Lei denomina Jardim Secreto área de convivência no Poço da Panela

Há cerca de três anos, em 2017, um grupo de moradores da Zona Norte do Recife se reuniu para mudar o destino de um terreno baldio, que trazia sujeira e insegurança para a comunidade. À margem do Rio Capibaribe, onde antes havia um lixão, nasceu um espaço de lazer, cultura, convivência, contemplação e preservação da natureza, Este é o Jardim Secreto do Poço da Panela, uma iniciativa da sociedade civil que vem sendo cada vez mais reconhecida pelo Poder Público. Um destes reconhecimentos partiu do vereador Jayme Asfora (sem partido), autor da lei que assegurou o nome oficial ao espaço.

A Lei Nº 18.577/19 foi sancionada em maio do ano passado, “Os moradores sempre contaram com o apoio direto do nosso mandato e dos órgãos públicos do Poder Executivo, que atenderam as demandas da associação dos moradores e voluntários, garantindo grandes transformações sociais e ambientais ao terreno, como a retirada de aproximadamente 15 caminhões de lixo do local”, lembra Jayme Asfora.

Ele conta que foi a partir da retirada do lixo que a comunidade pôde iniciar a transformação do espaço. “Através do esforço coletivo, os voluntários implantaram um sistema agroflorestal, hortas comunitárias, bosque de pomares e canteiros de flores. Conseguiram doações de bancos, mesas, lixeiras, balanço, slackline, ferramentas de jardinagem, um sistema de compostagem com minhocas e, através de vaquinhas, fizeram uma sementeira, plantaram um gramado e construíram um sistema de irrigação que funciona com a energia solidária do condomínio Villa Pasárgada”.

O Jardim Secreto também recebeu o primeiro transplante urbano da cidade, com materiais doados pela Casa Cor 2018 e em parceria com a Prefeitura do Recife, que dispôs da mão de obra e dos materiais necessários para a implantação do projeto. O terreno de 3 mil metros quadrados, à margem do Rio Capibaribe, está em constante adaptação e todo trabalho é feito pelos próprios moradores. O Coletivo realiza eventos gratuitos com apresentações culturais, atrações para as crianças, cinema ao ar livre, oficinas (de reciclagem, plantio e compostagem), debates, feirinhas com expositores locais e bazar com preços acessíveis para arrecadar fundos para a manutenção e sustentabilidade do projeto. Todos os sábados tem mutirão para limpeza, manutenção e, plantio, além da reunião do Coletivo.

Para Jayme Asfora, garantir a denominação do Jardim Secreto do Poço da Panela é legitimar e tornar oficial este espaço público e o trabalho colaborativo para a construção de uma importante área de convivência, lazer e cultura da cidade.

Ações
registrado em: jayme asfora