Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (17), o vereador Chico Kiko (PSB) comentou as obras realizadas pela Prefeitura do Recife. Segundo ele, em três anos e seis meses de gestão do prefeito João Campos, já foram entregues mais de 200 obras. Além disso, o parlamentar teceu críticas sobre a área de segurança pública, que compete ao governo do Estado.
O vereador Carlos Muniz (PSB) dirigiu-se à tribuna durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (17), para destacar ações de infraestrutura realizadas pela Prefeitura do Recife, além de elogiar o Programa Parceria. “No inverno desse ano, mais de 100 mil pessoas estão podendo dormir mais tranquilas e seguras, com a certeza de que suas barreiras estão protegidas”.
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, recebido pela Prefeitura do Recife na semana passada, em Brasília, na categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, foi destacado pelo vereador Felipe Francismar (PSB), durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (17). A gestão recebeu a premiação com a iniciativa E.I.T.A! Recife. “Esse é o maior reconhecimento nacional dedicado ao incentivo ao empreendedorismo e à inovação nas cidades brasileiras. Esse prêmio destaca o compromisso da gestão em fazer de Recife um centro de inovação, desburocratização e desenvolvimento econômico”, disse.
A vereadora Liana Cirne (PT) disse que o projeto de lei número 1.904/24, que está tramitando em regime de urgência na Câmara do Deputados, estabelece “um crime de gênero, um crime de aborto”, pois o texto equipara o aborto de gestação acima de 22 semanas ao homicídio. “Este é um tema que afeta todas as pessoas do país, homens e mulheres. Por que as mulheres que fazem aborto terão que passar 20 anos presas? Essas mulheres, diferentemente da imagem que é feita das mulheres que abortam, na grande maioria, são mães e casada. E muitas vezes elas são arrastadas pelo pais, pelos maridos e pelos amantes para fazerem o aborto. Mas o Código Penal não diz uma única linha sobre esses homens”, acusou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (17).
Destinado a pessoas que se tenham projetado nas atividades culturais, políticas, científicas e sociais, ou que se tenham revelado, comprovadamente, benfeitoras da humanidade, o Título de Cidadão do Recife foi entregue, na manhã desta sexta-feira (14), a uma personalidade que justifica e contempla todas as exigências: o odontólogo e advogado Ailton Coelho de Ataíde Filho é presidente da Federação Nacional dos Odontologistas, na Gestão de 2021 a 2025 e, na Área de Direito, é especialista em Direito Civil (2008), Direito Processual Civil (2008) e Direito Eleitoral (2015).
No Brasil, o Dia do Vigilante é celebrado anualmente em 20 de junho. Para marcar a data, a Câmara do Recife promoveu uma reunião solene nesta sexta-feira (14), no plenário da Casa de José Mariano. O evento, realizado por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), prestou homenagem a representantes da categoria, incluindo aqueles que perderam suas vidas em serviço. O vereador Ivan Moraes (PSOL) presidiu a cerimônia.
Três comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife realizaram reuniões ao longo desta semana, de 10 a 14 de junho, quando analisaram e aprovaram 20 matérias legislativas, entre projetos de lei Ordinária (PLO), projetos de lei do Executivo (PLE), substitutivos a projeto de lei e projetos de decreto legislativo (PDL). Uma das propostas que receberam pareceres favoráveis foi o PLE 13/2024, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOD) para o próximo ano. É ela quem vai nortear a Lei Orçamentária Anual (LOA), conhecida como o orçamento do município para a próxima gestão. Outro PLE que também foi aprovado foi o de número 14/2024, que denomina de “Hospital da Criança – Antônio Carlos Figueira” o Hospital localizado no bairro do Caçote, no Município do Recife.
Para homenagear os 50 anos do surgimento do movimento hip-hop e de suas expressões na poesia e na música (o rap), na pintura (o grafite) e na dança (o break), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) realizou reunião solene na noite desta quinta-feira (13), quando o plenário e as galerias da Câmara Municipal ficaram superlotados de jovens que são adeptos das chamadas cultura da periferia e da arte urbana. Centenas de rappers, artistas plásticos e poetas receberam certificados das mãos da parlamentar que é uma incentivadora deste movimento cultural popular, na Casa de José Mariano.
Saúde, educação, mobilidade. As dificuldades para acessar direitos como esses no bairro do Passarinho, na Zona Norte do Recife, motivaram a realização de uma audiência pública nesta quinta-feira (13) na Câmara Municipal. O debate foi uma iniciativa da vereadora Elaine Cristina (PSOL) e contou com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil, como a ação política Ocupe Passarinho, produzida pela associação Grupo Espaço Mulher.
Considerado um dos xilogravuristas brasileiros mais conhecidos no mundo, além de ser um verdadeiro mestre da Literatura de Cordel, José Francisco Borges, popularmente conhecido como J. Borges, acumula mais uma distinção ao seu vasto currículo: o poeta e artista popular agora é, também, Cidadão Recifense. Ele recebeu o Título em reunião solene realizada na Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira, 13, por iniciativa do vereador Gilberto Alves (PRD). Na verdade, a honraria já tinha sido concedida pelo plenário da Casa de José Mariano em 2020, faltando apenas a solenidade de entrega.