Notícias

Um projeto de lei que tramita na Câmara do Recife institui o dia 9 de maio como Dia Municipal do Transplantado. É de autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT) que defendeu a importância da data para lembrar as pessoas que recebem órgãos para conscientizar mais pessoas a doarem seus órgãos.

Um convênio de R$ 4,6 milhões realizado entre governo federal e Prefeitura do Recife para readequação de Centros de Atendimento ao Turista e construção de um novo, com vistas à Copa, de acordo com pronunciamento da vereadora Priscila Krause (DEM), não saiu do papel. Ela lamentou na tarde desta terça-feira 03, na Câmara Municipal, a falta de celeridade das gestões anterior e desta, que não agiram em tempo e perderam a verba. “O repasse foi de apenas R$ 600 mil. O dinheiro serviria para reabilitar os CAT existentes, construir um novo na Bomba do Hemetério, celeiro cultural da cidade e aquisição de um ônibus CAT móvel”.

O acesso ao Hospital Geral de Areias vem sendo criticado pelo vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB). Durante o Pequeno Expediente desta terça, 2, o parlamentar frisou, em seu discurso, que fez um apelo à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) com o objetivo de melhorar a entrada da unidade de saúde. “Peço à CTTU que viabilize o trânsito no Hospital Geral de Areias. É um debate que há muitos anos vem acontecendo, entramos em contato com o órgão mas, até o momento, quem vêm sofrendo são as comunidades diante das dificuldades. Sabemos que a avenida Recife é movimentada e tem que fazer um retorno de mais de 1 km depois e, com isso, causa dificuldades de acessibilidade", disse.

A falta de iluminação do Parque 13 de Maio e também a ausência de recursos para que a Guarda Municipal possa proteger o local adequadamente foram os temas abordados pelo vereador Alfredo Santana (PRB), durante o Pequeno Expediente desta terça, 3. “É um assunto que tem constrangido principalmente os guardas que cuidam do 13 de maio. A área funciona ate às 22h, reabrindo às 4 da manhã para os que praticam esportes. Mas, no entanto, presenciei certo dia uma situação muito triste. A pouca ou péssima iluminação na área vem possibilitando que as pessoas façam do parque um motel a céu aberto. E às 22h, o guarda fez uma ronda, em sua própria moto, para avisar aos cidadãos que as atividades encerraram naquele dia”, disse.

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) posicionou-se contra a legalização da maconha em artigo publicado e a atitude do órgão foi repercutida pela vereadora Michele Collins (PP), no Plenário desta terça, 3. De acordo com o documento, existe um desconhecimento do impacto que a maconha pode causar na estrutura psíquica do usuário. A droga, quando fumada, piora todos os quadros psiquiátricos, que já atingem até 25% da população, como depressão, ansiedade e bipolaridade. , quando fumada, piora todos os quadros psiquiátricos, que já atingem até 25% da população, como depressão, ansiedade e bipolaridade. A ABP ressaltou que a maconha pode desencadear primeiras crises graves, mudando a história natural de doentes que poderiam viver incólumes a riscos transmitidos geneticamente.

O vereador Gilberto Alves usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 03, para comentar a reunião conduzida pelo Prefeito Geraldo Julio para discutir o Projeto Novo Recife, plano imobiliário que inclui a construção de 12 torres residenciais e comerciais no Cais José Estelita. Estavam presentes no encontro, representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, do Instituto dos Arquitetos do Brasil, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade Católica de Pernambuco, do “Movimento Ocupe Estelita”, que é contra o Projeto, e do “Movimento Observatório do Recife”, além de vários secretários do município.

A semana do meio ambiente que começou ontem, segunda-feira, 02, e segue até o próximo dia 6, foi tema do discurso em plenária do Vereador Eurico Freire (PV), na tarde desta terça-feira, 03. O vereador comentou que em homenagem a essa semana, o Recife contará com programações especiais. “De hoje até domingo, o Jardim Botânico vai expor cerca de 40 bonsais de colecionadores. Além de contemplar, os visitantes poderão eleger a mais bonita”.

O 13º Congresso de Mulheres realizado no Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco – IEADPE foi tema do discurso em plenária da vereadora Aimée Carvalho (PSB), nesta terça, 3. “Foram quatro dias de culto festivo, com início na quinta-feira (29) a 1º de junho. Caravanas de vários municípios e de outros estados do Brasil foram se acomodando nas dependências do Templo Central para participar do evento”.

A contratação de artistas que, em suas músicas, danças ou coreografias, desvalorizem, promovam, ou incentivem a prática de violência ou exponham qualquer pessoa a situações de constrangimento ou opressão em razão de sexo, cor, idade, orientação sexual ou condição física poderá ser proibida no Recife. É o que diz o projeto de lei número 117/2014, de autoria da vereadora Marília Arraes (PSB), que está sendo analisado pelas comissões de Legislação e Justiça; de Educação, Cultura, Turismo e Esportes; de Finanças e Orçamento e a de Defesa dos Direitos Humanos, do Contribuinte e do Consumidor da Câmara Municipal.

A vereadora Michele Collins (PP) comemorou a revogação da portaria do governo federal que permitia ao SUS custear o aborto em caso legais. Semana passada ela demonstrou insatisfação com a medida por considerar o aborto um atentado à vida. “Com essa portaria qualquer mulher poderia ir a um hospital alegar estupro e realizar o aborto, sem ter sequer um boletim de ocorrência”.