Vereadora propõe Semana Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao Retinoblastoma

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou o projeto de lei de sua autoria, de número 48/2022, em tramitação na Casa, que pretende instituir no Calendário Oficial de Eventos do Recife a “Semana Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao Retinoblastoma”, um tumor maligno raro originário das células da retina. O assunto foi abordado nesta terça-feira (8), na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife.

“Infelizmente, temos nos deparado com inúmeros casos de crianças diagnosticadas com a doença, como o caso relatado pelo apresentador Tiago Leifert e a jornalista Diana Garbin, que revelaram que a pequena Lua, filha do casal de pouco mais de 1 ano, tem retinoblastoma. Diante do relato do casal, pais e mães ligaram a luz de alerta para a saúde ocular de seus pequenos. Que nossas crianças tenham o direito de fazer o teste e as maternidades identifiquem o problema. A família tem também o direito de saber se existe algo no olho da criança porque se for detectado cedo, há chance de cura”.

De acordo com a proposição, os objetivos da “Semana Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao Retinoblastoma” são, dentre alguns aspectos, o de prestar informações e esclarecimentos acerca do Retinoblastoma; estimular a realização de pesquisas, palestras e ações educativas, a fim de prevenir e desenvolver campanhas para esclarecimento da população, especialmente quanto a seus sintomas, tratamentos e locais de atendimento.

Ana Lúcia recordou que no Recife o Teste do Olhinho deve ser feito de forma gratuita nas maternidades e estabelecimentos hospitalares do Recife. “Quem garante isso é a Lei 17.807/2012. A legislação obriga maternidades e estabelecimentos hospitalares a realizarem exames de diagnóstico precoce da catarata e glaucoma congênitos, infecções, traumas de parto e cegueira em todas as crianças nascidas em suas dependências, através da técnica conhecida como Reflexo Vermelho”.

Em 08.02.2022