Para debater as reivindicações da Orquestra Sinfônica de Recife (OSR), a vereadora Ana Lúcia (PRB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal marcou uma audiência pública, no próximo dia 19, tendo como objetivo dar visibilidade às reivindicações do grupo. O assunto foi levantado na tarde desta segunda-feira, 2. A parlamentar lembrou que já recebeu a visita da Orquestra e que a mesma necessita de 120 músicos para atuar plenamente. "A OSR só tem cerca de 50, sem contar a falta de instrumentos".
No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife deu parecer favorável ao projeto de lei 34/2018, de autoria do vereador André Régis (PSDB), que obriga os estabelecimentos privados do município do Recife a inserirem o símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas placas de atendimento prioritário. A proposta, que ainda precisa ser votada em plenário para ser transformada em lei municipal, vai atingir os mercados, supermercados e afins; casas lotéricas, bancos e demais instituições financeiras; restaurantes e lanchonetes; hospitais, clínicas e farmácias; lojas e estabelecimentos comerciais em geral.
Fazer um contraponto a colocações sobre problemas na educação do Recife feitas na reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (2). Foi com esse objetivo que o vereador Renato Antunes (PSC) subiu à tribuna da Casa e defendeu os programas de robótica das escolas públicas da cidade. Mais cedo, o vereador Ivan Moraes (PSOL) havia questionado a prioridade ao programa no contexto da falta de vagas em creches municipais.
Um dia mundial para lembrar a síndrome do autismo auxilia aos familiares na luta pela melhoria e reconhecimento, especialmente nas escolas, de crianças portadoras. A realização do dia serve para dar visibilidade. O vereador Wanderson Florêncio (PSC) lembrou que há uma lei de autoria dele, 18.002/2014, que garante tratamento igualitário aos portadores do Autismo. “Essas pessoas têm dificuldade de exercer direitos fundamentais, tais como educação, saúde e transporte”.
A demissão de cerca de 30 jornalistas no jornal Diario de Pernambuco, ocorrida na semana passada, motivou um discurso do vereador Ivan Moraes (PSOL) nesta segunda-feira (2). Na tribuna da Câmara do Recife, o parlamentar discutiu os problemas trabalhistas, editoriais e estruturais do mercado de comunicação pernambucano.
“Foi lamentável a ausência do Poder Executivo durante o lançamento da Frente Parlamentar em defesa da educação do Recife. Na última semana de março, mais precisamente na terça (28), vereadores e representantes de vários segmentos sociais reuniram-se no Plenarinho dessa Casa, mas infelizmente não havia ninguém da Prefeitura ou da Secretaria de Educação”, destacou a vereadora Ana Lúcia (PRB) durante reunião plenária na tarde desta segunda-feira, 2.
A falta de vagas nas creches da Rede Municipal do Ensino do Recife foi abordada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira, 2. “São mais de 63 mil crianças com menos de três anos de idade que não têm acesso à creche por um único motivo: faltam vagas”, denunciou. Ele lembrou que isso ocorre em contraposição à Lei Federal 9.394/96, a Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional, que, no artigo 29, estabelece a necessidade da educação infantil até os cinco anos, na primeira etapa da educação básica.
Durante a reunião plenária na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira, 2, o vereador Chico Kiko (PP) explicou o cancelamento da audiência pública que estava prevista para acontecer às 9h da manhã, no plenarinho. A reunião teria como tema a situação da saúde pública na Zona Oeste do Recife. De acordo com o parlamentar, o encontro foi cancelado em decorrência da ausência do secretário de Saúde do município, Jailson de Barros Correia.
“Caráter, onde vende? Não sei! É formado! E o seu, é comprado ou roubado? Ou aliciado por 50 centavos?” É com perguntas como essas que o estudante Rafael Cavalcanti compôs a letra da música ‘Qual o Brasil que você quer?’, que ganhou voto de aplauso na Câmara do Recife nesta segunda-feira (2). A iniciativa da homenagem partiu da vereadora Ana Lúcia (PRB), que leu a obra na tribuna da Casa durante a reunião plenária.
Dentro da ação que tem como tema Luzes para Marielle, e encontra apoio em diversas casas legislativas do País, a Câmara Municipal do Recife acendeu todas as luzes e assim as menteve durante 15 minutos, no prédio central, localizado no Parque 13 de Maio, a partir das 19h desta segunda-feira, 2 de abril, para manter viva a memória da vereadora carioca Marielle Franco. Ela foi assassinada, juntamente com o motorista Anderson Gomes, há três semanas e a iniciativa tem como objetivo pressionar as autoridades para que o caso não caia no esquecimento e os assassinos sejam identificados.