As pessoas estão assustadas e evitando sair de casa com medo da violência vivida no Recife. Pelo menos esta é a opinião do vereador Henrique Leite (PT). Pare ele, os pontos de vendas de drogas proliferam em todos os pontos da cidade. “A segurança pública no Estado e na cidade cresceu de forma desordenada. Avançou, mas não houve manutenção, capacitação profissional e infraestrutura”. Henrique aconselhou à gestão a reorganizar o Pacto pela Vida no Estado e na cidade. Pare ele, algumas secretarias são criadas para acomodação política e não mostram resultados. “Se o Pacto no Estado vai mal, imagine o da cidade, pior ainda, sem resultados para apresentar. Sem capacitação profissional não há evolução na segurança”.
Uma notícia chocou a classe médica, esta semana, a de que Ministério da Saúde está estudando a possibilidade de estabelecer uma nova diretriz sobre cesáreas, dispensando a presença de pediatra na sala de parto quando não houver risco para o bebê e para a mãe. De todo o país, entidades médicas enviaram uma nota repudiando a proposta, que está em consulta pública até o dia 25 de maio. Na Câmara do Recife, Dra. Vera Lopes (PPS) também é contrária à medida. “Precisava falar sobre essa atitude insana do Ministério da Saúde. Como o governo diz que não precisa desses profissionais em sala de parto?”, questionou.
Isabella de Roldão (PDT) deu entrada num pedido de informação à Fundação de Cultura do Recife. Ela quer saber quem teria cancelado, em nome dela, o apoio ao bloco carnavalesco Ui Ui Ui, de Brasília Teimosa, que desfilaria no domingo de carnaval pelo terceiro ano consecutivo.
No ultimo dia 15 de maio foi comemorado o Dia Internacional da Família e a vereadora Michele Collins (PP) comemorou a data, no plenário da Casa, na tarde desta terça-feira, 19. “Essa é uma das mais importantes datas comemorativas do planeta. Trata-se de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que celebrou o dia pela primeira vez em 1994 com a celebração do ano internacional da família”.
A vereadora Aimée Carvalho (PSB) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 19, para dar uma resposta ao deputado Sílvio Costa que criticou parlamentares evangélicos, quando visitou a Casa, no último dia 11 de maio. Na ocasião, a Câmara Municipal discutia os rumos da reforma politica no país e o deputado foi convidado para debater o assunto. “O deputado perde muito em não ler a bíblia. Pois é ela que norteia muitos discursos”.
O vereador Amaro Cipriano Maguarí (PSB) parabenizou na tarde desta terça-feira, 19, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) que, a partir de maio de 2015, irá recuperar os locais danificados após realização de obras. Maguarí lembrou que esse trabalho - antes realizado pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) - passará a ser de responsabilidade da Companhia Pernambucana de Saneamento. “A Compesa agora terá uma empresa de recuperação e reposição de paralelos”.
A Comissão de Legislação e Justiça promoveu encontro no final da tarde desta segunda-feira,18, para analisar diversos projetos de lei de autoria de vários parlamentares e distribuir 32 matérias entre os membros do grupo. Estiveram presentes os vereadores Romerinho Jatobá (PR), Carlos Gueiros (PTB), Alfredo Santana (PRB), Erivaldo da Silva (PTC) e Almir Fernando (PCdoB).
O projeto de lei de autoria do vereador Alfredo Santana (PRB), regulamentando preços de estacionamentos para cobrarem taxa única no Recife, foi alvo de discussão entre os vereadores na tarde desta segunda-feira 18, na Câmara Municipal. Carlos Gueiros (PTB) lembrou que a cidade já tem uma lei em vigor, fruto de um projeto dele, disciplinando os estacionamentos. Segundo ele, não caberia novo projeto, até porque a proposição recebeu pareceres pela rejeição nas comissões temáticas da Casa.
Um projeto de lei que trocaria o nome da Escola Municipal de Santo Amaro para Escola Municipal Vereador Severino Gomes Bria voltou para a análise da Comissão de Legislação e Justiça onde vai receber emenda para que o nome final seja Escola Municipal de Santo Amaro Vereador Bria. A mudança foi provocada pelo vereador Carlos Gueiros (PTB) que chamou atenção para o descumprimento do Regimento Interno da Câmara do Recife. Segundo ele, o RI é claro ao proibir mudança de nomes tradicionais sem que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional seja consultado.
O uso da maconha para fins terapêuticos foi defendido pelo vereador Osmar Ricardo (PT), durante a Reunião Plenária desta segunda,18. “As substâncias da maconha devem ser direcionadas ao uso medicinal dos pacientes que precisam delas no lugar da morfina. É preciso ter coragem para debater sobre isso porque falamos da família, mas temos que observar a realidade da vida. Não queremos mais é a violência no tráfico de drogas. Se tivermos um debate e legalizarmos, como no Uruguai, por exemplo, a violência seria muito menor. A maior droga é o álcool que mata todos os dias”.