Uma proposta que visa tornar o sistema de ensino do Recife mais inclusivo às pessoas com deficiência se encontra em tramitação na Câmara do Recife. De autoria do vereador Davi Muniz (PSB), o projeto de lei nº 258/2019 estabelece multas para infrações aos direitos de pessoas com deficiência, como a recusa de matrícula de aluno ou o não oferecimento de atendimento educacional especializado gratuito.
A Câmara Municipal do Recife vem a público esclarecer sobre informações que estão sendo divulgadas a respeito da posse dos vereadores eleitos. Diante da pandemia causada pela covid-19, a Primeira-Secretaria da Casa tem analisado as possibilidades para realização da solenidade no próximo dia primeiro de janeiro de 2021. Foram enumerados todos os itens necessários para o evento no pátio externo da Câmara ou em outros espaços. O documento contempla 22 itens para locação, necessários à cerimônia. São listados, por exemplo, uma unidade móvel de transmissão ao vivo, onde constam equipamentos como câmeras, switcher de vídeo, gerador de caracteres, ilha de edição, servidor para streaming, gerador, serviço de transmissão de sinal, entre outros. Também fazem parte, a locação de coberta, cadeiras, mesas, tapumes, sistema de iluminação e de sonorização, além de intérpretes de Libras e decoração.
O vereador André Régis (PSDB) proferiu nesta terça-feira (1º) um discurso de análise dos resultados das eleições municipais de 2020. O parlamentar falou durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, promovida nesta manhã, por meio de videoconferência. Na ocasião, André Régis desejou sucesso ao novo prefeito do Recife, João Campos (PSB), e traçou perspectivas para o cenário político da campanha presidencial de 2022.
A elaboração de um dossiê e lista com 81 nomes de jornalistas e influenciadores digitais, realizada com dinheiro público, cerca de R$ 2,6 milhões, pelo governo Federal causou indignação ao vereador Ivan Moraes (PSOL). Ele alertou na manhã desta terça-feira (1º), em reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que a verba saiu de gabinetes do Ministério de Ciências e Tecnologia, da Economia e da Secretaria de Comunicação do governo Federal. A lista, com 81 nomes, apresenta jornalistas e influenciadores digitais, que trabalham com redes digitais, segundo uma classificação, que considera e nomina estas pessoas em três categorias: como “detratoras do governo federal, neutros informativos, e favoráveis ao governo”.
Por meio de videoconferência, o vereador Eriberto Rafael (PP) realizou pronunciamento, nesta segunda-feira (30), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, para agradecer a presença dos eleitores nas urnas, no primeiro e segundo turnos das eleições. Ele também agradeceu a sua reeleição à Casa de José Mariano.
Os pareceres elaborados pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife aos projetos de lei do Executivo nºs 20/ 2020 e 21/ 2020 foram aprovados, em primeira e segunda votações, durante reuniões Ordinária e Extraordinária, transmitidas por videoconferência, nesta segunda-feira (30). O primeiro projeto dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 do Recife para o Exercício de 2021 e o outro, trata do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima a receita e fixa a despesa do Município para o Exercício de 2021. O presidente da Comissão, vereador Eriberto Rafael, leu os pareceres e conduziu as votações.
Durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, realizada via transmissão remota, nesta segunda-feira (30), o vereador Rinaldo Junior (PSB) discutiu o requerimento nº 7702/2020, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL). A proposição sugere indicação ao secretário de Educação do Recife para que reestabeleça com urgência a entrega das cestas básicas aos estudantes da rede municipal de ensino do Recife, dando cumprimento ao acordo celebrado em 9 de novembro deste ano.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) ressaltou o número expressivo de votos obtidos no último pleito, mais de 700 mil, revelando o desejo da população de ir votar e escolher seus representantes. Ele disse na manhã desta segunda-feira (30), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, transmitida por videoconferência, que no segundo turno votaram mais eleitores, levando mais gente do que no primeiro turno. “Mostra que todos querem participar da política e escolher o rumo da cidade”.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) trouxe uma mensagem de otimismo e crítica acerca do último pleito para eleição de vereadores e para prefeito do Recife, em segundo turno, no último domingo. Ele disse na Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (30), por videoconferência, que chegamos ao final de um processo eleitoral que traz grandes ensinamentos. “Levamos duas candidaturas que não tiveram apoio de Bolsonaro nem pediram a este presidente nenhum apoio. A ida para o segundo turno do deputado federal João Campos e da deputada federal Marília Arraes, que o nosso partido apoiou, deixaram claro que a cidade não se identifica com o fascismo”.
“Parabenizo aos dois grandes expoentes da política pernambucana”. Com essas palavras, o vereador Rogério de Lucca (PP) iniciou nesta segunda-feira (30), durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, um discurso sobre as eleições municipais de 2020. No Recife, o pleito levou ao segundo turno, promovido no último domingo (29), os candidatos Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB). No mesmo pronunciamento, Rogério de Lucca não deixou de parabenizar a Comissão Executiva da Câmara Municipal pelo trabalho realizado na atual legislatura.