O vereador Raul Jungmann (PPS) comentou hoje,4, na Tribuna, sobre pesquisa do Instituto Ethos, divulgada nesta terça(3), em São Paulo, sobre o resultado da segunda aplicação dos Indicadores de Transparência Municipal das cidades-sede da Copa 2014. “O Recife foi colocado na condição de baixa transparência. Ou seja, no que se diz respeito à Copa, continuou reprovado por falta de transparência. Da vez anterior para agora, houve uma melhora, mas, mesmo assim, estamos ao lado de São Paulo, Natal e Fortaleza como uma das capitais de menor transparência em relação às obras da Copa.”, disse.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna na tarde de hoje, 4, para repercutir os trabalhos que estão sendo realizados por algumas Secretarias do Recife. Ele ressaltou a de Mobilidade e Controle Urbano, responsável por garantir o deslocamento das pessoas na cidade, principalmente através das calçadas, ciclovias e corredores viários. “É uma pasta nova e está sendo muito importante para a cidade”. Outra citada por ele foi a Secretaria Executiva do Direito dos Animais (SEDA), que tem como objetivo defender os animais através de políticas públicas.
A vereadora Aline Mariano (PSDB) cobrou da Prefeitura o envio do Plano de Mobilidade para ser discutido na Câmara do Recife. Ela cobrou também, na tarde desta terça-feira 03, estrutura adequada para a CTTU. Segundo ela, o órgão não consegue atender a demnada da cidade, pois dispõe de apenas 30 motos, 460 agentes de trânsito, 20 carros e 6 engenheiros. “A estrutura é precária para monitorar tudo. Cobrei da gestão anterior o envio do Plano de Mobilidade, que chegou aqui apenas como carta de intenção. Foi retirado por esta gestão e não voltou mais”.
A vereadora Isabella de Roldão (PDT) lembrou no Dia Internacional do Deficiente as dificuldades que esse público tem em se locomover na cidade. Ela disse na tarde desta terça-feira 03, na Câmara do Recife, que elaborou projeto de lei obrigando lojas a terem provadores com acessibilidade. Para ela é preciso olhar para a cidade com mais critério, com olhar mais humano. “Essas pessoas acabam ficando invisíveis, por isso o acesso precisa se dá de forma mais ampla”.
O consul da Argentina, Jaime H. Beserman, fez uma visita de cortesia à Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira, 03, e foi recebido pelo presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB). Durante o encontro foram tratados vários assuntos, entre eles, a realização de um intercâmbio entre a Câmara e uma cidade argentina a ser definida. “Considero esta uma tarde memorável, porque sinalizamos a possibilidade de tornarmos o Recife irmã de uma cidade da Argentina”, disse Vicente.
Motivado por mais um requerimento pedindo a erradicação de árvores na cidade, desta vez no bairro do Ipsep, o vereador Jurandir Liberal (PT) pediu aos colegas, na tarde desta terça-feira 03, que solicitem estudos sobre a situação das árvores para evitar que sejam retiradas de seus locais. Ele disse que a Prefeitura do Recife está orientando o plantio de espécies adequadas a cada local, a exemplo dos corredores da cidade.
A Semana da Cultura Evangélica é comemorada entre os dias 6 e 12 de dezembro. Durante esse período serão realizadas manifestações artísticas e culturais, debates e reflexões, simpósio, palestras em instituições de ensino, apresentações artísticas em praças públicas, além de outras atividades. O vereador Luiz Eustáquio é autor da Lei, número 17.597/2009, que institui as comemorações no calendário oficial do Recife. “Essa semana fortalece a realização de eventos nesse segmento para que a sociedade possa conhecer a comunidade evangélica”.
Pesquisa divulgada ontem (2), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), tendo como tema "Cidades em Movimento: Desafios e Políticas Públicas", aponta que mais de meio milhão de pessoas, no Recife, vivem em Aglomerados Subnormais (AS), que são áreas irregulares, invasões e favelas. O tema foi repercutido pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde de hoje, 3.
Aplicado em 65 países, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) é um dos mais importantes testes internacionais para comparar o nível educacional das várias regiões do globo. De acordo com resultado divulgado hoje, 3, o Brasil ainda está nas posições mais baixas do ranking. Entre os 65 países comparados, ficou em 58º lugar. E o Pisa foi o tema do pronunciamento do vereador André Régis (PSDB), na Tribuna de hoje, 3. “A avaliação, feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, é aplicada a jovens de 15 anos a cada três anos. A pesquisa mediu o desempenho dos estudantes em três áreas do conhecimento – leitura, matemática e ciências. O resultado foi uma vergonha absurda que compromete o nosso futuro.”, disse.
Ontem, 2 de dezembro, foi comemorado o Dia Nacional do Samba.A data foi lembrada pelo vereador Maguari (PSB), durante a Reunião Plenária de hoje (3). “Faço aqui minhas homenagens aos sambistas brasileiros porque ontem foi o Dia Nacional do Samba e, também, Dia Municipal do Samba. Ontem à noite uma grande festa foi montada no Pátio de São Pedro para celebrar esses artistas que fazem a alegria das pessoas.”, disse.