2020

A vereadora Michele Collins (PP) discutiu dois requerimentos de autoria dela, de nº 3585/2020 e nº 3386/2020, solicitando que a secretaria de Saúde do Estado crie uma policlínica itinerante e o outro, à secretaria de Educação do Recife, a possibilidade de realização de testes em estudantes e professores da rede municipal de ensino no monitoramento da covid-19. Ela disse na manhã desta segunda-feira (13), na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que muita gente está morrendo dentro de casa por medo de ir a hospitais. “Outras cidades como Itajaí, em Santa Catarina, está distribuindo a medicação ivermectina como medida profilática, ou seja, preventiva ao vírus. O medicamento custa barato e vem sendo indicado por diversos médicos”.

Para celebrar a passagem dos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e para lembrar que crianças e adolescentes podem se tornar alvos vulneráveis durante a pandemia, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) disse que era preciso registrar, nos anais da Casa, a passagem da data e destacar o panorama atual em que vive o público desta faixa etária. Seu pronunciamento foi feito durante reunião ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (13), por videoconferência. “O vírus pode não ser tão letal em crianças como é nos idosos, mas elas correm o risco de acabar se tornando as maiores vítimas. Todas as crianças estão sendo afetadas pelos impactos”.

Nesta segunda-feira (13), durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife, o vereador Fred Ferreira (PSC) fez um discurso em defesa da manifestação pública de setores da economia da capital. Os grupos citados por ele - de empresários dos setores de academias de ginástica e bares - pedem a reabertura de seus estabelecimentos em meio à pandemia de covid-19. O parlamentar criticou as ações utilizadas para conter os protestos dessas categorias, como aplicações de multas de trânsito e a apreensão de veículos.

O vereador Benjamim da Saúde (PSB) fez um apelo para que a Secretaria da Saúde da Prefeitura do Recife realize o curso preparatório emergencial que vai permitir a contratação de 353 agentes de endemias, que já prestaram concurso público para ocupação do cargo. “Estamos numa verdadeira situação de guerra e esses agentes de saúde podem contribuir para salvar muitas vidas. Além da pandemia causada pela covid-19, eles também ajudarão a enfrentar a endemia da dengue, zika e chicungunha”, afirmou, em reunião realizada na Câmara do Recife, manhã desta segunda-feira (13), de forma remota, por videoconferência.

Em reunião por meio de videoconferência realizada na manhã desta quinta-feira (9), a Comissão de Legislação e Justiça analisou quatro projetos de lei, concedendo parecer pela aprovação a três. Estiveram presentes os vereadores Aerto Luna (PSB), presidente do colegiado, Almir Fernando (PCdoB) e Samuel Salazar (MDB). Dentre as proposições aprovadas, está o projeto de lei (PLO) número 118/2020, de Michele Collins (PP), que altera a lei municipal nº 18.076/ 2014, que estabelece normas de prevenção de acidentes a serem cumpridas pelos condôminos e/ou administradores nos elevadores dos edifícios do Recife.

O município do Recife poderá adotar o “Programa Municipal de Assistência Integral às Pessoas com Epilepsia”, que além, de promover o atendimento aos pacientes também deverá realizar campanhas educativas sobre a doença. Isso é o que prevê o projeto de lei (PLO) número 89/2020, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, reunida na tarde desta terça-feira (8), de forma remota, por videoconferência. Além desse, outros três projetos de lei receberam pareceres favoráveis do colegiado, que também distribuiu para análise outros seis projetos de lei e três projetos de decreto legislativo (PDL).

Presidida pelo vereador Gilberto Alves (Republicanos), a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife promoveu uma reunião nesta terça-feira (7) para discutir e votar pareceres a oito projetos de lei que tramitam na Casa. Por meio de videoconferência, os membros do grupo aprovaram todas as proposições. Dentre elas, estava o parecer ao projeto de lei nº 293/2019, de autoria do vereador Romerinho Jatobá (PSB), que institui a responsabilidade de indenizar proprietários de veículos estacionados nas vagas do sistema de estacionamento rotativo Zona Azul da capital.

Ao aprovar o requerimento de número 3257, a vereadora Michele Collins (PP) ressaltou a importância do trabalho que vem sendo realizado pelas comunidades terapêuticas em Pernambuco durante a pandemia da covid-19. “Elas vêm ampliando as suas atribuições com o acolhimento das pessoas que estão em situação de rua, além de continuarem com suas finalidades que já levaram o Governo Federal a considerá-las como serviços essenciais”, afirmou, na reunião ordinária da Câmara do Recife realizada na manhã desta terça-feira (7), de forma remota, por videoconferência. O requerimento destacado pela vereadora dirige apelo ao secretário de Saúde do Estado, André Longo, objetivando a disponibilização de kits de teste rápido para detecção da covid-19 para as comunidades terapêuticas.

A falta de abastecimento de água, principalmente nas comunidades que se localizam nos morros da Zona Norte do Recife e a falta de regularidade do transporte público nesses locais são dois assuntos que vêm preocupando o vereador Almir Fernando (PCdoB). Durante a reunião ordinária da Câmara do Recife realizada nesta terça-feira (7), via videoconferência, o parlamentar cobrou à Compesa e ao Consórcio Grande Recife de Transporte, as melhorias nos serviços.

Nesta terça-feira (7), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) fez um comentário sobre as expectativas em torno de duas vacinas para covid-19 que serão testadas na população brasileira. Segundo o parlamentar, que é presidente da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara do Recife, é preciso manter as práticas de isolamento social enquanto a imunização não for disponibilizada de fato.