Notícias

O Outubro Rosa, movimento popular internacionalmente conhecido e comemorado em todo o mundo, remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O evento foi ressaltado nesta segunda-feira, 5, pelo vereador Alfredo Santana (PRB).

O plenário da Câmara Municipal do Recife lotou, na manhã desta segunda-feira, para a realização da reunião solene de iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (Rede) que homenageou os agentes comunitários de saúde. A comemoração ocorreu um dia depois da data festiva da categoria profissional, pois o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde foi domingo, 4, quando não há expediente no legislativo municipal. Para Luiz Eustáquio a data representa “a luta e as conquistas dos profissionais que surgiram em 1991 e que desde então passaram a travar muitas batalhas para serem reconhecidos. São profissionais que realizam um papel importante em nosso país no trabalho de prevenção e curativo de doenças”.

Oftalmologista, médico legista, clínico geral, ortopedista, geriatra. A essa longa lista de qualidades, o médico de São José do Egito Leonardo José Vieira Queiroz acrescentou nesta sexta-feira (2) mais uma: a de cidadão do Recife. Por iniciativa do vereador Edmar de Oliveira (SDD), uma reunião solene foi realizada na Câmara Municipal para conceder o título ao novo recifense e celebrar a homenagem.

Já está contando o prazo regimental de emendas para as peças orçamentárias do município do Recife para o próximo ano. Os projetos de lei números 21 e 22, respectivamente a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual 2014-2017 (PPA), ambos de autoria do Poder Executivo, foram encaminhadas à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife e os vereadores terão até 20 de outubro para oferecer emendas. A LOA estima a receita e fixa a programação das despesas para o próximo ano. Já o PPA estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, com vigência de quatro anos.

Debater as formas de combate contra o comércio clandestino de GLP – mais conhecido como gás de cozinha – e os detalhes da lei municipal nº 18.134, aprovada neste ano pela Câmara do Recife e que estabelece normas de segurança para a locomoção e comércio de gás. Esses foram os objetivos de uma palestra educativa realizada nesta quinta-feira (1º), no plenarinho da Casa de José Mariano, para revendedores de gás da capital pernambucana. O encontro contou com representantes de sindicatos da área e com o presidente do Legislativo municipal, o vereador Vicente André Gomes (PSB).

Pelos bons serviços prestados à sociedade em 17 anos de serviços atuando na prevenção e salvamento de pessoas no combate a incêndios e atendimentos pré-hospitalares, o vereador Davi Muniz(PROS) houve por nem conceder a Medalha de Mérito José Mariano, a mais alta comenda da Câmara do Recife, ao sargento bombeiro militar, Raniere Gonçalves Torres.

Após receber, ao longo do mês de setembro, turmas de estudantes de Direito de diversas escolas superiores de Pernambuco, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) recepcionou alunos da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) para explicar o funcionamento da Câmara Municipal do Recife e como ocorre a tramitação das matérias legislativas. O encontro, na manhã desta quinta-feira, 1º de outubro, ocorreu no plenário e contou com a presença de dezenas de estudantes da disciplina de Direito Constitucional. A vereadora e o diretor do Departamento Legislativo da Casa de José Mariano, Paulo Rogério do Nascimento, conversaram com eles por cerca de duas horas.

Com a presença de representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e de professores da rede municipal, a Câmara do Recife realizou audiência pública, na manhã desta quinta-feira, 1º de outubro, para debater o ofício 122, da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife, que estabelece que os professores de referência do 1º ao 5º ano estão responsáveis por ministrar e avaliar as aulas de Educação Física nas escolas da rede pública municipal. A iniciativa da audiência foi do vereador Eurico freire (PV). “Os professores do magistério não têm compreensão adequada da anatomia humana, o que é uma das prerrogativas do profissional de educação física. Isso caracteriza uma disfunção e pode trazer consequência para os alunos”, alertou o vereador. Em menos de um mês esta foi a segunda vez que a Câmara debateu o tema, em conjunto com a população.

Na reunião plenária desta quarta-feira, 30, a vereadora Marília Arraes (PSB) solicitou aos parlamentares que aprovassem o requerimento número 5.272/ 2015, formulando uma moção de desagravo ao professor e cientista político Michel Zaidan. “Ele expressou críticas a atual gestão do governo do Estado e vem sofrendo perseguição política e judicial”, justificou a vereadora. No entanto o líder do governo na Câmara, Gilberto Alves (PTN), pediu vista do requerimento e, por isso, o mesmo foi retirado da pauta de votação e deve voltar na semana que vem.

O anúncio de novas mudanças nos ministérios motivou o pronunciamento do vereador André Régis (PSDB) durante a reunião plenária desta quarta-feira, 30. O parlamentar lembrou que em menos de um ano, o Ministério da Educação, por exemplo, já teve quatro titulares. Quem deverá voltar à pasta é o atual ministro da Casa Civil Aloisio Mercadante. “Nós estamos passando por uma fase da história do Brasil sem paralelo. São dez meses sem governo”.