Notícias

As revoluções da Confederação do Equador, que completará 190 anos em 2014, e a Pernambucana de 1817, que fará 200 anos em 2017, poderão ter monumento em suas homenagens. O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) encaminhou requerimento solicitando à gestão municipal para elaborar e apresentar ao governo federal um projeto de um monumento a ser construído no Recife, para simbolizar um resgate histórico, cultural e reparador pelos danos e punições sofridas por Pernambuco no passado quando perdeu território.

O Programa Mais Médicos, do governo federal, foi o tema do pronunciamento do vereador Eurico Freire (PV), durante o Pequeno Expediente de hoje, (2). O Programa faz parte de um pacto para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, além de levar mais médicos para regiões onde não existem profissionais. “Registro minha expectativa enquanto cidadão e vereador, com relação ao programa. Hoje, o nosso estado está recebendo a atuação de 62 médicos e o Recife foi contemplado com 12 profissionais em diversas comunidades.”, disse.

O vereador André Régis (PSDB) subiu à tribuna nesta segunda (2), para anunciar que fez um levantamento sobre a situação das bibliotecas no Recife. “Fizemos um grande levantamento sobre as nossas bibliotecas públicas do município e o que constatamos é uma vergonha para todos nós. Essas unidades pretendem formar os cidadãos e necessitam de memória e de intelecto, por isso é importantíssimo termos as nossas bibliotecas funcionando. Passei um tempo investigando as unidades que serão construídas, mas isso é um tema que não existe. A última pública foi a de Pernambuco, nossa vizinha, aqui no Parque Treze de Maio. E ela já tem 40 anos, o espaço é muito pequeno e com poucos recursos.”, disse.

O vereador Almir Fernando (PCdoB), durante pequeno expediente desta segunda-feira, 2, falou sobre o 13° congresso do PCdoB, que será realizado entre os dias 13 e 16 de novembro, em Belo Horizonte (MG). Esse congresso terá como principal abordagem o balanço dos dez anos de governos progressistas no Brasil e a participação do Partido Comunista neste período.

Proposta pelo vereador Wanderson Florêncio (PSDB), a Câmara do Recife concedeu ontem a Medalha de Mérito José Mariano a João Ramos Coelho. Ele nasceu em 1956 no Recife e é filho de Valdir Alves Coelho e Maria José Ramos Coelho. Casou-se com Maria Isabel Pires Coelho e tiveram três filhos: Daniel Pires Coelho, Deputado Estadual; Rafael Pires Coelho, empresário e Raquel Pires Coelho, Cientista Política e Advogada.

Reconhecidamente o homem tem dificuldade de reconhecer suas possibilidades de adoecer. Ao mesmo tempo, também é certo que as estratégias públicas privilegiam as ações de saúde para a criança, o idoso e a mulher. “Precisamos de políticas públicas no sentido de realização de ações locais, que visem informar sobre a importância de exames periódicos para diagnósticos de doenças típicas do gênero masculino”, afirmou o vereador Eriberto Rafael (PTC), ao apresentar o projeto de lei 223/2013, que institui no calendário oficial do município do Recife, o Dia da Conscientização e Prevenção da Saúde do Homem, a ser comemorado anualmente no dia 15 de julho.

O médico, dramaturgo, cineasta, poeta, romancista, Ronaldo Correia de Brito, cearense de nascimento, recebeu na tarde desta quinta-feira 29, o Título de Cidadão do Recife concedido pelo vereador Gilberto Alves (PTN). Entre tantas criações ele é autor do Baile do Menino Deus, auto de Natal encenado no Marco Zero, atraindo mais de 70 mil pessoas. A peça também é encenada em mais de cem cidades brasileiras.

Apesar do apagão que deixou todo o Nordeste no escuro, a Câmara do Recife realizou na quarta-feira 28, reunião para votação por maioria absoluta do projeto do Executivo, dos pareceres 398 e 290/2013 das Comissões de Legislação e Justiça e de Obras e Planejamento Urbano, opinando pela aprovação da lei 25/2013 alterando a lei 15.735/92, no que se refere à vinculação e composição do Conselho de Desenvolvimento Urbano – CDU-, bem como da sub-emenda 01 e emenda 02 de autoria do vereador Raul Jungmann (PPS).

O secretário Executivo dos Direitos dos Animais do Recife, Rodrigo Vidal, defendeu na Câmara Municipal a aprovação do projeto de lei do Executivo 30/2013, que proibe a circulação de veículos de tração animal, a condução de animais com cargas e o trânsito montado, em tramitação nas Comissões permanentes da Casa. Ele considera que a proposta vai trazer mais mobilidade urbana, defende os animais de maus-tratos e vai trazer mais dignidade aos condutores. “Todo pessoal que conduz carroças com animais, na maioria cavalos, será qualificado para outras atividades”.

O empresário Antônio Callou de Alencar Sobrinho, natural de Serra Talhada, recebeu o título de Cidadão Recifense, concedido nesta quinta-feira, 29, pela Câmara Municipal. “A manhã de hoje ficará marcada nesta casa como um momento em que o Recife toma por filho mais um devoto seu. Foi a vocação de cidada vanguarda que trouxe ao Recife o nosso homenageado a esta terra há exatos 44 anos. Como tantos, Callou foi tragado pelo encanto recifense. A magia dessa cidade, nos idos do início dos anos 70, alavancou os sonhos e a imaginação de jovens na busca de um mundo e um futuro melhor”, disse o vereador Wanderson Florêncio (PSDB), autor da homenagem.