A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) analisou o requerimento nº 1664/2024, de sua autoria, dirigindo indicação ao prefeito do Recife para que, nas contratações de serviços de segurança e vigilância terceirizados pela administração municipal direta, seja estabelecida a reserva de 30% das vagas para a contratação de mulheres. Diversas profissionais estiveram presentes nas galerias da Casa. A parlamentar também debateu o requerimento 1711/2024 que trata das obras que irão ocorrer na Rua do Lazer, bairro da Boa Vista. Os assuntos foram abordados nesta terça-feira (12), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.
O vereador Alcides Cardoso (PSDB) disse que medidas recentes adotadas pela gestão municipal têm dificultado o acesso às informações no Portal da Transparência da Prefeitura. Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (12), ele considerou que está em curso um processo de migração do sistema financeiro no Portal, mas reclamou que “não há nenhum aviso aos visitantes do site sobre a mudança ser temporária”.
As críticas do vereador Felipe Alecrim (Novo) à tramitação de um empréstimo da Prefeitura no valor de R$ 200 milhões junto ao Banco do Brasil voltaram a ser tema de debate na Câmara do Recife nesta terça-feira (12). Durante a reunião plenária, o líder do governo, vereador Samuel Salazar (MDB), ocupou a tribuna para defender a conformidade da aprovação do empréstimo com o Regimento Interno da Casa.
Buscar soluções para o processo de doação de 24 hectares de terras pertencentes a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em favor da Comunidade de Nova Morada, no bairro da Várzea. É esse o objetivo de uma audiência pública que deve acontecer no plenarinho da Câmara do Recife na tarde da próxima segunda-feira (18). O assunto foi discutido durante a reunião plenária da Casa desta terça-feira (12) pelo vereador Davi Muniz (PSB), que propôs o debate por meio do requerimento nº 1144/2024.
Na manhã desta terça-feira (12), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) subiu à tribuna durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife para parabenizar o passeio ciclístico Pedala Casa Amarela. “Eu quero homenagear, nesta manhã, o Pedala Casa Amarela que é um pedal muito importante e um dos maiores em nossa cidade”. Ele aproveitou a ocasião para tecer criticas as câmeras de reconhecimento facial e citou exemplos de outras cidades em que os equipamentos falharam e incriminaram pessoas inocentes.
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife reuniu-se por videoconferência, na tarde desta segunda-feira (11), e fez a análise e aprovação de 17 proposições, sendo 12 projetos de lei Ordinária, quatro projetos de decreto legislativo e um projeto de resolução. O colegiado também realizou a distribuição de 24 proposições para serem analisadas outro encontro. A reunião contou com a presença da presidente do grupo, vereadora Ana Lúcia (Republicanos), e com o vereador Hélio Guabiraba (PSB).
Mulheres influenciadoras digitais foram celebradas no plenário da Câmara Municipal do Recife, por meio de uma reunião solene realizada na tarde desta segunda-feira (11), numa iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). "Ter a força natural de influenciar e servir de inspiração para alguém é algo que pode até trazer um ar de satisfação pessoal, mas que, na mesma medida, aumenta a responsabilidade. Vocês têm o poder de disseminar conhecimentos e promover mudanças significativas para milhares de pessoas", afirmou o parlamentar. O primeiro secretário da Casa, vereador Eriberto Rafael (PP), presidiu o evento.
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11), o vereador Samuel Salazar rebateu o pronunciamento do vereador Felipe Alecrim (Novo), que contestou informações sobre uma emenda a um projeto de lei do Executivo que tramitou na Casa em dezembro do ano passado. O PLE trata sobre o plano de incentivos a projetos habitacionais populares. Segundo Samuel Salazar, “não houve nenhum dolo, nenhuma má fé e nenhuma ilegalidade ou inconstitucionalidade” na tramitação da matéria na Casa.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11), o vereador Felipe Alecrim (Novo) contestou informações acerca de um projeto de lei do Executivo, que tramitou na Casa em dezembro do ano passado. O PLE em questão, segundo o parlamentar, altera uma lei sobre um plano de incentivos a projetos habitacionais populares.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) destacou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11), o pagamento por parte da Prefeitura do Recife às organizações contratadas para profissionalização de pessoas trans: o Instituto Boa Vista e a Amotrans. Além disso, ele também falou sobre a retirada de moradores da comunidade Vila Esperança, no bairro do Monteiro, Zona Norte. Ele destacou, ainda, um requerimento de sua autoria sobre a convocação do cadastro reserva de professores aprovados no edital da Secretaria de Educação.