A Procuradoria Geral do Município do Recife é uma das mais antigas do Brasil, tendo referências históricas de sua existência na Lei 440, de 1949. Foi essa a principal justificativa que levou o vereador Jayme Asfora (PMDB) a apresentar o projeto de lei 126/2016, que inclui no calendário oficial da cidade o Dia do Procurador do Município do Recife , a ser comemorado em 27 de maio de cada ano. A matéria já está sob análise das comissões de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.
Na reunião plenária desta segunda-feira, 26, o vereador Carlos Gueiros (PSB) fez um pronunciamento sobre a falta de tempo mínimo de permanência gratuita no estacionamento do Aeroporto Internacional do Recife. O parlamentar destacou, no entanto, que recebeu esta reclamação recentemente e que irá constatar in loco a informação.
A Medida Provisória (MP) que reformula o ensino médio brasileiro, publicada na edição extra do Diário Oficial da União, dia 23, foi o tema que levou a vereadora Michele Collins (PP) à tribuna da Câmara Municipal, nesta segunda-feira, 26. “O nosso compromisso é com a educação da cidade do Recife. Sabemos que a educação é muito importante, porque concede informação com qualidade às crianças, o que contribui para mantê-las longe das drogas”.
Ao apresentar uma relação de cinco requerimentos que exigem melhorias nas instalações hidráulicas e elétricas, além de obras de infraestrutura na Escola Municipal da Iputinga, bairro de mesmo nome, o vereador André Régis (PSDB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para fazer um alerta preocupante: esta escola, que acolhe centenas de jovens daquele e de bairros vizinhos, precisa de uma intervenção urgente por parte da Secretaria Municipal de Educação. “Dentro da rede municipal, que já teve uma média baixa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), essa escola teve um desempenho que foi abaixo da média”, disse.
A vereadora Vera Lopes (PPS) é presidente da Frente Parlamentar de Combate ao mosquito Aedes aegypti e de Acompanhamento às Crianças com Microcefalia. Na manhã desta segunda-feira, 26, ela disse estar preocupada com a educação dessas crianças. “Nós Temos em torno de 400 crianças com microcefalia, vemos que elas completaram um ano de idade e necessitam de cuidados especiais. As mães precisam de creches especiais para os filhos. Estamos fazendo um Projeto de Lei para que o prefeito, com a sua sensibilidade, coloque pessoal multidisciplinar para acompanhar essas crianças nas creches”.
O vereador Jurandir Liberal (PT) ocupou a tribuna da Casa de José Mariano na manhã desta segunda-feira, 26, para abordar questões que dizem respeito à segurança pública e à mobilidade urbana. O parlamentar repercutiu a entrevista concedida pelo pesquisador José Luiz Ratton um dos idealizadores do Pacto pela Vida ao Jornal do Commercio, bem como questionou a não conclusão das obras do BRT e as críticas à Avenida Conde da Boa Vista.
A importância do trabalho realizado pela Câmara Municipal do Recife nas comunidades da periferia, através dos vereadores, foi destacada por Eurico Freire (Rede), em discurso realizado na reunião ordinária desta segunda-feira, 26. “A Casa de José Mariano cumpre o seu objetivo, mas é importante fazer essa ressalva, quando os vereadores levam as demandas das populações que residem em áreas carentes, para o prefeito, os secretários e presidentes de empresas públicas. Nosso papel é ser a voz dessas pessoas”, ressaltou.
Na reunião plenária desta segunda-feira, 26, o vereador Almir Fernando (PCdoB) agradeceu a construção e recuperação de escadarias, além da instalação de corrimões em ruas da Zona Norte do Recife. “Essas obras foram frutos de requerimentos aprovados por essa Casa e, agora, viraram realidade. Fazemos esses pedidos corriqueiramente, pois é uma necessidade do povo. As pessoas precisam das escadas e dos corrimões. A realização dessas obras é motivo de uma comemoração muito grande e importante”.
O Instituto Amor, Esperança em Jesus Cristo esteve na Câmara na tarde desta sexta-feira, 23, para apresentar o trabalho que desenvolve nas comunidades do Recife. A instituição sem fins lucrativos contribui para o desenvolvimento sustentável através de atividades de educação ambiental, com o princípio dos três Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. “O nosso papel é levar a educação ambiental às comunidades e combater as doenças com a limpeza”, destacou a presidente do Instituto, Sueli Gouveia da Silva.
Através da iniciativa da vereadora Aline Mariano (PMDB) a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na manhã desta sexta-feira, 23, para homenagear a chef e comendadora recifense Erilene Monteiro de Azevedo Braz, que realiza um trabalho filantrópico através de uma instituição mantida com recursos próprios e parcerias e que até o momento já beneficiou cerca de 3 mil pessoas. Erilene, que é dona de uma escola de formação, o Centro de Especialização de Pizzas e Pizzaiolos (Cepp), em Campo Grande, Zona Norte do Recife, é também fundadora do Mão Na Massa, uma proposta pioneira de qualificação profissional para ex-usuários de drogas e pessoas em vulnerabilidade social. Essa formação é gratuita. O plenário da Casa de José Mariano ficou lotado com parentes, amigos, alunos e pessoas que são atendidas pelo trabalho de ação social.