Notícias

A vereadora Priscila Krause (DEM) solicitou que o editorial do Jornal do Commercio publicado hoje, 18, seja incluído nos anais da Câmara Municipal do Recife. A parlamentar elogiou a iniciativa do jornal e leu na tribuna todo o texto divulgado, que trata de obras não concluídas pela Prefeitura, com o título “Canteiro de obras paradas”.

A falta de reajuste salarial aos servidores municipais da administração indireta foi o assunto abordado pelo vereador Osmar Ricardo (PT), durante a Reunião Plenária desta terça,18. “A gestão mais uma vez faltou em não realizar os acordos com os servidores da administração indireta. Eles têm que ser cumpridos e estamos ainda aguardando a efetivação dos reajustes discutidos pela Casa nas Comissões”, disse.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 18, para falar do documento assinado pela Prefeitura do Recife, na ultima sexta-feira, 14, confirmando investimentos nas Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) “Serão investidos cerca de R$ 19,6 milhões destinados a obras de terraplanagem, drenagem, pavimentação, escadarias e acessibilidade em 11 bairros da cidade. Serão 19 intervenções, totalizando 5,4 quilômetros de vias urbanizadas".

O Projeto de Lei 67/2013 de autoria do Executivo que dispõe sobre a melhoria da qualidade ambiental das edificações por meio da obrigatoriedade de instalação do telhado verde, ecotelhado e construção de reservatórios de acúmulo ou de retardo do escoamento das águas pluviais para a rede de drenagem será votado no plenário da Câmara na tarde desta terça-feira, 18. O vereador Eurico Freire (PV) comentou o tema na tribuna da casa. “É um projeto que nasceu como proposta da minha campanha em 2012. Um projeto muito importante para toda a cidade do Recife”.

Será votado hoje, na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, marcada para começar às 15h, o projeto de lei 67/2013, de autoria do Poder Executivo, estabelecendo que as edificações habitacionais multifamiliares com mais de quatro pavimentos e não-habitacionais com mais de 400 metros quadrados de área de coberta deverão prever a implantação de “Telhado Verde” ou de “Ecotelhado”. A votação será em primeira discussão, ou seja, se o projeto for aprovado pela maioria absoluta dos vereadores presentes em plenário, como é de praxe, voltará para uma segunda discussão.

Desenvolver um sistema de avaliação municipal a ser realizado anualmente, através de um exame que servirá para o aperfeiçoamento da Rede de Ensino do Recife, além de preparar os estudantes para testes como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). Este é o objetivo de uma das emendas propostas ao Plano Plurianual (PPA) e que foi discutida na tarde desta segunda-feira, 17, pela Comissão de Finanças e Orçamento. O encontro reuniu além do presidente da Comissão Jairo Britto (PT), os vereadores Antonio Luiz Neto (PTB), Eurico Freire (PV) e André Régis (PSDB), autor da emenda citada.

Durante encontro realizado na tarde de hoje (17), a Comissão de Legislação e Justiça analisou 23 projetos, incluindo vetos e resoluções. Participaram da reunião os vereadores Henrique Leite (PT), Aderaldo Pinto (PRTB), Alfredo Santana (PRB) e Aerto Luna (PRP), presidente da Comissão.

O vereador Jurandir Liberal (PT) criticou a gestão pela falta de planejamento que ele denominou de "planejamento de gambiarra". Lembrou que o Plano Diretor foi aprovado e está em vigência há seis anos, mas a cidade continua desordenada. Segundo ele a atual gestão quer contratar técnicos de excelência para elaborar planos complementares, tais como o de Mobilidade, Lei do Uso e do Solo entre outros, quando a Prefeitura tem técnicos de excelência em seus quadros. “Participei da elaboração do PD que em nada fica a dever ao de São Paulo, no entanto a PCR enviou pacote de leis para serem aprovadas e quer fazer revisão trazendo gente de fora”.

Aprovado pela unanimidade dos vereadores da Câmara do Recife o requerimento de voto de aplauso ao papa Francisco pela nomeação do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Monsenhor Antônio Tourinho Neto. A aprovação do requerimento do vereador Aerto Luna (PRP) aconteceu na tarde desta segunda-feira 17. “Considero a nomeação um grande presente para a comunidade católica. Padre Antônio é natural de Jequié, na Bahia, e será sagrado dia 17 de janeiro. A partir da posse ele receberá o título de Dom Antônio”.

Uma matéria do Jornal do Commercio (JC), publicada ontem (16), intitulada “Recife, uma cidade sem planejamento urbano”, foi repercutida pelo vereador Jurandir Liberal (PT), na Reunião Plenária desta segunda, 17. Segundo a reportagem, o Plano Diretor do Recife perde efetividade por falta de regulamentação de seus instrumentos urbanísticos, seis anos após ser aprovado.