Notícias

Quatro vereadores e um objetivo: proibir a comercialização e a oferta gratuita de canudos plásticos em estabelecimentos do Recife que manipulem alimentos e bebidas. A proposta, apresentada à Câmara Municipal nesta segunda-feira (13), tem como autor o vereador Eriberto Rafael (PTC), e como coautores os vereadores Alcides Teixeira Neto (PRTB), Rinaldo Junior (PRB) e Rodrigo Coutinho (SD). Na tribuna, este último defendeu a aprovação do projeto de lei nº 119/2019.

Um substitutivo apresentado pelo vereador Samuel Salazar (PRTB) suspendeu a segunda discussão do projeto de lei nº 360/2017, que constava na ordem do dia da Câmara do Recife nesta segunda-feira (13). De autoria do vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB), o projeto visa obrigar a instalação de equipamentos de climatização no transporte público coletivo de passageiros do Recife.

A vereadora Ana Lúcia (PRB) fez a defesa de quatro projetos de lei que estão tramitando na Câmara Municipal do Recife e pediu atenção especial aos vereadores para a aprovação das matérias. “Um grupo de professores e coordenadores pedagógicos esteve aqui, no plenário, na tarde de hoje, para fazer a defesa desses projetos. Eles são muito importantes para a categoria”, disse, na reunião desta segunda-feira (13). Eles são identificados pelos números 03, 04, 05 e 07/2019 e todos são de iniciativa do Poder Executivo.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, a vereadora Michele Collins (PP) fez apelo à Prefeitura do Recife para criar um restaurante popular que possa atender à população de rua. “Existe um esforço da sociedade civil de diminuir o sofrimento das pessoas que moram nas ruas, distribuindo comida, por iniciativa particular, contribuindo dessa forma para reduzir a fome. Reconheço que a Prefeitura do Recife também vem agindo, mas precisa reforçar as políticas públicas nesse sentido”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (13). Ela também pediu que o Executivo apresente um plano de ação para atender às necessidades desse segmento da população.

Para lembrar a Semana da Enfermagem, o vereador Benjamim da Saúde (Patriota) fez uma homenagem aos enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem durante reunião ordinária desta segunda-feira (13). “Estas formam uma das maiores categorias de trabalhadores do Brasil, infelizmente todos os trabalhadores que a compõem são desvalorizados e precisam de melhores condições de trabalho”, afirmou. A semana é celebrada de 12 a 20 de maio e foi instituída no Brasil pelo Decreto nº 48.202 de 12 de maio de 1960.

O vereador André Régis (PSDB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (13) para fazer uma cobrança: a conclusão das obras públicas atrasadas no município. Em seu discurso, o parlamentar falou sobre alguns dos equipamentos da capital que estão inacabados – e lamentou as consequências dessa situação.

Analisar as ações da Prefeitura do Recife no cuidado com os campos de várzea do município. Foi essa a finalidade de uma audiência pública promovida nesta quinta-feira (9), na Casa de José Mariano, por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). O parlamentar é autor da lei nº 17.993/2014, que autoriza do Poder Executivo a criar o Programa de Tombamento, Preservação, Revitalização e Desapropriação dos Campos de Futebol de Várzea na cidade.

Após anos de luta e reivindicações dos coordenadores pedagógicos, chegou à Comissão de Educação da Câmara do Recife, presidida pela vereadora Ana Lúcia (PRB), o projeto de lei do Executivo 19/2019 criando uma gratificação para esta categoria. Em seguida o PLE vai para análise das Comissões de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento. Também foram analisados oito projetos, sendo um pela rejeição e os demais pela aprovação, na tarde desta quinta-feira (09).

O vereador Samuel Salazar realizou audiência pública, na manhã desta quinta-feira (9), para debater sobre o reconhecimento da Endometriose – uma doença que atinge entre 10% e 15% das mulheres em idade reprodutiva - como problema social de saúde pública. “Calcula-se que, em todo o mundo, 176 milhões de mulheres sofram com esse problema. No nosso país são 6,5 milhões de mulheres acometidas pela endometriose, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar de serem muitas as afetadas, conseguir um diagnóstico ainda é um desafio comum à maior parte delas”, alertou, na abertura da audiência. Entre as características, estão as cólicas menstruais fortes, que impedem a mulher de fazer atividades, inchaços abdominais, diarreia antes ou durante a menstruação, dores durante o sexo, sangamento nas fezes e urinas e, nos casos mais graves, pode levar à infertilidade.

O vereador João da Costa (PT) externou sua preocupação com o aumento do desemprego no Brasil. “O aumento é vertiginoso e é sentido a cada dia nas ruas da cidade, nos bairros onde a gente visita. Essa verdadeira chaga social tem colocado milhares de famílias brasileiras em desespero", disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (8).