03

03
Aimée Carvalho quer artistas que incentivem desrespeito a religiões fora das contratações públicas

Com uma menção ao desfile da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, que representou Jesus Cristo na Sapucaí como uma mulher negra, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife para tratar de uma proposta de sua autoria que trata da ligação entre arte e religião. Em seu discurso, a parlamentar defendeu o projeto de lei nº 99/2019, que visa proibir, na capital pernambucana, a contratação pública de artistas “que incentivem a violência e o desrespeito às religiões e seus símbolos.”

Almir Fernando anuncia quatro cursos de qualificação no Alto José Bonifácio

Ao elogiar o início de quatro cursos de qualificação profissional na comunidade do Alto José Bonifácio, na Zona Norte, o vereador Almir Fernando (PCdoB) disse que o Programa Chegando Junto, da Prefeitura do Recife, é muito importante para a população. “Vivemos numa situação difícil em que o desemprego atinge índices históricos na economia brasileira, com cerca de 12 milhões de desempregados. É muito importante essa ação da Prefeitura Municipal devido ao grande número de desempregados de nossa cidade”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (2).

Samuel Salazar divulga a “Endomarcha Mundial da Endometriose”

Com o objetivo de contribuir para a divulgação da Campanha Mundial do Março Amarelo, que trabalha a conscientização da endometriose, uma inflamação aguda no sistema reprodutor feminino, o vereador Samuel Salazar (MDB) disse que “mesmo não sendo protagonista da luta, é um parceiro do tema”. Na reunião ordinária desta segunda-feira, (2), da Câmara Municipal do Recife, ele convocou os colegas para o movimento chamado “Endomarcha Mundial da Endometriose”, que será realizada no dia 28 de março no Recife.

Ivan Moraes pede voto de aplauso para quem trabalhou durante o Carnaval

O vereador Ivan Moraes ( PSOL) apresentou voto de aplauso a todos os profissionais que, em seu entendimento, contribuíram para a realização do carnaval do Recife. A homenagem não estava prevista na Ordem do Dia. “A festa recifense, assim como a de Olinda, é produzida artesanalmente pelas pessoas, pela população. Há um apoio reconhecido dos poderes públicos, mas o povo prescinde desse apoio para fazer da festa um grande sucesso. As pessoas que trabalham é que são responsáveis pela vinda de milhares de turistas a cada ano. Por isso, peço voto de aplauso para elas”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (2).

Assessores de Ana Lúcia foram impedidos de entrar em escolas da rede

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) denunciou o impedimento de assessores do gabinete dela de entrarem em escolas da rede municipal para vistoriar as unidades. Ela se solidarizou, na tarde desta segunda-feira (2), na Câmara do Recife, com o colega André Régis (PSDB), que também teve membros da equipe dele impedidos de vistoriar escolas municipais. “Esse é um tratamento truculento e não é dessa forma que se fala de educação. A alegação foi a de que só seria possível com a presença do parlamentar e nem sempre é possível estar presente, pois a nossa agenda é muito cheia”.

André Régis critica Prefeitura por barrar servidores na fiscalização de escolas

Recentes acontecimentos em que servidores da Câmara do Recife foram barrados em escolas da rede pública municipal motivaram um discurso do vereador André Régis (PSDB) nesta segunda-feira (2), na Casa de José Mariano. Segundo o parlamentar, a questão indicaria que o Executivo não está disposto a mostrar as condições de acolhimento dos alunos no novo ano letivo.

Hélio Guabiraba agradece realização de obras

Uma obra reivindicada por mais de 30 anos deverá ser entregue à comunidade da Estrada do Passarinho, amanhã às 19 horas pela Prefeitura do Recife. A informação foi dada pelo vereador Hélio Guabiraba (sem partido), na tarde desta segunda-feira (2), na Câmara do Recife. Ele relatou que os moradores pedem o asfaltamento do acesso há pelo menos três décadas. “As pessoas da comunidade eram obrigadas a andar na lama por falta de asfalto, agora isso vai acabar”.

Almir Fernando critica empresa de transporte por retirada de cobradores

A empresa de transporte Caxangá, que opera linhas de transporte público coletivo na Zona Norte do Recife, foi alvo de críticas do vereador Almir Fernando (PCdoB) nesta segunda-feira (2). Na tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar discursou contra a retirada de cobradores dos ônibus, prática que, segundo ele, tem sido realizada pela empresa.

Maguari faz chamado para ato em favor da Dataprev

Uma empresa pública que está na mira do pacote de desestatização do Governo Federal – a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) – vem recebendo o apoio de parlamentares da Câmara do Recife nas últimas reuniões plenárias. Desta vez, foi o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) quem subiu à tribuna para defender a entidade. Nesta segunda-feira (2), ele fez um convite para o ato dos funcionários da empresa marcado para acontecer na terça-feira (3), em Boa Viagem.

Ana Lúcia defende projeto que afixa cartazes com informações dos Conselhos Tutelares

O projeto de lei 100/19, de autoria de Ana Lúcia (Republicanos), aprovado em primeira votação na tarde desta segunda-feira (2), na Câmara do Recife, determina que sejam afixados cartazes nas escolas públicas e privadas dando publicidade aos endereços e telefones dos Conselhos Tutelares, de todas as regionais, RPAs. Ela disse que essa informação nem sempre está disponível para a comunidade escolar e muitas vezes os alunos e familiares necessitam ser encaminhados para esses órgãos.

