Cerca de 400 trabalhadores prestadores de serviços para empresas terceirizadas, contratadas pela Prefeitura do Recife, segundo o vereador Rinaldo Junior (PSB), não estariam recebendo salários em dia, por atraso das terceirizadas. Ele disse na manhã desta terça-feira (7), durante reunião ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, que existe uma lei de autoria dele, a 18.626/2019, penalizando empresas prestadoras de serviços que atrasem salários e contribuições previdenciárias. “Fui informado que a PCR já pagou às terceirizadas, mas o dinheiro não chegou no bolso do trabalhador.”
O vereador Ivan Moraes (PSOL) apresentou um bloco de três requerimentos que solicitam à Prefeitura do Recife para não gastar recursos financeiros com propaganda institucional enquanto durar a pandemia da covid-19 e que o dinheiro previsto pra este fim seja redirecionado para pagar os cachês dos músicos não contratados da Orquestra Sinfônica de Recife (OSR). Todos eles foram aprovados. “Não estou pedindo que a Prefeitura do Recife deixe de gastar com a propaganda educativa, dizendo como a população pode evitar a contaminação do vírus ou que seja preciso usar máscaras para se proteger. O que eu falo é que a gestão não deva priorizar a propaganda para dizer que faz uma boa administração da cidade, deixando de investir esse mesmo dinheiro em outros setores, como a saúde e a cultura, por exemplo”, afirmou, na reunião ordinária da Câmara do Recife realizada na manhã desta terça-feira (7), de forma remota, por videoconferência.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) comemorou requerimento de autoria dele, no qual solicita a criação de mais segurança nas ciclovias e ciclofaixas do Recife. Ele disse na manhã desta terça-feira (7), na reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que pediu a criação de uma patrulha ciclista para fazer a segurança das pessoas que se utilizam desses equipamentos, seja para trabalhar ou para lazer, e que sofrem com a insegurança, especialmente as mulheres, maiores vítimas. Os requerimentos em questão são o 3201/2020 solicitando reforço na segurança ao Governo do Estado, e o 3200/2020 pedindo equipes de orientação sobre Covid-19 à PCR.
A aprovação, na última segunda-feira (6), de dois requerimentos ligados ao cumprimento de regras de distanciamentos social no transporte público foi tema de um discurso da vereadora Aline Mariano (PP) nesta terça-feira (7). Durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife, a parlamentar falou sobre a necessidade da adequação das empresas de transporte a protocolos de enfrentamento à covid-19. Ambos os requerimentos aprovados, de nº 2935/2020 e nº 2937/2020, são de sua autoria.
O vereador Fred Ferreira (PSC) pediu celeridade ao pleito do Requerimento 2110/2020, de sua autoria, durante reunião ordinária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (7), que solicita a doação de cestas básicas aos permissionários e condutores do transporte escolar, cadastrados no Recife. “Muitos permissionários disseram que esta foi a primeira categoria a ser prejudicada. Então peço que a prefeitura e o governo do estado olhem para esses profissionais”.
Através do Portal da Transparência da Prefeitura do Recife, podem ser beneficiados com o novo credenciamento para o fornecimento de máscaras de tecido, pessoas físicas, microempreendedores individuais, microempresas e cooperativas, costureiras e costureiros. Serão confeccionadas 500 mil máscaras de tecido para distribuição porta a porta nas comunidades mais carentes do Recife. A informação foi dada pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (7), por videoconferência. “O credenciamento dos costureiros e costureiras interessados acontecerá até a próxima sexta-feira. Os detalhes estão disponíveis em edital publicado no portal da Prefeitura do Recife. Todo o procedimento para se credenciar será online”.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) anunciou que o prefeito Geraldo Julio irá entregar em meados de setembro a primeira etapa da construção da UPA Especialidade (EPAe), localizada no bairro do Ibura. “É uma obra gigantesca, maravilhosa, que beneficiará a população daquele bairro e adjacências. Essa é uma vitória do povo do Recife e também desta Câmara de Vereadores, pois desde 2017 eu venho batalhando para retirar do papel a construção deste equipamento”, afirmou na reunião realizada de forma remota, por videoconferência, nesta terça-feira (7).
Destacar ações do Poder Executivo municipal durante a pandemia do novo coronavírus. Foi com esse objetivo que o vereador Almir Fernando (PCdoB) se pronunciou nesta terça-feira (7), durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife. Em seu discurso, o parlamentar disse que o prefeito Geraldo Julio acertou ao dar uma resposta rápida ao surgimento da covid-19.
A vereadora Aline Mariano (PP) anunciou aos vereadores a requalificação dos 60 quiosques da orla de Boa Viagem, Pina, e Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. Ela disse na manhã desta segunda-feira (6), na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que essa luta já dura mais de dois anos e que o decreto municipal para revitalização de todos os quiosques saiu recentemente. A parlamentar fez questão de dizer que o o projeto é inovador e ousado, discutido e aprovado pela Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR), e não terá custo para a Prefeitura da cidade.
Primeiro do nordeste em gastronomia, Pernambuco está sofrendo com o fechamento de bares e restaurantes em virtude da pandemia. Por isso e preocupada com a reabertura segura dos estabelecimentos do setor, a Comissão de Planejamento de Urbano e Obras, da Câmara do Recife, presidida pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD), recebeu na tarde desta segunda-feira (6), através de videoconferência, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), André Araújo, para debater a volta do setor que está aguardando sinal verde do Governo do Estado. Ele informou que a entidade já tem protocolo sanitário próprio e que vem, em parceria com o Sebrae, realizando treinamento com funcionários para a volta gradual e segura, e por isso há um sentimento de frustração por não ter reaberto já a partir desta segunda, como estava previsto.