Ivan Moraes recebe universitários em visita à Câmara do Recife

Para conhecer de perto o funcionamento do Poder Legislativo Municipal, alunos do curso de Ciências Políticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) visitaram a Câmara do Recife, na tarde desta quarta-feira (11), e foram recebidos pelo vereador Ivan Moraes (PSOL). “Para mim é um dos momentos altos do mandato receber a população e interagir com as pessoas no local onde cuidamos do interesse de todos os cidadãos recifenses. Essa ação é tão importante quanto as atribuições oficiais dos vereadores”, afirmou Moraes.

Cerca de 50 estudantes estiveram na visita, que começou às 14h e durou uma hora. Num primeiro momento, eles estiveram no plenarinho, que é o espaço onde se realizam as audiências públicas, na Câmara Municipal. O vereador Ivan Moraes falou da importância dessas reuniões, que permitem a participação efetiva da população na discussão dos projetos de lei e nos debates dos problemas municipais. Em seguida, a assessora especial de Relações Públicas, Ana Torti,  conduziu os alunos ao Salão Nobre, às assessorias da casa, e à Sala das Comissões.

No plenário, os universitários ocuparam as cadeiras que são reservadas aos parlamentares. Puderam fazer perguntas e questionar o vereador Ivan Moraes sobre o papel do Legislativo. A visita foi fundamental para Andrya Gabryelle Santos de Araújo, 20 anos, do primeiro período do curso de Ciências Políticas, que entrou na Câmara Municipal do Recife pela primeira vez. “Nós discutimos com frequência a política eleitoral nos planos estadual ou federal, mas nunca abordamos a questão municipal. Esta foi uma oportunidade de conhecer a sede do Legislativo Municipal”, afirmou.

Ighor Branco, 20 anos, do 5º período, já conhecia a Câmara. “Participei de um trabalho da faculdade, no ano passado, sobre consultoria política e falei com diversos vereadores. Acho que esta visita representa a união entre o que produzimos, o que pensamos, com a realidade concreta, com quem toma as decisões”.  Maria Thereza Soares, 18 anos, primeiro período, achou que a visita “nos ajudou a ver melhor o espaço político onde ocorrem as tomadas de decisões”. Athos Matheus Pugliesi da Silva, 20 anos, primeiro período, disse que estar na Câmara era “uma oportunidade de rever os políticos que ajudamos a eleger e que só vemos no período eleitoral”.


Em 11.03.2020, às 15h13.

registrado em: ivan moraes