Maguari agradece por recapeamento da avenida São Paulo

Uma obra realizada pela Prefeitura do Recife foi tema de um discurso do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) nesta terça-feira (3). Da tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar agradeceu ao Executivo municipal – em especial, ao prefeito Geraldo Julio e ao secretário de Infraestrutura, Roberto Gusmão – pelo recapeamento da avenida São Paulo, na Zona Oeste da capital.

Goretti Queiroz lança projeto para bem estar animal

O lançamento do projeto, em primeira edição, “Clarice vai à Escola para o bem-estar animal”, de autoria da vereadora Goretti Queiroz (PL), contou com a participação de toda equipe do gabinete dela, bem como representantes da Secretaria Municipal de Educação, em solenidade no Compaz Ariano Suassuna. Ela informou na tarde desta terça-feira (3), na Câmara do Recife, que o nome do programa é uma homenagem à escritora Clarice Lispector, que tem diversos livros publicados sobre a causa animal. "O programa vai levar educação animal para as escolas da rede pública, no sentido de educar e lançar um novo olhar sobre a questão", afirmou a parlamentar.

Por segurança no trânsito, João da Costa pede alteração na avenida Liberdade

A avenida Liberdade, localizada na Zona Oeste do Recife, pode ganhar um ponto de redução de velocidade de tráfego. Ao menos é isso que quer o vereador João da Costa (PT), que tratou do assunto na tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (3). Apontando falta de segurança para pedestres na via, o parlamentar repercutiu no plenário que o pedido foi feito diretamente à presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), Taciana Ferreira.

Aerto Luna convida para lançamento da Campanha da Fraternidade

Com o tema "Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso" e o lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele", a Campanha da Fraternidade 2020 será debatida na Câmara do Recife, por iniciativa do vereador Aerto Luna (PSB), em reunião solene a ser realizada nesta quarta-feira (4), às 16 horas. O tema discutido foi inspirado na vida de Santa Dulce dos Pobres. “Como vereador e católico vejo a importância em discutir todos os anos a Campanha da Fraternidade, pois a sociedade precisa se engajar na discussão”.

Eriberto Rafael agradece início de obras em Roda de Fogo

As obras de calçamento na rua Luiz da Câmara Cascudo, na Comunidade de Roda de Fogo, na Zona Oeste do Recife, terão início nesta quarta-feira (4). “Trata-se de uma reivindicação antiga dos moradores que sofriam muito, sobretudo nos dias de chuva”, destacou o vereador Eriberto Rafael (PTC), na tribuna da Câmara do Recife, nesta terça-feira (3). Ele aproveitou a ocasião para agradecer a gestão municipal pelos serviços que devem abranger, em seguida, a recuperação das ruas Uruguai e Confederação do Equador.

Luiz Eustáquio quer audiência pública sobre preparo contra coronavírus

As discussões sobre a doença covid-19, causada pelo por uma variedade recém-descoberta de coronavírus, chegaram à Câmara do Recife. Nesta terça-feira (3), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) subiu à tribuna da Casa para tratar da necessidade da preparação contra o problema na capital pernambucana. O parlamentar apresentou um requerimento, aprovado durante a reunião plenária, para a realização de uma audiência pública sobre o tema no dia 19 de março.

Rinaldo Junior rebate críticas de ex-ministro

Indignado com as críticas tecidas pelo ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, o vereador Rinaldo Junior (PSB) classificou como sendo agressões pessoais, de baixo calão, que saíram do campo da política, aonde segundo ele, deve se dar o bom debate. Ao criticar a gestão do Executivo municipal, o ex-ministro, conforme registro em jornais locais, teria feito críticas pessoais ao vereador. O parlamentar rebateu, na tarde desta terça-feira (3), na Câmara do Recife, a fala do ex-ministro com veemência.

Ana Lúcia quer identificação para pessoa com transtorno do espectro autista no Recife

Instituir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) no Recife. É esse o intuito do projeto de lei nº 148/2019, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que foi levado à discussão no plenário da Câmara nesta terça-feira (3). A matéria, cuja votação foi adiada após um pedido da parlamentar, havia recebido um parecer pela rejeição por parte da Comissão de Legislação e Justiça da Casa.

Dia da Família é aprovado e causa debate entre vereadores

A aprovação do projeto de lei número 149/2018, que dispõe sobre a inclusão do Dia da Família Recifense, no calendário oficial de eventos do município, gerou uma discussão em plenário nesta terça-feira (3), quando se realizou a segunda e última votação. O vereador Ivan Moraes (PSOL), subiu à tribuna, na reunião ordinária, para justificar o voto em favor da matéria, que foi proposta pelo vereador Fred Ferreira (PSC). “O que está sendo votado não é a justificativa do projeto de lei, mas o texto que se tornará lei. Por isso, sou a favor. O texto não define o arranjo familiar e será uma oportunidade para se discutir a questão do respeito pela diversidade em sala de aula”, defendeu Moraes.

André Régis pede para que Congresso Nacional deixe Bolsonaro governar

No momento em que o Congresso Nacional analisa os vetos do presidente da República à Lei de Diretrizes Orçamentárias, o vereador André Régis (PSDB) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (3), para fazer um apelo aos deputados e senadores. “Eu gostaria de pedir que os parlamentares não derrubem os vetos e que, dessa forma, deixem o presidente governar”, afirmou. Segundo ele, se ocorre o contrário, “a instabilidade política será fomentada no País”.