Notícias

A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (23), durante a reunião Ordinária remota, dois pedidos do vereador Hélio Guabiraba (PSB) que devem beneficiar a comunidade Nova Morada, no Morro da Conceição. Os requerimentos, de nº 1679/2021 e 1695/2021 pedem a instalação de um alambrado no campo que fica na rua Adalberto Guerra e a pavimentação dessa via, respectivamente.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) repercutiu nesta terça-feira (23), durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife, o encontro virtual da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus com a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, promovido mais cedo no mesmo dia. Na ocasião, a secretária deu notícias sobre o início dos esforços para vacinar a população idosa em situação de rua – o que, segundo o parlamentar, já deveria ter sido feito anteriormente.

A vereadora Dani Portela (PSOL) denunciou que 11 mulheres da Igreja Batista de Campo Grande, Recife, foram abusadas e violentadas sexualmente pelo pastor falecido Francisco Dias da Silva Filho. “No dia sete de março, ele faleceu, vítima da covid-19 e o caso foi encerrado pelo âmbito jurídico, já que ele morreu. Assim, elas criaram coragem para denunciar”, afirmou, na reunião Ordinária realizada de forma virtual, pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (23).

A secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, participou de reunião virtual com os vereadores que compõem a Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus. Devido à pandemia da covid-19, a reunião foi realizada por videoconferência na manha desta terça-feira (23). Ela fez uma prestação de contas das ações da pasta no combate ao vírus no município do Recife e enfatizou que os esforços hoje estão concentrados na campanha de vacinação e na abertura de leitos de observação de infectados em salas vermelhas.

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) fez uso da tribuna virtual da Câmara do Recife nesta terça-feira (23), durante a reunião Ordinária remota, para defender o requerimento nº 1658/2021. O texto, de sua autoria, pede à Prefeitura que considere como essencial, no contexto da pandemia de covid-19, a prática de atividade física realizada com o apoio de profissionais ou estabelecimentos da área.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife promoveu reunião Extraordinária, na tarde desta segunda-feira (22), através de videoconferência, em pauta: a análise do parecer ao projeto de lei do Executivo nº 07/2021. A medida “institui o Auxílio Municipal Emergencial para socorrer e assistir famílias em situação de pobreza, em razão do estado de calamidade pública decorrente da pandemia de covid-19”. O projeto foi aprovado por unanimidade no seio da Comissão.

Um alerta sobre casos de censura que vêm ocorrendo no País protagonizados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Este foi um dos assuntos destacados pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, transmitida por videoconferência, nesta segunda-feira (22). Na ocasião, ela também defendeu o auxílio municipal emergencial, projeto de lei enviado pelo Prefeito João Campos à Casa de José Mariano.

O vereador Fabiano Ferraz (Avante) realizou nesta segunda-feira (22) um pronunciamento em defesa do concurso para a Guarda Municipal do Recife, tendo em vista a necessidade de aumentar o quantitativo de agentes de trânsito da capital. Durante a reunião ordinária remota da Casa de José Mariano, o parlamentar destacou o trabalho desempenhado pelos agentes durante a crise da covid-19.

A Comissão de Legislação e Justiça, presidida pelo vereador Felipe Francismar (PSB), em reunião Extraordinária, analisou e aprovou parecer ao projeto de Lei do Executivo, nº 07/2021, criando o Auxílio Municipal Emergencial, nos meses de abril e maio. O parecer do relator, vereador Rinaldo Junior (PSB), foi aprovado por unanimidade e o PLE deverá ir ao Plenário da Câmara do Recife para votação amanhã (23). Participaram do encontro na tarde desta segunda-feira, por videoconferência, além do presidente e do relator, os vereadores Samuel Salazar (MDB), Andreza Romero (PP), Renato Antunes (PSC).

O projeto de lei nº 66/2021, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), institui, no âmbito municipal, o Programa Novos Caminhos, destinado ao apoio às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A vereadora destacou o seu projeto, na manhã desta segunda-feira (22), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, e disse que é necessário apoio financeiro, pois enquanto as mulheres não se libertarem da violência patrimonial não poderão sair de casa.