Ivan Moraes sugere votação digital e faz alerta para situação de brasileiros em Lisboa

Na manhã desta quarta-feira (18), o vereador Ivan Moraes (PSOL) fez pronunciamento, no plenário, citando possibilidades de ações que poderão ser tomadas diante da proliferação do novo coronavírus. “Não estamos em um momento corriqueiro e, sim, especial da humanidade que requer medidas corajosas e responsáveis. Poderíamos contribuir com grupos de trabalho para enfrentar essa pandemia e já temos sugerido uma série de medidas à Prefeitura”.

Ivan Moraes lembrou que a Casa de José Mariano tem matérias importantes para serem analisadas e que pode adotar a votação por meio digital. “É importantíssimo que a Casa evite a proliferação do vírus e, também, que este poder permaneça ativo até porque temos votações relevantes, com prazo até a próxima sexta-feira, como é o caso do dissídio salarial do funcionalismo público. Podemos nos apropriar das tecnologias disponíveis, evitando uma reunião com grandes grupos. É preciso usar as ferramentas digitais. Não somos pessoas comuns e não podemos deixar de fazer o nosso papel legislativo. Mas a presença física e o atendimento presencial poderiam ser suspensos”.

Outro assunto destacado por Ivan Moraes foi a notícia de que vários brasileiros estariam no aeroporto de Lisboa sem poder retornar ao Brasil. “Há pessoas sofrendo há mais de dez horas sem conseguir voltar para casa sendo expostas às variações de clima. Muitos são idosos e outros têm problemas de locomoção e precisam de atenção do Itamaraty. O presidente da República precisa cuidar dos brasileiros porque esses brasileiros, e recifenses também, necessitam ser retirados dessas filas até que se encontre uma forma de trazê-los com segurança. Esse é o papel do Itamaraty. Não é possível que essas pessoas permaneçam desamparadas e sem ter para onde ir”.

 

Em 18.03.20 às 11h52.

registrado em: ivan moraes