Notícias

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) denunciou o impedimento de assessores do gabinete dela de entrarem em escolas da rede municipal para vistoriar as unidades. Ela se solidarizou, na tarde desta segunda-feira (2), na Câmara do Recife, com o colega André Régis (PSDB), que também teve membros da equipe dele impedidos de vistoriar escolas municipais. “Esse é um tratamento truculento e não é dessa forma que se fala de educação. A alegação foi a de que só seria possível com a presença do parlamentar e nem sempre é possível estar presente, pois a nossa agenda é muito cheia”.

O vereador Ivan Moraes ( PSOL) apresentou voto de aplauso a todos os profissionais que, em seu entendimento, contribuíram para a realização do carnaval do Recife. A homenagem não estava prevista na Ordem do Dia. “A festa recifense, assim como a de Olinda, é produzida artesanalmente pelas pessoas, pela população. Há um apoio reconhecido dos poderes públicos, mas o povo prescinde desse apoio para fazer da festa um grande sucesso. As pessoas que trabalham é que são responsáveis pela vinda de milhares de turistas a cada ano. Por isso, peço voto de aplauso para elas”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (2).

Com o objetivo de contribuir para a divulgação da Campanha Mundial do Março Amarelo, que trabalha a conscientização da endometriose, uma inflamação aguda no sistema reprodutor feminino, o vereador Samuel Salazar (MDB) disse que “mesmo não sendo protagonista da luta, é um parceiro do tema”. Na reunião ordinária desta segunda-feira, (2), da Câmara Municipal do Recife, ele convocou os colegas para o movimento chamado “Endomarcha Mundial da Endometriose”, que será realizada no dia 28 de março no Recife.

Ao elogiar o início de quatro cursos de qualificação profissional na comunidade do Alto José Bonifácio, na Zona Norte, o vereador Almir Fernando (PCdoB) disse que o Programa Chegando Junto, da Prefeitura do Recife, é muito importante para a população. “Vivemos numa situação difícil em que o desemprego atinge índices históricos na economia brasileira, com cerca de 12 milhões de desempregados. É muito importante essa ação da Prefeitura Municipal devido ao grande número de desempregados de nossa cidade”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (2).

Com uma menção ao desfile da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, que representou Jesus Cristo na Sapucaí como uma mulher negra, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife para tratar de uma proposta de sua autoria que trata da ligação entre arte e religião. Em seu discurso, a parlamentar defendeu o projeto de lei nº 99/2019, que visa proibir, na capital pernambucana, a contratação pública de artistas “que incentivem a violência e o desrespeito às religiões e seus símbolos.”

Mesmo considerando o cenário de crise econômica no País e suas consequências para os municípios, a Prefeitura do Recife apresentou um equilíbrio nas contas de 2019, com destaque para um investimento recorde em educação. Os dados foram apresentados pelo secretário de Finanças do Recife, Ricardo Dantas, durante audiência pública promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, na manhã desta sexta-feira (28), no plenarinho da Casa. A audiência teve como objetivo a análise do Cumprimento das Metas Fiscais do 3º Quadrimestre de 2019.

A Igreja Apostólica Batista Shekinah teve início na Vila Tamandaré, bairro de Areias, com pequenas reuniões de oração compostas de apenas cinco pessoas, na residência do casal Jerônimo e Marilene. A cada semana, o número de pessoas cresceu, a ponto de não poder mais continuar a se reunir naquela residência. Neste ano de 2020, a igreja comemora 23 anos de existência e o vereador Renato Antunes (PSC) fez questão de promover uma reunião solene em homenagem à instituição religiosa, na noite desta terça-feira (18). A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) presidiu o evento.

O ex-ministro Osmar Terra, que saiu do Ministério da Cidadania recentemente, recebeu elogios e agradecimentos da vereadora Michele Collins (PP), que trabalha no combate às drogas e defende as comunidades terapêuticas há muitos anos. A parlamentar disse na tarde desta terça-feira (18), na Câmara do Recife, que a boa política contra as drogas implementada pelo ex-ministro rendeu muitos frutos. “Há dificuldades e deficiências, mas está sendo feita”.

Após reunião com os moradores da comunidade Jardim Santa Helena, na Iputinga, o vereador Rodrigo Coutinho (SD) conseguiu a aprovação de um requerimento na reunião ordinária desta terça-feira (18), indicando à presidência da Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) do Recife a necessidade de implantação de uma ciclovia ao longo das avenidas Historiador Jordão Emereciano e Ministro João Alberto. Essa ciclovia, segundo ele, quando construída, deverá se interligar às já existentes na Iputinga, além de outras dos bairros do Engenho do Meio e do Cordeiro, que são vizinhos.

A Câmara Municipal do Recife aprovou em segunda votação o projeto de lei 119/2019, que proíbe o uso de canudos de plástico em estabelecimentos que manipulem alimentos e bebidas. A proposta é de coautoria dos vereadores Rodrigo Coutinho (SD), Rinaldo Júnior (PSB), Alcides Teixeira Neto (PSB) e Eriberto Rafael (PTC) e foi aclamada em segunda votação na reunião ordinária da tarde desta terça-feira (18). Agora, o documento seguirá para a Prefeitura do Recife para avaliação do prefeito Geraldo Julio, que tem a prerrogativa de sancioná-lo ou não.