Notícias

Com o plenário e as galerias da Câmara Municipal do Recife lotados de moradores de Brasília Teimosa, o vereador Ricardo Cruz (PPS) homenageou, na tarde desta quinta-feira (31), uma das moradoras mais populares da localidade e do bairro do Pina: Edileuza Silva do Nascimento, ou simplesmente “Leu”, como é conhecida nas comunidades de pescadores e marisqueiras. Pobre, negra e com um histórico de vida em que se ressalta a luta para garantir a sobrevivência, ela recebeu o título de Cidadã do Recife. “Sua fama já se espalhou pela cidade inteira, em face de sua participação em eventos e projetos, seja como convidada, seja como palestrante e protagonista”, disse.

A Câmara do Recife realizou nesta quinta-feira (31), por meio de sua Comissão de Finanças e Orçamento, uma audiência pública de prestação de contas da Prefeitura sobre o primeiro quadrimestre de 2018, que compreende o período entre os meses de janeiro e abril. Conduzida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC), presidente da comissão, a audiência contou com a participação do diretor executivo do Tesouro Municipal, André Nunes.

"O resultado do acordo firmado com a categoria de professores deixou a desejar", conforme avaliação da vereadora Ana Lúcia (PRB), que também é professora, na tarde desta quarta-feira (30), na tribuna da Câmara. Segundo ela o reajuste concedido mal repõe a inflação e será pago de forma escalonada em 1,66% ao mês nos meses de agosto, setembro, e outubro. “A categoria saiu do movimento descontente”.

Ressaltar as ações da atual gestão da Prefeitura para a Guarda Municipal e afirmar que o Poder Executivo está aberto a dialogar com a categoria. Foi com esse objetivo que o vereador Eriberto Rafael (PTC), líder do governo na Câmara do Recife, subiu à tribuna da Casa nesta quarta-feira (30). Ao plenário, o parlamentar disse ainda que os guardas – que se encontram em assembleia permanente desde o início do mês – não seguiram os trâmites legais para a deflagração de greve.

A vereadora Michele Collins (PP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Família e da Vida, organizadora da reunião pública "Contra o aborto e em favor da vida", realizada na Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (30), repercutiu no Plenário da Casa o resultado do encontro. Ela lamentou que um momento especial foi tumultuado por manifestantes que tentaram impedir que a reunião continuasse, "porque vieram com o intuito de não deixar o evento acontecer". No entanto, ela informou que apesar disso, a reunião, que contou com a presença da missionária norte-americana Gianna Jessen, acabou sendo feita em outro espaço da Casa, na Sala da Presidência.

A crise do desabastecimento de combustíveis voltou a ser discutida na Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (30). O assunto, que foi o principal tema de debate da Casa na última terça-feira (29), foi levado à tribuna pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD). O parlamentar se pronunciou para pediu ao poder público o restabelecimento de serviços essenciais no município.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta quarta-feira (30), para fazer um apelo ao Grande Recife Consórcio de Transporte e à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), para demandas na Zona Norte da cidade. Ele pediu que mais ônibus atendam ao bairro da Bomba do Hemetério durante feriados e fins de semana, além de solicitar o retorno da linha circular, feita pela empresa Caxangá, no Córrego do Euclides.

Em nome da Frente Parlamentar em Defesa da Família e da Vida, da qual faz parte, o vereador Renato Antunes (PSC) lamentou, durante o pequeno expediente da tarde desta quarta-feira (30), a reação das entidades feministas que impediram a realização da reunião pública no plenário da Câmara Municipal, pela manhã. “Mesmo assim, nós a realizamos em outro espaço. O que lamento é que não houve uma manifestação democrática, mas sim uma baderna. Dizem que o Recife é uma cidade de tolerância, mas não foi isso a que assistimos”, disse.

Em reunião realizada no início da tarde desta quarta-feira (30), a Comissão de Educação distribuiu 12 projetos de leis e votou pareceres de outros oito. Um dos aprovados foi o de número 57/2018, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC) que institui uma Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC), no âmbito do município do Recife, ao mesmo tempo que a denomina de Allan Castro Soares de Caminha.

Anunciada como uma oportunidade para se discutir o tema “Contra o aborto e em favor da vida”, a reunião pública organizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Família e da Vida, presidida pela vereadora Michele Collins (PP), e que contou com a participação da missionária norte-americana Gianna Jessen, foi realizada em dois espaços da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quarta-feira, (30). Começou às 10h, no plenário, mas diante das reações de entidades feministas favoráveis ao aborto, que impediam a fala dos participantes da mesa, a audiência foi encerrada e reiniciada na Sala da Presidência. Lá, com a presença de dezenas de pessoas, a participante de Los Angeles, Califórnia, contou a história de sua vida enquanto sobrevivente de uma tentativa de aborto por injeção salina. Os outros participantes também puderam se pronunciar sobre o assunto.