Notícias

Lamentando a falta de valorização dos artistas da terra, esquecidos em vida e mais ainda depois de mortos, o vereador Marco Aurélio (SDD) propôs que uma praça situada no bairro dos Coelhos tenha o nome de Reginaldo Rossi. “Este ano fará dois anos da morte do rei do brecha que levou o nome do Recife para longe, no entanto as rádios não tocam e as pessoas não lembram do que ele foi e fez por nossa música”.

Um dia após a posse coletiva, 44 candidatos aprovados no concurso público realizado pela Câmara se reuniram na manhã desta terça, 18, com a direção dos departamentos para conhecer o funcionamento da Casa. Participaram do encontro o Secretário de Coordenação Geral, Jaime Paiva; Diretor Administrativo, Coronel Roberto Melo; Diretor de Informática, Ricardo Ferraz; Diretora de Comunicação, Eden Pereira; Diretor do Legislativo, Paulo Rogério Nascimento; Diretora de Relações Públicas, Ana Torti; Procurador Legislativo, Izael Nóbrega; Assessor da Primeira Secretaria, Paulo Farias; Diretor de Contabilidade, Luciano Santos; e o Gestor do Patrimônio, Paulo Lins.

A situação da manutenção das vias públicas do Recife foi tema de audiência pública realizada na manhã desta terça-feira, 18, por iniciativa do líder da Oposição na Câmara Municipal do Recife, vereador Jurandir Liberal (PT). “Sou presidente da Comissão de Transporte e Meio Ambiente, que sempre discute as dificuldades de mobilidade urbana. Temos recebido constantes reclamações das comunidades sobre a situação precária das vias, sobretudo nos principais corredores”, justificou o vereador. Com esse intuito, ele convidou para discutir o assunto e ouvir o diagnostico do principal gestor da área, que é o presidente da Empresa de Urbanização, Emlurb, Antônio Barbosa.

O recente caso de violência contra um idoso de 65 anos encontrado morto, com sinais de estrangulamento, em Olinda, levou a vereadora Aimée Carvalho a destacar a necessidade de proteção para os mais velhos. “Precisamos sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra os idosos e disseminar o entendimento da violência como violação aos direitos humanos. Precisamos garantir o envelhecimento dessa população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza. Envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como uma perda de habilidades, mas, como uma oportunidade de transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida”.

Onze projetos de Lei foram discutidos na reunião da comissão de Legislação e Justiça que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 17. “Projetos importantes foram votados. Entre eles, nós demos parecer pela aprovação do projeto do Executivo que institui o Fundo Municipal dos Direito da Pessoa Idosa. A Prefeitura está dando atenção às pessoas de idade da nossa cidade”, destacou o vice-presidente da comissão, Romerinho Jatobá (PR).

O jornal Folha de Pernambuco publicou hoje, 17, uma entrevista com a deputada estadual e ex-vereadora Priscila Krause (DEM), analisando o panorama político e suas perspectivas para as próximas eleições. Na Câmara, o vereador Jurandir Liberal (PT) repercutiu a entrevista , destacando que ela" foi uma das vereadoras que fez a maior oposição ao Partido dos Trabalhadores ao longo de 12 anos e o PT sempre atendeu aos seus pedidos de informação. Hoje, fiz questão de trazer o jornal, pois não é o PT dizendo, mas é uma deputada de um partido que tem uma secretaria no governo. Priscila Krause é muito presente no monitoramento da cidade, ela tem um controle da administração do Recife e disse que dos 302 compromissos previstos, o prefeito executou 9%”.

O Hospital Pedro II, que fica no bairro dos Coelhos, possui mais de um século de existência. Após passar 28 anos fechada, a unidade de saúde foi reinaugurada há cinco anos. “A unidade passou três anos em reforma após os anos que ficou fechada e reabriu as portas para a população usuária do SUS no dia 16 de agosto de 2010, incorporada ao complexo hospitalar do IMIP”, lembrou o vereador Eurico Freire (PV) na tarde desta segunda-feira, 17.

Vereadores de diversos partidos repercutiram hoje na Câmara do Recife o movimento contra a corrupção realizado na avenida Boa Viagem. Parlamentares de diversos partidos como PSDB, PT, PTN se revezaram na tribuna. Wanderson Florêncio (PSDB) afirmou que a manifestação no Recife e no país levou crianças e pessoas de todas as idades porque estão indignadas e não querem um país que perdeu a estabilidade adquirida a duras penas no governo de Fernando Henrique Cardoso, voltou a ter juros altos e o desemprego ronda a todos. “A estabilidade realizada por FHC e mantida por Lula no começo de governo dele foi jogada no lixo. Sem contar com a corrupção que é grande no país”.

Dois projetos de lei ordinária entraram em votação hoje, 17, com o objetivo de garantir o direito ao aleitamento materno em locais públicos e privados no Recife. O de número 151/2013, de autoria do vereador Wanderson Florêncio (PSDB), institui a garantia e o direito às mães de amamentarem seus bebês em espaços públicos ou privados no Recife. E o projeto 64/2015, de autoria de Antônio Luiz Neto (PTB), que estabelece que todo o estabelecimento da cidade deve permitir o aleitamento materno em seu interior, independemente da existência de áreas segregadas para tal fim

A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu na tribuna de hoje, 17, a reunião na Federação Nacional das Comunidades Terapêuticas, realizada na cidade de Campinas, interior de São Paulo. “Estive presente na ocasião em que nós debatemos sobre políticas no combate às drogas no Brasil . E durante o encontro fomos informados sobre uma pesquisa da Fiocruz onde o nordeste foi apontado como a região onde mais se consome crack”.