Notícias

O vereador Osmar Ricardo (PT) pediu apoio dos demais parlamentares na Tribuna de hoje, 7, sobre o projeto de lei de sua autoria que dispõe sobre a obrigatoriedade da identificação dos torcedores nos estádios de Recife. A matéria encontra-se em tramitação nas Comissões da Casa. “Lembramos a fatalidade do último jogo do Santa Cruz onde um torcedor faleceu após ser atingido por um vaso sanitário. Infelizmente, a gente vem acompanhando a violência que vem acontecendo em todo o país. E em abril, tivemos a iniciativa de dar entrada ao projeto de lei 54/2014, que dispõe sobre a identificação dos torcedores no Recife. É um projeto já implantando em outros municípios pela questão da violência nos campos. Muitos deixam de ir às partidas diante dessas fatalidades que vem ocorrendo”, disse.

Na Reunião Plenária desta quarta, 7, a vereadora Michele Collins (PP) dirigiu-se à Tribuna para comentar sobre os constantes ataques de tubarões. Segundo a parlamentar, o assunto vem preocupando o recifense que frequenta as praias locais. O clima seria um motivo de alerta para banhistas e usuários, especificamente num período forte de chuvas. “Os 22 quilômetros de orla marítima urbana, começando pelo Pina até o Paiva, são reconhecidos estatisticamente como os locais onde há mais probabilidade de ataques de tubarões. O problema se agrava no período de inverno,a partir de junho, época de maior incidência de ataques. Mas a mudança do clima, com a alteração de forçado vento e correntes marítimas, intensifica o cuidado na hora de encarar um banho de mar. De acordo com especialistas, os períodos de chuvas acentuam os fatores de riscos com a turbidez das praias durante esse período e a quantidade de dejetos que chegam ao mar com as águas das chuvas”, disse.

O vereador Jurandir Liberal (PT), subiu à tribuna na tarde desta quarta-feira, 07, para repercutir o tema dos ataques de tubarões nas praias da Região Metropolitana do Recife. “Com os ataques a nossa cidade está sendo divulgada de forma negativa. Só se toma providência quando algo ruim acontece”, disse.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) usou a tribuna na tarde desta quarta-feira, 07, para celebrar o Dia do Oftalmologista, comemorado hoje. “A oftalmologia é uma especialidade médica que investiga, estuda, diagnostica e tratam as doenças relacionadas com a visão e estruturas afins. Os antigos egípcios já estudavam o órgão da visão, mas a oftalmologia clínica começou realmente com os gregos”.

Uma discussão sobre a realização de grandes eventos públicos no Recife motivou a realização de audiência pública, na manhã desta quarta-feira, 7, na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Vicente André Gomes (PSB), que também é presidente da Casa. São eventos que ensejam, segundo ele, cuidados de segurança pública, mobilidade, estrutura de socorro, atendimento médico, iluminação pública, disciplinamento do comércio informal entre outros. “Esse é um assunto primordial, numa cidade de manifestações culturais como o Recife, que mobiliza milhares de pessoas”, disse o vereador.

A Comissão de Direitos Humanos e a Comissão Especial de Vereadores em Defesa dos Mercados Públicos do Recife realizaram na tarde desta terça-feira, 6, uma reunião pública no Plenarinho da Câmara. É o terceiro encontro de trabalho conjunto dos dois grupos para debater a situação desses espaços criados para comercialização de alimentos. De acordo com a presidente da Comissão, Aline Mariano (PSDB), o objetivo é "tentar definir planos e metas que permitam a conclusão de um processo para valorizar estes equipamentos públicos".

Priscila Krause (DEM) lamentou o fechamento do Santander Cultural, que segundo ela, surpreendeu a todos e especialmente à cena cultural da cidade. Diversos artistas se manifestaram com pesar pela perda desse espaço importante para a cultura local. “Desde março o espaço estava sem funcionar e nesse final de semana os rumores do fechamento aumentaram, até que o banco veio a público informar que vai fechar por considerar o local inadequado”.

O vereador Jurandir Liberal (PT) denunciou ato de racismo cometido, segundo ele, por uma diretora de uma escola municipal. Ele relatou que o vigilante do Centro Administrativo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação está instruindo a não deixar entrar carros quando o estacionamento estiver lotado. Mas uma diretora insistiu para entrar. Ele disse que a diretora ameaçou o vigilante afirmando que ele sofreria consequências, uma vez que tinha familiares na polícia. Mas, diante da negativa do funcionário, a diretora o teria xingado de “negro safado”, cometendo assim ato de racismo.

No próximo dia 18 de maio, o Brasil inteiro lembrará o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A vereadora Michelle Collins (PP) usou à tribuna na tarde de hoje, 06, para comentar o assunto. “Queria chamar a atenção para inúmeros esforços para tentarmos diminuir e combater este problema tão sério e cada vez mais presente na sociedade e que, infelizmente, ainda predomina em nosso estado. E com a chegada da Copa do Mundo os dados dessa violência tendem a aumentar”.

A vereadora Priscila Krause (DEM) lembrou a aprovação de um projeto de lei de autoria do vereador Augusto Carreras (PV), ano passado, determinando o embutimento de toda a fiação no âmbito do Recife. O projeto foi aprovado, é lei, mas até agora o procedimento não começou. A vereadora cobrou na tarde desta terça-feira 6, o efetivo cumprimento da lei. Por considerar o assunto importante para a cidade, uma vez que além de provocar mortes, a fiação área enfeia a cidade, ela criou uma campanha através de duas hashtag#recifesemfios e outra hashtag#pontessemfios para mostrar a diferença. “Aprovamos no ano passado um projeto de lei que trata do embutir fios na cidade do Recife e, paralelamente, a Casa criou uma comissão para tratarmos junto às concessionárias de serviços públicos da criação de mecanismos e medidas adequadas para a realização do serviço. Mas comecei nas redes sociais uma campanha mostrando como seria a cidade sem fios. Escolhemos para iniciar a campanha três pontes da cidade: Santa Isabel, Maurício de Nassau e Buarque de Macedo. Fizemos uma composição fotográfica onde o que existe hoje, uma paisagem tomada por fios, e o que seria se essa fiação fosse embutida".