Notícias

Cientes de que o tráfico de pessoas e de órgãos é da esfera policial federal, mas que compete ao município e ao Poder Legislativo alertar as pessoas sobre essa prática que é uma das mais cruéis violações dos princípios da dignidade e dos direitos humanos, a Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira, 5, para debater o tema. Foi uma iniciativa conjunta dos vereadores Aline Mariano (PSDB), que preside a Comissão de Direitos Humanos da Casa de José Mariano, e Aerto Luna (PRP), com o objetivo de contribuir para dar visibilidade ao crime de tráfico, que já coloca o Brasil como um dos países onde ele é mais frequente. Pernambuco, precisamente o Recife, já é considerado uma das rotas do tráfico.

O primeiro desdobramento da audiência pública, que aconteceu na ultima sexta-feira, para debater sobre as condições de funcionamento do programa Academia da Cidade do Recife, aconteceu hoje, 04, na sala das Comissões da Câmara Municipal do Recife. O vereador que propôs o encontro, Eurico Freire (PV), ressaltou que a reunião tem o objetivo de discutir os problemas das Academias da Cidade com rapidez. “Na próxima sexta-feira irei me encontrar com o Prefeito Geraldo Júlio para entregar um relatório com todas as exigências e todas as prioridades de que o Programa precisa”.

A rádio Frei Caneca começou como um sonho do ex-vereador do Recife, Liberato Costa Júnior, que queria criar um espaço permanente de promoção e veiculação da cultura local. Mais de 50 anos depois, o sonho da rádio foi abraçado por gestores, comunicadores e artistas, que nos últimos meses vêm discutindo o formato ideal de uma rádio pública. As propostas nascidas destes encontros foram apresentadas na Câmara durante audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira, 4.

A campanha “Não desvie o olhar”, foi lançada este mês pelo governo Federal para inibir e incentivar denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes durante grandes eventos esportivos. As denúncias podem ser feitas através do disque 100 e em outros locais de atendimento. A ação, segundo a vereadora Aimée Carvalho (PSB), será desenvolvida nas doze cidades-sede da Copa do Mundo e em locais de grande concentração de pessoas, em português, inglês e espanhol. Também será veiculada em 19 países da Europa e África “Durante a Copa de 2010 houve aumento em 30% nos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes na África do Sul”.

O presidente da Câmara do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), anunciou durante reunião no plenário, na tarde desta quarta-feira 04, o lançamento do edital para o concurso que vai preencher 78 vagas em diversos setores da Casa legislativa municipal. O edital será lançado ainda na primeira quinzena deste mês, a data porém não foi anunciada.

A falta de recursos para que a Guarda Municipal possa proteger locais adequadamente no Recife e a criação da academia da guarda foram os temas do discurso em plenária do vereador Almir Fernando (PCdoB) na tarde de hoje (4). “Sou a favor do armamento da Guarda Municipal para que essa classe possa defender mais a população do Recife”.

De autoria da vereadora Michele Collins (PP), o projeto de lei que cria o Guia Municipal de Saúde, determinando que a Prefeitura coloque na internet o endereço das unidades de atendimento de saúde, para facilitar a vida da população, voltou para apreciação da Comissão de Legislação e Justiça, cujo parecer foi pela rejeição.

Um projeto de lei que tramita na Câmara do Recife institui o dia 9 de maio como Dia Municipal do Transplantado. É de autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT) que defendeu a importância da data para lembrar as pessoas que recebem órgãos para conscientizar mais pessoas a doarem seus órgãos.

Um projeto de lei que tramita na Câmara do Recife institui o dia 9 de maio como Dia Municipal do Transplantado. É de autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT) que defendeu a importância da data para lembrar as pessoas que recebem órgãos para conscientizar mais pessoas a doarem seus órgãos.

Um convênio de R$ 4,6 milhões realizado entre governo federal e Prefeitura do Recife para readequação de Centros de Atendimento ao Turista e construção de um novo, com vistas à Copa, de acordo com pronunciamento da vereadora Priscila Krause (DEM), não saiu do papel. Ela lamentou na tarde desta terça-feira 03, na Câmara Municipal, a falta de celeridade das gestões anterior e desta, que não agiram em tempo e perderam a verba. “O repasse foi de apenas R$ 600 mil. O dinheiro serviria para reabilitar os CAT existentes, construir um novo na Bomba do Hemetério, celeiro cultural da cidade e aquisição de um ônibus CAT móvel”.