A vereadora Priscila Krause (DEM) repercutiu na tarde desta segunda-feira, 19, na Câmara do Recife, denuncia sobre indícios de direcionamento em licitação do Programa Reluz. Segundo ela, itens do edital como exigência de fiscalização e presença de especialistas na empresa vencedora teriam sido direcionados. “A empresa deveria apresentar capital integralizado de R$ 200 mil uma vez que a licitação em questão é de R$ 2 milhões. A empresa habilitada tinha capital inferior ao exigido”.
Ao lembrar os 100 anos do Teatro do Parque, a ser celebrado em 2015, o vereador André Régis (PSDB), denunciou o abandono em que se encontra a casa de espetáculos. Ele disse na tarde desta segunda-feira, 19, na Câmara do Recife, que as obras estão paralisadas e que a história do Teatro está comprometida.
A quantidade e a repetição de assuntos nos requerimentos apresentados pelos vereadores na Câmara do Recife foi alvo de crítica. O vereador Carlos Gueiros (PTB), decano da Casa, disse que tinha seis legislaturas e não tem o número de requerimentos de colegas novatos. Segundo ele, os pleitos se repetem com o mesmo assunto, e muitas vezes um parlamentar apresenta 20 pedidos para tapar buracos na mesma rua, quando poderia fazer um único requerimento.
O vereador Aderaldo Pinto (PRTB) realizou em pequeno expediente na Câmara Municipal do Recife homenagem aos 101 anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, mais conhecida como a Matriz da Torre. “Como participante e cidadão do bairro da Torre tenho absoluta certeza e testemunho do poder e da missão desta paróquia na vida de todos que fazem aquela localidade e seus entornos”, falou.
A primeira plenária do Eu Amo Meu Bairro, que aconteceu no bairro dos Torrões, zona oeste do Recife, foi tema do discurso da vereadora Aimée Carvalho (PSB), na Reunião Plenária de hoje (19). “O projeto, promovido pelas Secretarias de Segurança Urbana e Governo e Participação Social, pretende estimular o engajamento popular e premiar o bairro que mais se destacar entre as treze localidades prioritárias do Pacto Pela Vida do Recife. O Eu Amo Meu Bairro irá avaliar critérios como redução de homicídios, evasão escolar, depredação de ônibus, aumento de lixo coletado, arrecadação de IPTU e ampliação de empreendedores individuais.”, disse.
Próximo dia 30 de agosto será o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação, e o vereador Luiz Eustáquio (PT) lembrou a data, durante o Pequeno Expediente desta segunda (19). De acordo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a convocação de Norte a Sul do país priorizará a luta pelo fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho para 40 semanais e combate ao Projeto de Lei 4330, da terceirização. “Mais uma vez os trabalhadores de todo o Brasil estarão organizados para esse dia de luta. Várias entidades sindicais estarão presentes em todo o país. E estarão buscando reivindicações justíssimas”, ressaltou.
Com o objetivo de reduzir a grande demanda de solicitações de portadores de dificuldade de locomoção por uma cadeira de rodas e de banho, o vereador Jairo Brito (PT) apresentou o projeto de lei 220/2013, determinando que as pessoas jurídicas de direito privado, que forem beneficiadas por todo e qualquer tipo de incentivo ou isenção fiscal, instituído e outorgado pelo Município, devem providenciar a doação mensal de cadeiras de rodas aos órgãos de assistência social ligados a Prefeitura do Recife.
Em discurso emocionado, interrompido por lágrimas diversas vezes, o promotor de Justiça João Maria Rodrigues Filho, coordenador do Núcleo de Apoio à Mulher do Ministério Público de Pernambuco, dedicou o Título de Cidadão do Recife, às mulheres mortas pela violência familiar. “Das 321 mulheres mortas em 2006, tivemos uma redução para 207 casos em 2012. Mas, vale lembrar que 42% da violência contra a mulher se dá dentro de casa. Nós atuamos na prevenção e o número vem caindo. Mas ainda é pouco.”
O vereador Eduardo Chera (PTN) realizou reunião solene na Câmara Municipal do Recife para homenagear, nesta quinta-feira, 15, o Clube Recreativo de Jogos de Mesa 26 Unidos de Brasília Teimosa. “Com a realização dessa homenagem, busco a promoção da cultura popular de bairro da nossa cidade. Instituições como essas muitas vezes são tratadas com preconceitos e associadas a uma imagem negativa. É um erro tratá-las dessa forma, pois elas suprem à população uma necessidade básica, prevista na Constituição Federal, sem o apoio governamental, de lazer, bem estar e diversão”, disse.
Os direitos dos animais na capital pernambucana foram ressaltados pelo vereador Wanderson Florêncio (PSDB), durante o Pequeno Expediente de hoje (14). “Os Direitos dos animais no Recife representam uma questão muito séria. É uma causa que há bastante tempo milito e tenho certo conhecimento. Sei de relatos que vem acontecendo na cidade, como os cães que vivem em situações inadequadas. Inclusive, está em tramitação na Câmara, o Projeto de Lei, de minha autoria, que veda a locação, prestação de serviços, contratos de mútuo e comodato e cessão de cães para fins de guarda no Recife.”, disse.