O líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN) comemorou decisão do Tribunal de Contas do Estado por não ter acatado o pedido de medida cautelar contra o programa Reluz. A solicitação da medida cautelar foi feita pela vereadora Priscila Krause (DEM) com base em dados da licitação. O processo não foi arquivado e continuará sendo analisado pelo TCE.
A contratação do regente Marlos Nobre para a Orquestra Sinfônica do Recife, bem como o aceno da Prefeitura com o aumento de salário para os membros do grupo, levou ao vereador oposicionista André Régis (PSDB) a elogiar o Executivo pelas medidas adotadas. Ele disse que a OSR estava em crise profunda e desde o início do mandato dele vem batendo na mesma tecla, levando à gestão os problemas enfrentados pela centenária Orquestra.
O líder do governo Gilberto Alves (PTN) subiu à tribuna nesta terça (10) para falar sobre a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que optou por não suspender o contrato da Ecoleds para fiscalização do programa Reluz, que pretende trocar 45 mil pontos de luz no Recife. A licitação da empresa tinha sido contestada pela vereadora Priscila Krause (DEM).
Durante a Reunião Plenária desta terça (10), o vereador Maguari (PSB) analisou o programa de iluminação pública, o Reluz. “É um assunto que vem sendo discutido pela sociedade, e estive fazendo a análise desse projeto importante para a nossa cidade. E como membro da Comissão de Segurança, tenho uma preocupação maior porque sabemos que 13 bairros do Recife são considerados mais violentos. Então, a implantação das luminárias deve ter prioridade para as periferias, logicamente não deixando de atender as ruas mais centrais, de maior desenvolvimento. Mas ressalto que as periferias têm mais necessidade, são mais vulneráveis, com a presença do tráfico de drogas, extermínios e o excesso de violência. Então, faço aqui um apelo nessa Tribuna ao prefeito Geraldo Júlio (PSB), para que priorize as áreas mais carentes.”, disse.
O vereador Almir Fernando (PCdoB), subiu à tribuna, na tarde desta terça-feira, 10, para falar sobre as condições da mobilidade urbana no Recife. Ele foi a duas reuniões essa semana com o Grande Recife e a CBTU para debater sobre a questão dos ônibus da comunidade de Alto José Bonifácio e de muitas outras localidades da cidade. “Temos que criar alternativas para a mobilidade”.
Volta ao plenário, na reunião ordinária desta terça-feira, o projeto de emenda que institui a votação aberta e por maioria absoluta para perda de mandato parlamentar no município do Recife. Dessa vez, para aprovação do parecer favorável da Comissão de Redação. A matéria altera o parágrafo segundo do artigo 42, da Lei Orgânica do Recife, por inicictiva do vereador Vicente André Gomes, que também é presidente da Câmara Municipal.
Pela unanimidade de votos, 28 ao todo, a Câmara do Recife aprovou na tarde desta segunda-feira, 9, a emenda à Lei Orgânica, proposta pelo presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB), acabando com a votação secreta nos casos de cassação de mandato. A emenda foi aprovada em segunda discussão e faz parte do que se convencionou chamar de pacote ético, que contempla outras medidas como criação de ouvidoria e concurso público, entre outros.
A vereadora Priscila Krause (DEM), solicitou ao vereador Jayme Asfora (PMDB) que ele pedisse desculpas públicas à oposição pelas declarações que deu a uma rádio local, na qual comparou o comportamento desses parlamentares ao do presidiário-deputado Natan Donadon, cujo mandato foi mantido pela Câmara dos Deputados em votação secreta. O debate na rádio era com o vereador Wanderson Florêncio (PSDB), sobre o projeto de lei do vereador Jayme Asfora que extingue o voto fechado para eleição da mesa diretora, vetos e reuniões secretas.
A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se na tarde desta segunda (9), e aprovou o parecer favorável ao Projeto de Emenda à Lei Orgânica, de autoria do vereador Jayme Asfora (PMDB), que propõe o fim da reunião e votação secretas para a eleição da Mesa Diretora e análise de vetos (PELO 64/2013). Estiveram presentes no encontro, os vereadores Henrique Leite (PT), Romerinho Jatobá (PR), Felipe Francismar (PSB) e o presidente do grupo, Aerto Luna (PRP).
Durante a Reunião Plenária desta segunda (9), o vereador Jayme Asfora (PMDB) comemorou a reabertura do Hospital Veterinário, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O local estava há mais de um mês com as portas fechadas, sem materiais necessários para a realização de aulas e para atender a comunidade.