Notícias

Lágrimas, sorrisos, elogios e metade do PIB econômico, político e social de Pernambuco ocuparam todos os espaços do Plenário da Câmara do Recife para homenagear um dos sobrenomes mais conhecidos do Recife, de Pernambuco e do país. Ex-governador, ex-prefeito e ex-vereador do Recife, ex-ministro de Fazenda e do Meio Ambiente. E o melhor, pai de Priscila Krause, uma das vereadoras mais atuantes na Câmara do Recife. Nesse clima, Gustavo Krause foi agraciado na tarde desta quarta-feira 03, com a Medalha de Mérito José Mariano, a mais alta comenda do legislativo, concedida pelo presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB).

Projeto de lei que institui o programa de valorização cultural do Recife Antigo, visando oportunizar o acesso da sociedade a imóveis de caráter histórico ou de excepcional valor artístico, cultural ou paisagístico, aguarda votação na Câmara Municipal do Recife. É o projeto de lei número 54/2014, de origem do Poder Executivo, que cumpre prazo de emendas nas comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; de Educação, Cultura e Turismo; e de Obras e Planejamento Urbano.

O tema da reforma política na visão do vereador André Régis (PSDB) é recorrente e terá de ser tratado novamente. Para ele, o sistema político brasileiro precisa mudar, apesar das inúmeras tentativas de mudança realizadas em épocas diferentes, como em 1998 quando não houve necessidade da verticalização das coligações. A reforma política passou a ser o bode expiatório de tudo como se resolvesse os problemas do país. “Já vimos proibições de campanha pela internet e hoje pode. Foi proibido o uso de brindes. Criamos a cláusula de barreira em 1996. Também em 2006 havia a cláusula, no entanto, o Supremo Tribunal declarou inconstitucional”.

O tema da reforma política na visão do vereador André Régis (PSDB) é recorrente e terá de ser tratado novamente. Para ele, o sistema político brasileiro precisa mudar, apesar das inúmeras tentativas de mudança realizadas em épocas diferentes, como em 1998 quando não houve necessidade da verticalização das coligações. A reforma política passou a ser o bode expiatório de tudo como se resolvesse os problemas do país. “Já vimos proibições de campanha pela internet e hoje pode. Foi proibido o uso de brindes. Criamos a cláusula de barreira em 1996. Também em 2006 havia a cláusula, no entanto, o Supremo Tribunal declarou inconstitucional”.

O vereador Rual Jungamnn (PPS) denunciou a existência de uma milícia privada, mantida por duas empresas de ônibus que operam no Recife, na zona sul. Segundo ele relatou na tarde desta terça-feira 2, na Câmara do Recife, as pessoas que saem da praia são surpreendidas por vigilantes armados com cassetetes para “colocar ordem” nas filas para os coletivos. “Eles batem nas pessoas, no entanto, mas não tem autorização para usar armas. Os usuários não têm culpa da redução de até 60% da frota aos domingos”.

O vereador Raul Jungmann denunciou hoje (2), na Câmara, o uso de violência contra passageiros nas paradas da avenida Engenheiro Antônio de Góes, no bairro do Pina. “É um fato que nos deixou absolutamente revoltados. Cidadãos do Recife, durante o fim de semana, retornando da praia estão sendo tratados como bicho por milícias organizadas por empresas de ônibus no Recife. Isso é inaceitável, inconstitucional, um desrespeito aos direitos humanos, chegando a fazer uso de cassetetes e batendo nos cidadãos. Isso não é empresa de segurança, isso é milícia”, disse.

O Dia Nacional do Samba, comemorado dia 2 de dezembro, foi celebrado pelo vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), durante a Reunião Plenária de hoje (2). O parlamentar citou vários artistas que fazem sucesso no país. “Hoje estamos comemorando em todo o Brasil o Dia Nacional do Samba e vim à tribuna para reverenciar a data, destacando alguns artistas de renome do Brasil e de Pernambuco: Bezerra da Silva, grande pernambucano e recifense. Temos também Belo X, Guto Tamborim, Ramos Oliveira, Valdir Bocão. Quero também mencionar Paulinho da Violinha e Zeca Pagodinho. Enfim, grandes nomes da nossa música!”, disse.

Foi para destacar o início das obras de restauro e reforma do Teatro do Parque que a vereadora Aimée Carvalho (PSB) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 02. Ela lembrou que o prefeito Geraldo Julio assinou a ordem de serviço que deve ser concluída no prazo de 24 meses. “O Teatro do Parque guarda a história do Recife desde 24 de agosto de 1915. Construído pelo comerciante português, o Comendador Bento Luís de Aguiar, que nele investiu duzentos (200) contos de réis, foi inaugurado pela Companhia Portuguesa de Operetas e Revistas do Teatro Avenida de Lisboa”.

Nas últimas décadas o mundo passou por várias mudanças devido ao avanço tecnológico dos meios de comunicação como internet, tv, satélites, computadores, telefones celulares, tablets entre outros. O vereador Almir Fernando (PCdoB) lembrou, na tarde desta terça-feira, 02, que “para o Recife também seguir os avanços da comunicação a Prefeitura, através da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e da Secretaria de Turismo e Lazer, lançou oficialmente, na ultima quarta-feira, 26, o projeto Conecta Recife, que levará internet gratuita a diversos pontos da cidade”.

As Comissões de Legislação e Justiça e de Finanças realizaram uma reunião conjunta para analisar os projetos de lei do Executivo 42/2014, 29/2014, 54/2014, 41/2014, 36/2014, 53/2014 e 52/2014, na tarde de hoje,1. Estiveram presentes no encontro os vereadores Priscila Krause (DEM), Aerto Luna (PRP), Eriberto Rafael (PTC), Carlos Gueiros (PTB), Aderaldo Pinto (PRTB), Jairo Brito (PT), Raul Jungmann (PPS), Gilberto Alves (PTN), Jurandir Liberal (PT), além do Secretário de Finanças, Roberto Pandolfi e equipe da pasta.O encontro teve como objetivo tirar as dúvidas dos parlamentares em relação aos projetos citados.