Preocupado com a segurança nos morros e córregos da cidade do Recife, o vereador Almir Fernando (PCdoB) usou a tribuna na tarde desta quarta-feira, 05, para fazer um apelo à Prefeitura do Recife pedindo o retorno da Parceria nos Bairros. O projeto utiliza recursos vindos do Executivo e a mão de obra da comunidade para revitalização dos bairros, além de oferecer orientações técnicas de segurança para evitar acidentes como deslizamentos de barreiras. “Nossa cidade é composta de morros e córregos que necessitam de uma atenção especial”.
No dia em que o Jardim Botânico do Recife comemorou 36 anos (1º de agosto), o espaço ganhou um presente: passou a ocupar a mesma posição em que se encontram os jardins botânicos do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Porto Alegre. O assunto foi abordado hoje,5, pela vereadora Aimée carvalho (PSB). “É o único do Norte e Nordeste a dispor dessa classificação. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, passamos da categoria “C” para “A”. A medida reconhece a importância do acervo e do trabalho desenvolvido para preservação da flora brasileira”, esclareceu a parlamentar.
Osmar Ricardo (PT) prometeu fazer oposição tranquila ao Executivo. Segundo ele, no Partido dos Trabalhadores já há nomes sendo cogitados para a disputa de 2016 para a Prefeitura do Recife. Pare ele, o PT está qualificado porque fez grandes mudanças na cidade como a Inversão do Transito em Boa Viagem, início da Via Mangue entre outros. E para fazer a oposição prometida vai realizar uma audiência pública na próxima quinta-feira na Câmara do Recife, para discutir a questão do Recife Saúde, dos funcionários públicos.
A recente lei federal regulamentado as motos de cinquenta cilindradas, mais conhecidas por cinquentinhas, repercutiu bem na Câmara do Recife. Na Casa já tramitaram projetos, um de iniciativa do vereador Eurico Freire (PV), substituído por outro do poder Executivo, que foi aprovado e virou lei, mas faltava regulamentação. Com a lei federal agora será possível por em prática a forma de arrecadação para quem descumprir a lei.
De acordo com o vereador Henrique Leite (PT), a praça da Sudene precisa de atenção. O local, segundo o parlamentar, está carente de manutenção e necessita de segurança com urgência. “Não é só o fator abandono. É mais grave. A segurança policial precisa estar presente, pois alguns traficantes e alcoólatras dirigem-se à caixa de eletricidade e cortam toda a iluminação da praça para “facilitar” os atos de violência. Além disso, eles estão até depredando os brinquedos”.
A retirada dos ambulantes que atuavam na Rua das Calçadas, centro da cidade, pela Secretaria de Mobilidade Urbana do Recife foi o assunto comentado na tribuna de hoje (4), pelo vereador Osmar Ricardo (PT). “Mais uma vez retiram ambulantes e deixam-os sem alternativas. Estive na Rua das Calçadas e presenciei a falta de organização. Na relação dos cadastrados, muitos não estavam. De 48 nomes, apenas quatro foram encontrados”.
De autoria do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), encontra-se em tramitação na Casa o projeto de lei 25/2015 que estabelece normas e critérios para manutenção da pavimentação urbana da cidade. A proposta foi tema do pronunciamento do parlamentar, na tarde desta terça-feira,4. “Estou preocupado com as dificuldades que estão ocorrendo no trânsito do Recife”, disse.
Os produtos apreendidos pela fiscalização de órgãos municipais poderão ser destinados às Secretarias Municipais e usados em programas destinados às crianças, jovens, mulheres e nutrizes e em projetos da área de desenvolvimento social e direitos humanos. A vereadora Michele Collins (PP) lembrou a necessidade da aprovação desse projeto para o Recife, na tarde desta terça-feira, 04. “A venda de produtos piratas é uma realidade vivida pelos recifenses. E para que tantos produtos não se percam surgiu a importância da elaboração dessa proposta”.
A vereadora Vera Lopes (PPS) comentou na tarde desta terça-feira, 04, a importância da aprovação do Projeto de Lei de sua autoria que inclui a disciplina de educação no trânsito nas escolas do município. A matéria está tramitando nas comissões temáticas da Casa. “Assim como existe a importância de ensinar educação sexual e religiosa nas escolas, existe também a necessidade de que os alunos aprendam noções básicas sobre segurança no trânsito”.
A vereadora repercutiu na tarde desta terça-feira, 04, o lançamento da maquete da nova sede estadual da Igreja Evangélica Assembleia de Deus que aconteceu na noite de ontem, segunda-feira (03). O projeto foi apresentado pelo Pastor Presidente, Ailton José Alves. “A obra teve aprovação de todos os órgãos competentes da Prefeitura do Recife, e a construção promete mudar o cenário do local. O novo templo está inserido no projeto de revitalização do bairro de Santo Amaro. O espaço terá capacidade para receber aproximadamente 30 mil pessoas e a expectativa é que as obras sejam iniciadas neste segundo semestre”.