Michele Collins sugere adiar evento para prevenir coronavírus

Preocupada com a possibilidade de disseminação do novo coronavírus no Recife, a vereadora Michele Collins (PP), sugeriu que a 13ª Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais Brasil 2020, a se realizar de 17 a 20 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco, seja adiada como forma de prevenção ao vírus. Ela informou na tarde desta quarta-feira (11), na Câmara Municipal, que o evento deve reunir cerca de três mil pessoas, do mundo inteiro, de 30 países envolvidos e cerca de 700 representantes internacionais. “Peço aos gestores locais para que adiem esse encontro em prol da saúde da população recifense”.

A vereadora informou que o encontro tem diversos objetivos  como o fortalecimento de movimentos municipalista latino-americano, o fortalecimento da política da governança local, e o impulsionamento de aliança público-privadas. Ela disse que apesar de considerar o evento de grande importância, as medidas de prevenção a esta doença tomadas em Pernambuco, em eventos de grande porte, preocupam.  “No mundo todo,  grandes eventos estão sendo adiados ou cancelados”.

De acordo com a vereadora o Brasil ainda não tomou  medidas de proteção, como a proibição de entrada de pessoas vindas de áreas de risco.  “O país já tem 34 casos confirmados da doença e mais de 900 suspeitos. No mundo as mortes já passam de  quatro mil, sendo mais de 3.100 na China e cerca de 460 na Itália. A Organização  Mundial de Saúde  já declarou pandemia do coronavírus.  Nosso governo precisa tomar medidas, pelo menos em relação a eventos internacionais de grande porte”.

Ela relatou alguns eventos cancelados e outros, como jogos de futebol, que vão acontecer sem público. Disse ainda que teve informações através da ONU que muitos países já cancelaram a vinda para este evento em Recife. “Não sou contra a cúpula, mas acredito que este não seja o momento para sua realização.  Neste sentido,  a população precisa saber o que será feito pelo poder público nas esferas municipal e estadual”.

 

Em 11.03.20220 às 17h34.

registrado em: michele collins