Notícias

O vereador João da Costa (PT) convocou a população recifense para o ato do Dia Internacional do Trabalhador e criticou o anúncio do Ministério da Educação sobre o corte de verba para universidades federais. “Venho reforçar o convite que o vereador Rinaldo Junior fez sobre o ato de amanhã, às 10h, na praça do Derby”, disse, na reunião plenária desta terça-feira (30).

Ao receber no Plenário um grupo de surdos, o vereador Ivan Moraes (PSOL) comemorou o anúncio da licitação para escolha de um intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais – pela Câmara do Recife. Pleito antigo do vereador, que já mantém no gabinete dele profissionais de Libras, ele salientou a importância para a Casa ter alguém com essa capacitação.

Uma audiência pública marcou, na manhã desta terça-feira (30), as discussões da Semana Municipal de Combate à Alienação Parental na Câmara do Recife. O debate foi repercutido pela vereadora Michele Collins (PP) durante a reunião plenária na tarde do mesmo dia. A parlamentar é autora da lei 17.900/2013, que inclui a Semana no calendário oficial.

“Subo a esta tribuna às vésperas do Dia do Trabalhador, uma data que nós não temos muito o que comemorar.” Foi com essas palavras que o vereador Rinaldo Junior (PRB) iniciou seu discurso na reunião plenária desta terça-feira (30). O parlamentar convidou os cidadãos recifenses para irem às ruas, neste 1º de maio, protestar contra a reforma da previdência.

As mudanças propostas pela Reforma da Previdência Social vão representar um retrocesso aos direitos das mulheres – e, em especial, das professoras. Foi essa a posição que a vereadora Ana Lúcia (PRB) levou à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (30), durante a reunião plenária. De acordo com ela, o aumento nas idades mínimas de aposentadoria vão acentuar desigualdades.

Obrigar a instalação de equipamento de climatização nos meios de transporte públicos coletivos de passageiros do Recife. É esse o objetivo do projeto de lei nº 360/2017, que tramita na Câmara Municipal e tem como autor o vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB). O parlamentar subiu à tribuna da Casa nesta terça-feira (30) para pedir o apoio dos colegas na votação da matéria, que deve acontecer na próxima semana.

Dentro das comemorações da Semana Municipal de Conscientização e Combate à Alienação Parental, que, este ano, vai de 25 de abril a 5 de maio, a vereadora Michele Collins (PP) reuniu pessoas e estudiosos que militam na área da alienação e igualdade parental, em audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (30). “Como é sabido, trata-se da interpretação dada para a situação na qual o pai ou a mãe influencia a criança, com o objetivo de romper os laços afetivos com o outro genitor. É entendida como uma tendência vingativa e, na maioria das vezes, decorrente da ruptura da vida conjugal”, explicou a vereadora.

O acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Câmara dos Deputados, a Assembleia Legislativa de Pernambuco e a Câmara Municipal do Recife foi renovado, no fim da tarde desta segunda-feira (28). O objetivo do documento é a operação do sistema de transmissão de TV digital do Recife e foi assinado na Sala da Presidência da Assembleia. Representando a Casa de José Mariano, participaram o presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Marques (PSB), e o primeiro vice-presidente, vereador Carlos Gueiros (PSB).

O vereador André Régis (PSDB) listou os presidentes da República e as tentativas de reformas previdenciárias desde o governo de Fernando Henrique Cardoso, quase todos sem sucesso total. Segundo ele, cada um fez o que deu para fazer, mas a reforma é necessária para garantir que outros, no futuro, também tenham o benefício. Ele disse na tarde desta segunda-feira (29) que “nossa previdência é de partição. A pirâmide se inverteu e hoje temos 2 ativos para um inativo, e isso não se sustenta. Gastamos cerca de R$ 700 bilhões com previdência e apenas R$ 70 bilhões de investimentos em educação”.

Em reunião com o Secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, e o diretor de Regularização Fundiária do Recife, Luiz Alexandre Almeida, o vereador Ricardo Cruz (PPS), obteve a garantia de que além de Brasília Teimosa, os terrenos do Pina também poderão ser regularizados. “O pessoal da Perpart – Pernambuco Participações e Investimentos informou que a regularização de terrenos do Pina, Areinha, Beira Rio entre outras localidades está em fase de cartório”.