O líder da bancada governista na Câmara Municipal do Recife, vereador Samuel Salazar (MDB), reagiu às críticas feitas pelo líder da oposição, vereador Alcides Cardoso (PSDB), que apresentou acusações sobre uso indevido de dinheiro público durante a pandemia da covid-19, na gestão de Geraldo Julio. “Até hoje não há comprovação de ilícito. Eu, na condição de advogado, não defendo coisas erradas e seria o primeiro a me posicionar contra, caso isso tivesse ocorrido”, afirmou.
O vereador Professor Mirinho (SD) fez questão de dar destaque, na última reunião plenária da Câmara Municipal do Recife de 2023, realizada nesta terça-feira (19), ao requerimento nº 13425/2023, de sua autoria, que indica à EMLURB o serviço de pavimentação em toda a extensão da Rua Engenheiro Otávio Arantes, localizada no bairro da Imbiribeira. A proposição foi aprovada.
Na última reunião plenária de 2023 da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta terça-feira (19), o vereador Chico Kiko (PP) fez questão de prestar contas do mandato ressaltando o papel do parlamentar para a cidade. Ele também citou ações que se destacaram ao longo do ano.
O líder da oposição na Câmara Municipal do Recife, vereador Alcides Cardoso (PSDB), durante a reunião plenária desta terça-feira (19), ressaltou “processos de apuração de responsabilidade que a Prefeitura do Recife abriu sobre dispensas de licitação” feitas na pandemia da covid-19, na gestão do ex-prefeito Geraldo Julio. O parlamentar salientou que protocolou um ofício na Prefeitura e em outros órgãos para que seja apresentado o resultado dessas investigações internas que, segundo ele, foram abertas em 2020.
O vereador e vice-líder do governo na Câmara do Recife, Rinaldo Junior (PSB), proferiu um discurso durante a reunião plenária do Poder Legislativo desta terça-feira (19) para rebater afirmações feitas pelo líder da oposição, o vereador Alcides Cardoso (PSDB). Anteriormente, nesta manhã, Cardoso também havia ocupado a tribuna da Casa, onde alegou haver demora da Controladoria-Geral do Município (CGM) para concluir os processos de apuração de responsabilidade que analisam a regularidade de dispensas de licitação feitas na pandemia da covid-19, durante a gestão do ex-prefeito Geraldo Julio (PSB).
A vereadora Aline Mariano (PP) proferiu um discurso na tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (18) para salientar a necessidade de reativar a Comissão de Representação Suprapartidária para o acompanhamento das decisões relacionadas ao Edifício Holiday. O imóvel, localizado no bairro de Boa Viagem, teve o seu leilão autorizado recentemente pela Justiça. Um requerimento da parlamentar solicitando a recriação do colegiado constava na pauta de votações da reunião plenária desta manhã – o pedido, entretanto, foi alvo de um pedido de vistas do vereador Paulo Muniz (SD).
Vice-líder do governo, o vereador Rinaldo Junior (PSB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (18) para responder a comentários feitos pelo líder da oposição na Casa, o vereador Alcides Cardoso (PSDB). Durante a reunião plenária desta manhã, Cardoso havia mencionado dados do anuário Multi Cidades 2024, que divulga dados sobre as finanças dos municípios brasileiros, para criticar o montante de impostos arrecadados na capital pernambucana. Para Rinaldo Junior, no entanto, a arrecadação do Recife é um reflexo da economia municipal.
As ocorrências recentes de incêndios de veículos no Alto José Bonifácio, na Zona Norte do Recife, levaram o vereador Almir Fernando (PCdoB) à tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (18). Segundo o parlamentar, no dia 11 de dezembro foram incendiados um carro e uma moto na localidade. Já na quarta-feira (13), o mesmo tipo de ação foi praticada contra um ônibus nas proximidades do terminal que atende a comunidade.
O vereador Hélio Guabiraba (PSB) comemorou, nesta segunda-feira (18), a decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) que inocentou o ex-prefeito Geraldo Julio e o ex-secretário municipal de Saúde, Jailson Correia, de uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF). “Hoje é um dia de muita felicidade para nós. Fiquei muito feliz quando vi estampado nos jornais que o TRF5 arquivou as acusações de fraude contra o ex-prefeito Geraldo Julio e o ex-secretário de Saúde Jailson Correia”, disse, durante a reunião plenária da Câmara do Recife.
Os dados do Anuário Multicidades 2024, relatório produzido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), divulgado recentemente, foi repercutido pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB), durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (18). Segundo ele, que pediu uma mudança de rumo nas ações da gestão, o Recife é uma das capitais que “mais cobra impostos municipais no Nordeste por habitante”.