O dia 26 de março é marcado como Dia Roxo, ou Dia Internacional de Conscientização sobre a Pessoa com Epilepsia, e a vereadora Elaine Cristina (PSOL) destacou o assunto na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (26). Anualmente, as pessoas em países de todo o mundo estão convidadas a se vestir de roxo nos eventos em prol da consciência da epilepsia, e a parlamentar fez questão de comparecer à plenária com uma blusa na cor roxa em alusão à data.
Uma homenagem às mulheres que se destacam na sociedade foi realizada na noite desta segunda-feira (25), numa iniciativa da vereadora Aline Mariano (PP). Na ocasião, 39 nomes atuantes nas mais diversas áreas foram celebrados. O vereador Almir Fernando (PSB) presidiu a solenidade no plenário da Casa de José Mariano.
A Câmara Municipal celebrou, em solenidade realizada nesta segunda-feira (25), duas datas comemorativas do Calendário Oficial de Eventos do Recife: o Dia Municipal do Contador de Histórias e o Dia Municipal do Historiador. As datas ocorrem, respectivamente, nos dias 20 e 22 de março. O evento foi uma iniciativa do vereador Almir Fernando (PSB), que prestou homenagens a 17 profissionais das duas áreas.
Um assassinato que ilustra “as profundas conexões entre a política, o crime organizado e os interesses econômicos escusos que permeiam a sociedade brasileira”. Foi essa a análise que a vereadora Elaine Cristina (PSOL) fez nesta segunda-feira (25) ao repercutir as prisões cautelares dos suspeitos de idealizarem o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro (RJ) Marielle Franco. A operação da Polícia Federal que prendeu Chiquinho Brazão, Domingos Brazão e Rivaldo Barbosa ocorreu no último domingo (24), seis anos após a morte da parlamentar e de seu motorista, Anderson Gomes, em março de 2018.
A prisão cautelar dos possíveis mandantes do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro (RJ) Marielle Franco, em março de 2018, foi o tema de um discurso da vereadora Liana Cirne (PT), durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (25). Em seu pronunciamento na tribuna da Casa de José Mariano, a parlamentar considerou que o suposto envolvimento de Chiquinho Brazão, Domingos Brazão e Rivaldo Barbosa no caso revelam uma situação preocupante de contaminação da política pelo crime organizado. “O caso Marielle diz o óbvio: tem uma parcela da bandidagem que usa a política para se perpetuar como bandidagem e para trazer o poder para si”, afirmou.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (25), o vereador Felipe Alecrim (Novo) disse ter recebido denúncias de problemas na saúde pública da cidade. Segundo ele, usuários disseram não ter conseguido realizar agendamentos de consultas e exames. Além disso, ele também criticou o atendimento feito pelo Saúde Recife aos servidores municipais e apontou problemas relacionados à rede credenciada.
“Durante muito tempo a gente se perguntou e perguntou quem mandou matar Marielle”, afirmou o vereador Ivan Moraes (PSOL), durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (25), ao repercutir a prisão dos suspeitos de serem os mandantes da morte da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro, neste domingo. Ele lembrou que, à época do assassinato, em março de 2018, subiu à tribuna para lamentar e denunciar o ocorrido, na tentativa de “ampliar a voz de quem luta por direitos humanos”, em prol de respostas sobre o caso.
Antes filiado ao partido Republicanos, o vereador Gilberto Alves agora faz parte do Partido Renovação Democrática (PRD). O parlamentar anunciou a troca de legenda nesta segunda-feira (25), na tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião plenária. Na ocasião, Alves teceu agradecimentos à antiga casa partidária e salientou as perspectivas do PRD para este ano eleitoral.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu o requerimento número 1969/2024, de sua autoria, concedendo voto de aplausos e congratulações para o Núcleo de Articulação e Atenção Integral à Saúde e Cidadania do(a) Idoso(a) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Nasci-HUOC). O núcleo promove a realização do ciclo anual de debates sobre os direitos da pessoa idosa com o tema "a minha cidade, o meu lazer: um recorte sobre a participação social no processo de envelhecimento".
O vereador Zé Neto (PROS) repercutiu o reconhecimento nacional obtido pelo Recife, no final de semana, que recebeu o primeiro lugar no Prêmio Brazilian Awards, na categoria Cidades Inteligentes, com o Eita Recife. “Temos muito a comemorar. A premiação foi anunciada durante um dos maiores eventos de inovação e tecnologia nacionais, o Smart City Expo Curitiba. Isso é motivo de orgulho”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (25).