição pela recondução da liderança e vice-liderança. O que a gente pode destacar é que navegar na contramão não é querer o mal da cidade, pelo contrário, é ser uma oposição construtiva. Agradeço pela confiança e tenho certeza que, no próximo ano, já fica aqui acordado, certamente teremos um novo líder e vice-líder que dará oxigênio a este bloco”, disse.

O parlamentar fez um apelo ao prefeito da cidade sobre o piso salarial dos professores da rede pública municipal de ensino. “Por ocasião, na abertura dos trabalhos Legislativos, na Câmara do Recife,  neste mês de fevereiro, essas galerias estavam ocupadas por  profissionais da educação. Eram professores e pessoas ligadas ao Simpere [sindicato da categoria].  Certamente, ele protocolaram, em cada gabinete,  um ofício semelhante ao que eu recebi. Educação não é discurso ideológico, de bloco partidário", afirmou.

“No contexto geral, quando a gente vai tratar de orçamento, a gente sabe que não é dado aos professores a devida importância e o devido valor que eles devem ter. Recentemente, o Governo Federal aprovou, através de portaria, um reajuste do piso em 33,24%, o maior aumento desde que a lei do piso nacional foi imposta, em 2008”, defendeu. 

O vereador teceu críticas ao prefeito do Recife e ressaltou a atuação do presidente da República. “A propaganda é algo essencial e o PSB leva isso muito a sério. Gasta-se muito mais com propaganda do que se gasta, de fato, com o que é necessário. Recife não paga o piso. O pagamento do piso é uma cobrança que o meu mandato vai fazer e não vou abrir mão, porque dinheiro há. Muitos falam que é irresponsabilidade do presidente [da República] dar 33%. Irresponsabilidade é não dar nada”, salientou. 

Por sua vez, o vereador Luiz Eustáquio (PSB), criticou o Governo Federal que, segundo ele "não tem compromisso nenhum com o trabalhador".  O parlamentar também comentou um discurso do vereador Fred Ferreira (PSC) que  falou, em outro momento, que "o Executivo Federal está fazendo diferença na educação e  que as pessoas não reconhecem".  Para Luiz Eustáquio, os parlamentares estão cumprindo a sua missão.  "Eu quero afirmar   que a gente está aqui fazendo o nosso papel de fiscalizar, cobrar e legislar. Mostrar também o que está errado”. 

Em 07.02.2022