O vereador Felipe Alecrim (Novo) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife em dois momentos, durante a reunião plenária desta terça-feira (12). No primeiro, ele teceu críticas à gestão municipal no que diz respeito à saúde e em seguida ressaltou vários assuntos, dentre eles o armamento da Guarda Municipal, a desigualdade social e o resultado das eleições municipais que confirmaram João Campos (PSB) como prefeito da cidade. “O vereador Almir Fernando (PSB) falou sobre aceitação das urnas, e eu preciso fazer o registro de que o fato das urnas terem atestado 78% dos votos não significa dizer que o Recife não atravessa graves problemas".
Pelo trabalho desenvolvido na defesa dos direitos das pessoas que vivem em situação de rua, o Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR) recebeu a Medalha de Mérito José Mariano, na tarde desta segunda-feira (11), numa iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL). O MNPR surgiu em 2005 e vem sendo uma referência para estudos e políticas públicas. A vereadora Elaine Cristina (PSOL) presidiu a solenidade no plenário da Câmara do Recife.
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11), o vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) disse achar necessário que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamente os cigarros eletrônicos. “O Brasil precisa começar a discutir como regulamentar, de forma sadia e inteligente, para a gente combater o contrabando e as ilicitudes. Esse é um problema nacional e internacional, mas a gente não vai resolver o problema fomentando a ilicitude”, disse.
A busca pela conscientização para a prevenção ao câncer de próstata e a promoção integral da saúde dos homens foram debatidas na Câmara do Recife nesta segunda-feira (11), durante a reunião Ordinária. O assunto diz respeito ao Novembro Azul, uma campanha mundial que tem como objetivo conscientizar homens sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Os vereadores Almir Fernando (PSB) e Ivan Moraes (PSOL) destacaram a importância dos cuidados com a saúde, deixando de lado o preconceito e preservando a própria vida.
A questão da limpeza dos banheiros públicos da orla de Boa Viagem foi um dos vários assuntos abordados pelo vereador Paulo Muniz (PL) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11). “Enquanto não faz a dita reforma da orla, manda caminhões limpa-fossa para diminuir essa quantidade de esgoto que é jogada a céu aberto no principal cartão-postal da cidade”, disse. Mudanças no secretariado municipal, a ameaça do crime organizado em Pernambuco e a política de valorização da Polícia Militar, cotas para pessoas trans na Universidade de Brasília, os planos do Governo Federal para a segurança pública e a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos da América foram os outros temas discutidos pelo parlamentar.
O não atendimento a uma série de 13 pedidos de informação formulados pela vereadora Michele Collins (PP) à Prefeitura do Recife foi alvo de um discurso proferido pela parlamentar nesta segunda-feira (11), durante a reunião plenária da Câmara Municipal. De acordo com ela, o Poder Executivo não respondeu a pedidos “dos mais simples aos mais complexos”, sobre temas como o atendimento de crianças e adolescentes nas unidades de atenção psicossocial. “Não sei se os meus colegas obtiveram respostas positivas ou negativas. Eu obtive respostas negativas. Hoje, eu estou apresentando mais dois pedidos de informação”, disse.
Nesta segunda-feira (11), foi aprovado, no plenário da Casa de José Mariano, em primeira votação, o projeto de lei 25/2024, de autoria do Poder Executivo. A medida dispõe sobre alterações à Lei Municipal nº 19.155, de 15 de dezembro de 2023 (Revisão do PPA 2022-2025) e à Lei Municipal nº 19.154, de 15 de dezembro de 2023 (LOA 2024), e autoriza a abertura de crédito especial aos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social, para implementação e operacionalização da Lei Federal nº 14.399, de 08 julho de 2022, que instituiu a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
Questões relacionadas a problemas causados pela ausência de coleta de lixo em pontos da cidade foram abordadas durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife. O vereador Ronaldo Lopes (PP) questionou o Programa Recife Limpa, da Prefeitura, que tem como objetivo ampliar a coleta e estimular o descarte correto dos resíduos. Já os vereadores Almir Fernando (PSB) e Chico Kiko (PSB) defenderam a gestão e solicitaram um engajamento maior dos moradores da cidade.
Ao debater o requerimento de número 8565/2024, de sua autoria, na reunião plenária realizada pela Câmara do Recife, nesta segunda-feira (11), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) enalteceu as juízas Andrea Epaminondas Tenório de Brito e Ângela Cristina de Norões Lins Cavalcanti, por terem sido eleitas desembargadoras do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) também falou sobre o tema e reforçou os argumentos da parlamentar.
Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (11), o vereador Davi Muniz (PSD) elogiou o evento Feirão de Empregos organizado pelo governo estadual e que foi realizado, no último dia 5, na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães. “Parabenizo a governadora Raquel Lyra pela ação. Mais de mil vagas de emprego foram ofertadas. O Estado de Pernambuco há anos não ocupava o primeiro lugar em carteira assinada no Nordeste. Estamos agora apenas perdendo para São Paulo e para o Rio de Janeiro”. O parlamentar também aproveitou o pronunciamento para tecer críticas à gestão municipal sobre obras na cidade.