2020

Criar o Dia Municipal de Prevenção, Orientação e Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Recife, através de uma série de atividades para esclarecimento sobre a doença, faz parte da preocupação da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Por isso, ela elaborou projeto de lei número 24/ 2020, propondo a criação desse dia no calendário oficial de eventos da cidade. A proposição foi aprovada em primeira discussão, na manhã desta segunda-feira (1º), na reunião ordinária da Câmara do Recife, transmitida por videoconferência.

Uma cartilha digital para dar publicidade e esclarecimentos sobre uma síndrome ainda pouco conhecida e de nome aparentemente difícil. Trata-se da Síndrome de Tourette, em que os portadores desenvolvem tiques nervosos involuntários, em virtude de comandos cerebrais não controláveis. Por isso, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) solicitou, na manhã desta segunda-feira (1º), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência, à Secretaria de Educação, através do requerimento 2073/2020, que disponibilize a versão digital da cartilha sobre Síndrome de Tourette e prevenção ao bullying, nas escolas da rede municipal de ensino.

“Se fôssemos fazer uma avaliação final da gestão para o trato da pandemia, a minha nota seria de reprovação”. Com essas palavras, o vereador André Régis (PSDB) deu sua opinião sobre a condução do Executivo municipal no enfrentamento da crise da covid-19 na capital pernambucana. O parlamentar fez um discurso sobre o tema nesta segunda-feira (1º), durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, que aconteceu por meio de videoconferência.

O vereador Chico Kiko (PP) pediu atenção a dois assuntos que abordou durante a reunião ordinária desta segunda-feira (1º), transmitida por videoconferência, na Câmara Municipal do Recife: a suspensão do reajuste da conta de energia elétrica e o parcelamento do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), através de boleto e sem juros. Ele justificou que tem recebido muitas mensagens de pessoas que relatam dificuldades financeiras e lembrou do difícil momento econômico que passa o país, com a pandemia da covid-19.

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (1º), em primeira discussão, o projeto de lei nº 32/2020, que dispõe sobre a criação da Semana de Conscientização e Combate aos Crimes Cometidos por meio da Internet. Antes da votação, que aconteceu por meio de videoconferência, a autora da proposta – a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) fez uso da palavra para tratar do tema. “A falsa sensação de anonimato e de não punição tem levado milhares de pessoas a usar a internet de maneira ilegal”, disse a parlamentar.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) divulgou a criação do Observatório Popular de Direitos Humanos (OPDH) em Pernambuco, ocorrido na semana passada, que segundo ele reúne cerca de 30 organizações e movimentos sociais. “Ele foi criado sob a influência do decreto estadual 49.071, de 11 de maio, que instituiu o lockdown. E vai funcionar como um canal para denúncias de ações da gestão pública que possam representar violações aos direitos humanos, assim como para dar voz a organizações sociais e outras entidades da sociedade organizada para o comitê de enfretamento à pandemia do covid-19”, afirmou, durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada de forma remota, por videoconferência, nesta segunda-feira (1º).

Na próxima quarta-feira (3), às 16h, a Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, presidida pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), programou uma reunião por videoconferência, com representantes de duas secretarias do Recife: Desenvolvimento Econômico e Planejamento Urbano. O presidente do colegiado frisou a importância do debate durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, por meio remoto, nesta segunda-feira (1º). “Queremos debater as futuras medidas de reabertura do comércio, por exemplo, mas que essas decisões não causem doenças às pessoas. Temos que ter muito cuidado, pois estamos em um momento difícil diante do novo coronavírus. Tem que ser um plano ligado à saúde, e não somente econômico", disse Eustáquio.

A situação dos bancos de leite humano do Recife durante a pandemia de covid-19 preocupa a vereadora Michele Collins (PP). Nesta segunda-feira (1º), durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, ela afirmou que o estoque do leite materno da capital está baixo. O Poder Legislativo aprovou na ocasião o requerimento nº 2086/2020, de autoria da parlamentar, que pede à Secretaria de Saúde municipal a realização de campanhas para estimular a doação de leite humano durante o período da pandemia.

Foi aprovado em primeira discussão o projeto de lei número 34/2020, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que denomina de Ciclofaixa Professor Josias Albuquerque a rota ciclável existente nas ruas Bispo Cardoso Ayres e Treze de Maio, nos bairros Soledade e Santo Amaro, no município do Recife. A aprovação ocorreu durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada de forma remota, por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (1º).

Foi aprovado em primeira discussão, na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (1º), durante reunião ordinária transmitida por videoconferência, o projeto de lei de autoria do vereador Rodrigo Coutinho (SD) que institui na cidade a "Semana do Ambientalismo Consciente”. Segundo a proposição, o evento será realizado, anualmente, na semana que compreende o dia 5 de junho, data que coincide com o Dia Mundial do Meio ambiente. “A questão ambiental, para mim, tem sido de extrema importância porque trata da conscientização a respeito da sobrevivência e melhor qualidade de vida. Acredito que o projeto é bastante pertinente para a nossa cidade”.