Uma ação promovida no Ibura, na Zona Sul do Recife, foi tema de um discurso proferido pelo vereador Fred Ferreira (PSC) na Casa de José Mariano nesta terça-feira (24). Realizado com apoio do parlamentar no domingo (22), o desfile cívico congregou moradores do bairro – e deve se repetir no ano que vem.
O imbróglio que contrapõe a manutenção de moradias na comunidade Caranguejo Tabaiares e a requalificação do canal do Prado teve um de seus desdobramentos discutidos na Câmara Municipal nesta terça-feira (24). Na tribuna da Casa, o vereador Ivan Moraes (PSOL) pediu à Prefeitura a revogação do decreto nº 32.680, de 24 de julho de 2019. O ato declara de utilidade pública, para fins de desapropriação total, as benfeitorias localizadas nos perímetros do canal – atingindo, segundo o parlamentar, 75 residências da comunidade.
Agenda de visita criada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, para fiscalizar e visitar órgãos do governo e entidades privadas ligadas à mulher, surtiu os primeiros efeitos. Após visita da presidente da Comissão, vereadora Aline Mariano (PP), realizada em conjunto com a Associação Nacional de Advocacia Criminal à Colônia Penal de Mulheres, foi elaborado relatório mostrando as condições estruturais e especialmente a falta de ressocialização de detentas, que encontram dificuldade em se reinserirem na sociedade. A parlamentar disse na tarde dessa terça-feira (24), que o relatório foi entregue à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado e tão logo tenha respostas informará à Comissão da Mulher e ao plenário da Casa.
Tachado pelo Jornal Inglês The Guardian de "arrogante e bilioso", o discurso do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, na Organização das Nações Unidas (ONU) foi criticado pelo vereador João da Costa (PT). Ele não se furtou de comentar e repercutir a fala presidencial na tarde desta terça-feira (24), na Câmara do Recife, cujo texto, segundo ele, dirige-se apenas à base eleitoral do presidente. Lembrou que a ONU foi criada para promover a paz e que teve no diplomata brasileiro Osvaldo Aranha, o primeiro a discursar na primeira assembleia especial, tradição mantida até hoje.
O vereador André Régis (PSDB) disse, na reunião ordinária desta terça-feira (24), que não tem “saudade nenhuma da época em que a então presidente Dilma Rousseff fazia discurso na ONU”, numa comparação com a fala que o atual presidente Jair Bolsonaro realizou pela manhã na abertura da Assembleia Geral da ONU em Nova York. “Quando Dilma discursou, diante do que disse, houve momentos de perplexidade científica”, ironizou.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (24) para recuperar comentários do senador Álvaro Dias (Podemos) sobre possíveis fraudes nas loterias administradas pela Caixa Econômica Federal. O parlamentar fez questionamentos sobre a falta de punição dos fraudadores.
A Banda Marcial da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano foi fundada e idealizada em 3 de setembro de 1969 pelo aluno Jader de Alemão Cysneiros. Neste ano de 2019, a Banda comemora 50 anos que foram bastante celebrados numa reunião solene promovida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC), na noite desta segunda-feira (23). A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB). A banda da Escola Municipal Antônio Farias Filho também compareceu ao evento fazendo uma homenagem à Banda do Ginásio Pernambucano.
Dos doze projetos de lei analisados na Comissão de Legislação e Justiça da Câmara, cinco foram aprovados, um retirado de pauta, e seis rejeitados. O presidente do grupo, vereador Aerto Luna (PSB), destacou entre os projetos aprovados, o de número 212/2018 de autoria da vereadora Aimée Carvalho (PSB), obrigando que seja comunicado aos órgãos de proteção e conselhos ligados ao tema de casos de abuso e maus-tratos a idosos. O vereador enalteceu a proposta, na tarde desta segunda-feira (23), na Câmara do Recife, afirmando que além da aprovação na Comissão, deverá também ser aprovada em Plenário.
Nesta semana, a Prefeitura do Recife deve dar início a um serviço de sinalização e reordenamento de trânsito na avenida Vereador Otacílio Azevedo, Zona Norte da capital. A ação foi repercutida já nesta segunda-feira (23) na Casa de José Mariano, onde o vereador Hélio Guabiraba (sem partido) fez um discurso de agradecimento ao Poder Executivo municipal.
O vereador Renato Antunes (PSC) informou que percorreu escolas municipais do Recife e que há instituições que estão distribuindo merenda de baixa qualidade. A informação foi repassada por ele, na reunião ordinária desta segunda-feira (23), e serviu de base para um requerimento pedindo a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar a qualidade da merenda servida nas escolas municipais.